segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

[Resenha] Nada é para sempre @editoraseguinte

Título Original: No such thing as forever
Título no Brasil : Nada é para sempre
Autora: Ali Cronin
Editora : Seguinte
Número de págs: 271








Sabem aquele livro que você acha a capa linda, entra na livraria, pega, cheira - sim, eu também tenho esse vício - e diz que um dia vai comprar e demora mais do que imaginava para ter? Pois então "Nada é para sempre"é um deles, eu ficava com medo de ser mais um livro bobo desses de teenagers sem cabeça que são dividas nos grupinhos das nerds e das populares... tédio! Bom, para minha felicidade a editora Seguinte que é nossa parceira, mandou o livro para mim, eu já havia lido tanta resenha positiva mas nem de longe poderia imaginar que me apaixonaria por esse livro dessa forma.
O primeiro volume da série Garota <3 Garoto é narrado por Sarah, a personagem que me ganhou de cara quando foi para Espanha com os pais e se apaixonou, viveu intensamente aquele amor e quis que vivessem felizes para sempre. Quem nunca?
Bom, ela é como todas nós, se apaixona , sofre, perde a virgindade e acha que aquele será seu namorado para sempre ou que pelo menos vai querer mais do que somente sexo com ela, mas o livro é como a vida. Joe não é nada fofo, a  vida de Sarah não vai ser um mar de rosas e suas amigas vão ser como muitas de nossas amigas: maravilhosas algumas horas e seres  egoístas em outras.
O que poderia ser uma história boba, não o é porque a autora não faz do livro uma leitura cansativa ou feita somente para determinada faixa etária, ela faz os mais velhos relembrarem e os mais novos se reconhecerem.
A série que conta as história de 4 garotas e 3 garotos já tem mais dois volumes publicados no Brasil mas fora Sarah, pelo menos nesse volume eu só gostei de Ollie e de Ashley, as outras não me cativaram tanto.

Sensação que fiquei no final do livro é a de que preciso do volume 2! Para ontem! ( Aliás, a editora já lançou 3 volumes no Brasil que em breve, claro, do jeito que amei essa história vou resenhar todos <3! ) 

[Resenha] Cartas para um Pai


Título original : Cartas para um pai
Autora : Janaina Rico
Editora : Modo
Número de páginas : 206











Esse foi o segundo livro que li da autora, o primeiro foi um conto em tom bem humorado que adorei, esse não tem humor, mas sim uma carga emotiva muito grande que acredito que só quem já passou por uma gravidez possa entender mais a fundo os sentimentos aflorados que temos quando ficamos 9 meses com mais alguém habitando nosso corpo. 
Na história de Janaina, a estudante de 23 anos Juliana, mora em Brasília, quando as tão esperadas férias chegam, ela viaja para João Pessoa onde por 30 dias quer descansar e esquecer a rotina que tem de trabalho e estudo diário. No entanto, como não podemos prever o futuro, na primeira noite no local ela conhece Anderson, um lindo universitário da cor do pecado que entre uma bebida aqui e outra lá terminam na horizontal. Vivendo intensamente as férias, ela se joga de cara nesse relacionamento sem futuro mas de muito tesão por 30 dias, e o rapaz parece sentir o mesmo.
Bem, como dizem, amor de verão não sobre a serra, nesse caso, a distância é grande e ela se despede dele e volta para sua rotina.
O que Juliana não esperava é que não tivesse voltado sozinha da Paraíba, junto ela trouxe um bebê, grávida ela não sabe como agir. Mas a primeira pessoa para quem conta? Para Anderson , e ela não o faz por telefone, sms, ou email, ela o faz por carta, daí o nome do livro, ela se corresponde com ele o tempo todo por cartas!
E é nessa troca de cartas que vamos ver o como ela é só, o como sua mãe não lhe dá muito apoio, o como a jovem sozinha se sente perdida com um ser que chama carinhosamente de alien dentro da barriga.
Anderson por sua vez, tem atitudes legais no geral e a gente se pergunta porque ela não fica com ele? 
Na história, as dúvidas da gente são as da protagonista que marinheira de primeira viagem, tem momentos felizes por estar grávida e outros de desespero.
Eu, particularmente amei a história, e me vi em Juliana mesmo que nunca tenha tido filho. Porque ela é como todas nós, um ser humano inseguro,que as vezes tem muita força, mas que sempre é bem-vindo um carinho, seja da mãe, seja da pessoa amada. Super recomendo!

[Resenha ] Apaixonada por Palavras @gutenberg_ed

Título Original : Apaixonada por palavras
Autora : Paula Pimenta
Editora Gutenberg
Número de págs  : 157











Nunca tinha lido nada a autora. Sofria daquela implicância sem explicação que muitos de nós temos por alguém que nem conhecemos. Até hoje não li " Fazendo meu filme" porque achei que uma protagonista de 17 anos era too much para mim que não aguento mais ler livros assim.
Foi por causa da Lygia Netto ( do " Brincando com Livros") que me convenci a comprar o " Apaixonada por Palavras". Na resenha ela falava muito bem desse livro, então na minha última ida a SP resolvi comprar.
Não me arrependo, o livro foi devorado em pouco tempo, entre espera de aeroporto e um voo de quase 1 h!
Coloquei post its em algumas páginas, li para minha mãe algumas partes que me identifiquei demais. Porque no fundo não há nada mais legal do que pegar um livro com crônicas de uma escritora que tem quase a sua idade e que viveu muita coisa parecida com você!
A primeira crônica que amei foi a chamada " Apaixonada por palavras" que dá título ao livro. O fato de Paula citar que prefere homens de óculos a homens com músculos me ganhou de primeira. Sempre fui dessas de que gosta do mais inteligente e não do mais bonito!
Na crônica " Mortos-vivos" eu senti que poderia ter escrito, quantas vezes sofri com um namoro terminado e cheguei a idealizar que dói demais a pessoa morrer só para mim, que o ideal seria ela morrer de verdade....coisa de quem sofre por amor.
Sempre amei a Argentina e sempre fui muito criticada por isso por causa dessa rivalidade ridícula que temos com os "nosotros".O encantamento da escritora pelo país é o mesmo que tenho todas as vezes que estive no país.
Todas as crônicas são boas e bem escritas mas destaco também a " Minha mãe" porque assim como ela sou louca pela minha mãe e acho que nenhuma mãe chega perto da perfeição da minha!
" Carta a um futuro namorado" é tudo que realmente esperamos de um namorado descrito por Paula na perfeição de palavras.
E a graça ficou toda para o "21A", cada um tem sua mania e por mais que sejamos tímidas que ninguém venha se meter com ela.
Fora que a escritora cita Guilherme Arantes um cantor que gosto muito e que anda meio sumido mas suas músicas marcaram muitas cenas da minha vida.

"Apaixonada por palavras" é um livro leve, inteligente e divertido, para ser lido por todas as idades e com um único defeito: é curto! Quero uma parte 2, uma parte 3! Quando o livro é bom, nunca é demais!