domingo, 30 de junho de 2013

[Resenha] Salem @Suma_BR

Título no Brasil : ´Salem
( também publicado como " A hora do vampiro")
Autor: Stephen King
Editora : Suma de Letras
Número de págs: 460












Talvez esse seja o livro de King que mais terei dificuldades de resenhar. Anos atrás o comprei com o nome antigo " A hora do vampiro". Mesmo sabendo da forma única do autor de escrever, não me senti tão envolvida pela história, pela quantidade de histórias paralelas sobre inúmeros personagens de uma cidade : ´Salem ou Jerusalem´s Lot que foi atacada por um mal de diversas formas.
Passado um tempo, e relendo o livro ( agora com o nome de ´Salem) acho que me empolguei mais com a história do escritor Ben Mears, que começa viajando com um menino meio estranho e os dois tem um segredo em comum, ou melhor, um trauma do viveram na cidade do Maine que estranhamente virou fantasma depois desses acontecimentos.
Ben como protagonista é o melhor mesmo da história pois seu jeito envolvente de escritor que sempre tem algo mais a dizer mas deixa nas entrelinhas envolve do início ao fim, até o romance com Sarah completa com louvor o suspense que sempre esperamos do mestre porque como tudo em suas histórias sempre tem um algo que ainda não foi decifrado mas lá pra frente , será!
O escritor que havia jurado a si mesmo nunca mais voltar aquela cidade que lhe tira o sono até hoje , volta anos depois e chega na cidade juntamente com o misterioso Sr. Barlow e o tal menino do início da história.
Tem que se prestar atenção, porque os personagens vem e vão e de um capítulo pra outro quem estava vivo aparece morto.
Destaco o casal que tem um bebê e o maltrata e a criança tem um final infeliz, a história deles me deu um certo incômodo por se tratar de uma criança mas já era de se esperar que o mestre do terror não poupa ninguém mesmo.
Com mortes estranhas, acontecimentos que ninguém consegue esclarecer e Ben sabendo que o mal nunca saiu de verdade daquele local, a história é sim mais um clássico do mestre.
No entanto, não consigo ver essa como minha favorita, ainda prefiro muitas outras e apesar do final sensacional, o meu fantasma do passado de não ter amado esse livro na primeira leitura não me deixa dar 5 estrelas, mesmo achando que após minha releitura, ele até mereça!

[Resenha] Uma Curva da Estrada @editoraarqueiro

Título no Brasil : Uma Curva na Estrada
Autor : Nicholas Sparks
Editora Arqueiro
Número de págs: 303












A tristeza dessa história de Sparks - como sempre sua marca registrada - já começa desde o início quando sabermos que o subxerife Miles Ryan perdeu sua esposa atropelada e passados 2 anos ainda não conseguiu descobrir quem a matou.
Com a morte de Missy, ele cria Jonah, uma menino fofo demais, de 7 anos, sozinho. Atormentado por não saber o que de verdade aconteceu no dia do atropelamento de Missy, ele se fecha em uma casca que somente seus melhores amigos conseguem chegar perto.
Do outro lado nos é contada a história de Sarah Andrews, uma professora que após ter tido o casamento dos sonhos com o homem que amava começa a viver um pesadelo quando descobre que não pode engravidar. Seu então marido se distancia dela de tal forma que a separação é o que vem em seguida. Abalada com tudo que se muda de Baltimore para New Bern querendo reconstruir a vida próxima onde moram sua mãe e seu irmão Brian.
O que é previsível é que os dois se apaixonem mas o fantasma da falecida esposa de Miles não os deixa serem felizes.
Daí para frente acho que Sparks se perde um pouco, ele nos envolve em várias histórias que vão apenas nos confundir quando encontramos a verdade em letras itálicas no livro do verdadeiro culpado pelo atropelamento de Missy.
O problema está na revelação, no como ela chega e no como personagens nem um pouco interessantes ganham destaque para depois nos decepcionarmos com o que o autor vai nos apresentar mais a frente.
O final nem de longe faz chorar e os protagonistas não me ganharam, tirando o menino fofo Jonah, achei Sarah apagada demais e Miles um atormentado na medida exagerada.

Dos títulos que Arqueiro publicou até agora do autor é um dos mais fracos ( as outras resenhas estão todas no blog faltando apenas " O guardião).