terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Menina que via Filmes : Ida [Crítica]

Título Original : Ida
Título no Brasil: Ida
Dirigido por Pawel Pawlikowski
Com Agata Kulesza, Agata Trzebuchowska, Halina Skoczynska mais
Gênero Drama
Nacionalidade Polônia , Dinamarca
Duração : 1h 22 min
Censura : 14 anos









A jovem noviça Anna (Agata Trzebuchowska) está pronta para prestar seus votos e se tornar freira, só que antes disso, por insistência da Madre Superiora (Halina  Skoczynska), vai visitar a única familiar restante: tia Wanda (Agata Kulesza), uma mulher cínica e mundana, defensora do Partido Comunista, que revela segredos sobre o seu passado. O nome real de Anna é Ida, e sua família era judia, capturada e morta pelos nazistas. Após essa revelação, as duas resolvem partir em uma jornada de autoconhecimento, para descobrir o real desfecho da história da família e onde cada uma delas pertence na sociedade.


Amo filmes europeus, e se eles estão concorrendo ao Oscar de melhor Filme Estrangeiro então, corro para ver. Infelizmente Ida  foi muito menos do que esperava, e olha que quem me conhece sabe que amo histórias referentes a Segunda Guerra e seus sobreviventes. 
Ida na verdade é o nome de Anna (Agata Trzebuchowska), uma moça que foi entregue a um convento ainda muito pequena e não se lembra de quase nada da família, muto menos que era judia. Prestes a cumprir seus votos de freira a Madre Superiora informa que ela deve conhecer sua única familiar viva, Wanda ( a espetacular Agata Kulesza), antes de saber se é isso mesmo que quer para sua vida.
O filme é em um tom diferente do que estamos acostumados, parado, com algumas cenas cortando o rosto dos personagens e com falas em câmera lenta além de ser preto e branco, podem fazer com que ele pareça ter muito mais do que o tempo que ele realmente tem.

Ao encontrar sua tia, ela vê que na verdade seus pais foram mortos durante a guerra e vai com ela atrás do passado que nem sua tia sabe de certo o que ocorreu, o problema é que Wanda é o oposto da sobrinha, desbocada, volta e meia bêbada e sem muita fé, a tia não tem papas na língua mas é uma boa pessoa para menina.
A dúvida sobre sua vocação vai bater a sua porta quando um menino lindo aparecer, mas não esperem cenas emocionantes, o foco do filme é não ter pressa em mostrar o que vem depois e com isso o diretor está rumo ao Oscar, é o grande favorito.

Como fã de cinema, entendo que o modo como foi filmado renda tantos elogios da crítica, mas confesso que senti sono em algumas cenas. Por mais que o roteiro seja ótimo.
Na sala de exibição duas senhoras esqueceram a etiqueta e roncavam alto, no final do filme muitos reclamavam que ele não era filme páreo para Relatos Selvagens.
Como eu e a Academia não combinamos muito, acho que esse leva. 


segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Resultado da Promo Comentarista de Dezembro

8 pessoas participaram, 2 foram sorteadas! Na última promo de comentarista do ano bem que eu queria dar prêmios para todas vocês, mas aqui vai meu imenso obrigada!
Os prêmios serão enviados na primeira semana de janeiro.
Aviso : janeiro voltam as promos quinzenais : são 2 livros sorteados por mês ( ou mais!) mas as promos serão de 15 em 15 dias, exceto no mês de meu casamento, ok?  Esse mês ( só em novembro!) deixarei postagens programadas mas a promo comentarista será do mês inteiro.

Vamos as sortudas?

Meninas, espero que tenham gostado :)

Teremos mais postagens em 2014 mas valendo para promo só em janeiro mesmo!

[Resenha] Complicado Demais @EdValentina

Título Original: Effortless
Título no Brasil : Complicado Demais - Trilogia Rock Star - Volume 2
Autora : S.C.Stephens
Editora Valentina
Número de págs: 439








Se no primeiro livro já tinha achado Kiera uma mala sem alça, nesse por muitas vezes ela merece  o Oscar na categoria. Mas ok, fora da ficção a provação pela qual nossa protagonista passa não é fácil de ser vivida e muito menos tem graça. Não adianta muito que Kellan e Kiera formem o casal " fogo e paixão" se a pulga atrás da orelha dela permanece durante todo o segundo livro.
Vejamos, já pensou como deve ser a cabeça da esposa de Jon Bon Jovi na década de 90? Ou se você é muito nova imagine as namoradas de Adam Levine? Onde quero chegar é que as piriguetes não são novidade , elas existem há séculos e já tiveram muitas nomenclaturas. Das Maria Chuteira dos jogadores de futebol as Groupies dos roqueiros, Kiera não é a única mocinha que tem que saber lidar com elas, afinal o sucesso não vem somente com o dinheiro, no combo sempre tem essas " fofas" para enfernizar a cabeça das matrizes.
Com Kellan cada vez mais lindo e bombando com o D-Bags, chega a vez de saírem em turnê, óbvio que Kiera já surta por antecedência mas para o namorado tudo de bom ela finge que está tudo bem. Continua dizendo que não vê necessidade dos dois moraram juntos  , que está tudo ok em ela morar com sua irmã Anna... mas tem ataques de ciúmes ao vê-lo conversando com meninas que não conhece e cai facilmente na pilha de todos : de Candy ao roqueiro que odeia seu namorado, todos querem ver os dois separados, e isso rola sem piedade nesse segundo volume da trilogia. Não que eles se separem de verdade, mas tudo indica que não há futuro quando ele fica misterioso e ela só vê mulheres se atirando em cima dele.
Para piorar a situação sua irmã engravida de quem não deveria, Denny - o ex do primeiro livro - volta a trabalhar em Seattle...e Kiera tem a brilhante ideia de adiar contar para Kellan do retorno dele.
Traumas de infância vem a tona, pais biológicos que aparecem do nada relembrando do passado e cenas de muito sexo caliente envolvendo o casal principal fazem da continuação um livro bacana, que me animou mais do que o primeiro.

Talvez o problema do primeiro esteja na traição e no triângulo que não aceitei facilmente e nesse segundo por mais que ainda fiquem vestígios do primeiro, não há como não torcer para  o casal principal.

domingo, 28 de dezembro de 2014

[Menina que Via Filmes ] Uma Longa Viagem [Crítica]

Título Original: The Railway Man
Título no Brasil : Uma Longa Viagem
Direção : Jonathan Teplikzy
Elenco : Colin Firth, Nicole Kidman, Stellan Skarsgard
Ano  : 2013
País : Inglaterra, Suíça, Austrália
Censura : 14 anos
Duração : 116 min








Se só o elenco já impressiona a história é ainda melhor. Baseado no livro autobiográfico de Lomax ( lançado aqui no Brasil pela Editora Planeta) o filme é forte e emocionante.
Lomaz ( Firth, sensacional como sempre) é um homem atormentado pelo passado, ele serviu na Segunda Guerra Mundial e acabou sendo prisioneiro de japoneses , um deles em especial marcou sua mente pois ele foi muito torturado, nunca refeito do trauma ele continua delirando encontros com seus algozes.
Um belo dia o solitário Eric Lomax pega um trem errado e conhece a linda Patti ( Kidman). É paixão a primeira vista e ele conta a seu companheiro de tortura e amigo de anos vivido por Stellan Skarsgard que está apaixonado. O casal logo se casa e juntos passam a dividir e a viver os traumas de Lomax.

Se as imagens de tortura relembradas podem pegar os mais sensíveis de jeito, as atuações de Kidman e Firth são exatamente o que esperamos deles : estupendas.
Quando sabemos que tudo ali foi real ganham mais pontos nos levando as memórias de uma guerra que nunca deixa de ter histórias chocantes para serem mostradas ao mundo e dessa vez não trata-se de judeus e nazistas mas sim de um britânico que ao tentar voltar para sua terra quando sua base é desfeita é preso por japoneses cruéis que parecem querer inventar motivos para fazê-los sofrer. Por mais que Lomax jure inocência eles o torturam e o espectador fica com tanta raiva que não entende o porquê de Lomax ter passado por cima de seus traumas e não ter assassinado o japonês vilão quando tem a chance, e isso tudo o filme mostra. 
Como o Papa João Paulo perdoando o turco que tentou matá-lo, Lomax perdoa o vilão e ficamos sem entender nada, ou melhor, entendemos que para ele era necessário o reencontro para cicatrizar as feridas.

Na tela fica a certeza de que uma guerra nunca é esquecida facilmente e de que o amor de Patti pelo marido era imenso.
Filme lindo com um final surpreendente e atuações dignas da academia. Recomendo. 

sábado, 27 de dezembro de 2014

[Resenha] O Presente do Meu Grande Amor @intrinseca


Título Original: My True Love Gave to Me
Título no Brasil : O presente do meu grande amor - Doze histórias de Natal 
Autores : Stephanie Perkins, David Levithan, Gayle Forman, Laini Taylor, Myra McEntire, Holly Black, Kiersten White, Matt de La Peña, Kelly Link, Ally Carter
Editora Intrínseca







Meias -  Noites - autora : Rainbon Rowell
Noel e Mags são 2 amigos que se conhecem na noite de Ano Novo. Como quem encontra um ombro amigo pra desabafar eles logo viram confidentes e relatam um pro outro não somente o que gostam de comer nas noites de fim de ano mas também o que odeiam nesses dias. Os dois percebem em encontro futuros na data que gostam um do outro não somente como amigos . Mags ainda faz aniversário em pleno ano novo e como se não bastasse a data ser muito amada por ela a menina percebe que o mundo se lembra do que ano virá mas esquece dela. 
Entre o melancólico e o romântico o conto é um dos melhores do livro
nota 10

A dama e a raposa - Kelly Link
Conto chatinho de Natal onde a jovem Miranda fica cismada em descobrir quem é o homem que aparece em seu jardim. Ela tem 11 anos assim como Daniel , seu melhor amigo e no início desconfiam que é Papai Noel. Mas descobrem que algo mais misterioso que o bom velhinho. O problema é que o conto não encanta quem lê e o final é sem graça.
Nota 3

Anjos da Neve - Mart de La Peña
Shy é um estudante da Universidade de NY vivendo as dores e as delícias de morar longe da família. Ele está totalmente sem grana e aceita olhar o gato e o apartamento de seu amigo Mike. Ele topa ficar no apartamento cuidando do animal do amigo para ganhar uns trocados em pleno Natal mas o que não imaginava é que toda sensação de nostalgia por lembrar do pai e da irmã e a tristeza pela morte da mãe venham a tona. 
Para piorar, Mike não lhe paga adiantado a despensa está vazia e a neve fechou todos os aeroportos. A única coisa boa é Hayley a vizinha gata que lhe pede ajuda com os canos congelados e dos dois tem uma relação amigável que logo faz com que percebam que tem muita coisa em comum, e boa parte do que falaram um pro outro não era verdade. Conto muito bacana. Nota 9,0

Encontre me da Estrela do Norte - Jenny Han
Nathy é uma criança ainda quando é adotada por Papai Noel que vai viver no meio de duendes, triste que só a personagem dessa história dá sono no leitor. Devo confessar que não me simpatizo com duendes e isso ajudou bastante a qualificação final. 
Fraquinho. Nota 3,0

É um milagre de Yule, charlie Brown - Stephanie Perkins
Marigold leva uma vida simples ao lado da mãe, as duas foram abandonadas pelo pai dela no Natal passado, quando as duas e a família de verdade dele descobriram que elas eram a segunda família. 
Ela tem outros planos para esse Natal mas precisa disfarçar a verdadeira intenção de comprar um pinheiro de Natal com North. Um rapaz que além de lindo tem uma voz sensacional e que ela o quer como dublador em um projeto.
Ao ajudá-la a levar o imenso pinheiro para casa os dois sentem um clima no ar entre uma arrumada aqui e outra ali. North também não está feliz pois seu pai está doente e ele está prestes a abandonar o que ama fazer para ajudar os pais na fazenda.
Perkins nos presenteia com um conto lindo onde a época mais sensível do ano serve de pano de fundo para muito amor e cumplicidade. Provando que onde há dor também há espaço para reconhecer o amor.
Nota 10

Papai Noel por um dia - David Levithan
Achei o conto fofo, o autor é conhecido por seus livros de sucesso retratando o universo LGBT dessa vez no apresenta um casal jovem em seu primeiro Natal. O rapaz sem nome é judeu e não está acostumado as comemorações natalinas. Seu namorado Connor, insiste para que ele se vista de Papai Noel e entregue o presente de Riley , sua irmã mais nova.
Lana a mais velha , tem 12 anos e é uma peste, por amor o rapaz aceita e paga um mico completo. A conversa entre ele e as irmãs do namorado são o melhor da história, a ingenuidade de uma  e a sinceridade de outro fazem desse conto um divertido e moderno ponto de vista da vida atual. E o final é fofo. Ponto para Levithan.
Nota 8,5 

Krampuslausk - Holly Black
Para mim o pior conto do livro , não sei o que deu em Holly Black misturando " Grinch" com bebidas , confissões e uma história sem pé nem cabeça.
nota 2,0

Que diabo você fez, Sophie Roth? - Gayle Forman
Sophie tenta se adaptar a nova vida, acostumada com a rotina na cidade grande ela estranha a faculdade interiorana, sem amigos ela se apega a Russell, a única pessoa que parece querer entendê-la e ser sua companhia, por mais que ela cometa muitas gafes com ele. 
Russell é tão fofo que a acompanha nas tradições , quer aprender sobre o Menorá e o Chanuká . Com um final cute o conto é lindinho. Nota 9,0

Baldes de Cerveja e Menino Jesus - Myra McEntire
Vaugh é um típico adolescente encrenqueiro e faz questão de deixar claro que por mais que saiba que isso não o leva a lugar algum, exceto para sala do diretor, não sente remorso.
Chamado para fazer uma peça de Natal sobre o nascimento de Jesus ele revê seus conceitos e aprende que o que faltava em sua vida era um dose de amor.
nota 6,5

Bem Vindo a Christmas, California - Kiersten White

Maria mora em uma cidade chamada Christmas ( Natal) e reclama que por lá não há qualquer novidade. Até que conhece o novo funcionário do restaurante de sua mãe, Ben.
Uma relação linda entre mãe e filha e um conto que mostra que a família é o lugar onde o coração deve estar marcam essa história.
Nota 8,0

Estrela de Belém ( Ally Carter)
Duas meninas estão prontas para embarcar na hora H uma delas quer dar para trás e tem a ideia de trocarem de lugar, uma vai para NY e a outra para Bethlehem. Por mais surreal que pareça o conto é interessante ver o como o mundo virtual fez com que as pessoas sejam muitas vezes facilmente confundidas e tem um final inesperado. Nota 7,0

A garota que despertou o sonhador - Laini Taylor

Neve é uma menina incomum. Ela recebe presentes  de um estranho nos dias de dezembro que antecedem o Natal e ao descobrir quem os envia ela passa a ver o Natal com outros olhos. Surreal mas ainda assim bacaninha, o conto é mediano.
nota 5,0

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Retrospectiva da Menina 2014

Foram postagens diárias, as vezes mais de uma postagem por dia! Falei com vocês sobre livro, filmes, eventos e muitos outros assuntos como o querido Menina Pira! O blog com certeza teve um ano memorável mas também muita decepção da blogueira que vos fala com algumas coisa, aqui a gente vai relembrar os melhores livros lidos ( e os piores também!), os melhores filmes vistos ( e os que me deixaram com vontade de sair da sala) ... vamos lá??


Os Melhores Parceiros:
Foi um ano de muitas parcerias, adorei cada uma delas, os livros resenhados, as promoções para vocês, sem contar nos encontros sensacionais que tive na Bienal . 
As editoras lindas que apoiam o Menina são:
  • Editora Suma de Letras/ Objetiva
  • Editora Intrínseca
  • Editora Valentina
  • Editora Gente/ Única
  • Editora Agir
  • Editora Seguinte/ Paralela/ Companhia das Letras
  • Editora Arqueiro/ Sextante/ Saída de Emergência



Os Melhores Livros lidos no ano de 2014:

Novembro de 63 - de Stephen King - Suma de Letras
King mais uma vez arrasa em uma história que pode ser considerada uma das melhores dele já publicadas, confiram a resenha aqui









O diário de Helga - de Helga Weiss - Editora Intrínseca

Forte e verídico o livro me emocionou muito! Recomendo a leitura para todas as idades. Helga é uma lição de vida. Confiram a resenha aqui






Diário de Berlim Ocupada - 1945-1948 - Editora Globo

Mais um livro com o tema de segunda guerra que merece ser lido e que amei lê-lo em 2014 , na verdade esse narra o pós guerra, o que aconteceu com a Alemanha pós Hitler, leiam a resenha completa aqui






A Invenção das Asas - autora  Sue Monk Kidd - editora Paralela
Mais um livro para bater palmas de pé! Lindo do início ao fim e com o tema escravidão esse livro me deixou sem chão durante boa parte da leitura! Confiram a resenha aqui




Depois de Auschwitz - autora : Eva Chloss - editora Universo dos Livros
Parece que o ano foi lotado de livros com o tema, mas esse com a irmã de Anna Frank eu ganhei do namorado - agora noivo -  e li na mesma semana!
Confiram a resenha aqui




Uma Carta de Amor - Nicholas Sparks - Editora Arqueiro 
Nicholas mora no meu coração, e isso vocês sabem, o livro Uma carta de Amor é um de meus preferidos, relido esse ano. Vale muito a pena e saibam porque lendo a resenha aqui.




O Segredo do meu marido - Autora Liane Moriarty - Editora Intrínseca
Fato que esse foi um dos melhores livros do ano que passou e tudo porque o final é ótimo, o livro é ótimo...confiram a resenha aqui 




A Escolha - autora : Kiera Cass - editora Seguinte
Na verdade para mim a trilogia inteira foi sensacional e Kiera fechou com chave de ouro, se você perdeu a resenha , leia aqui 






Proibido - autora : Tabhita Suzuma - Editora Valentina
Proibido me deixou tão chocada que não parava de pensar no livro, assisti filmes com o tema, discuti com amigos, contei para os meus pais...fez parte de mim esse ano. E o livro mesmo sendo polêmico é ótimo.
Leiam a resenha dele aqui 




Mentirosos - autor : E. Lockhart - editora Seguinte
Disparado um dos melhores livros que li em 2014, o final é sensacional e eu fico torcendo desde já para que a gente possa ter evento da editora com ele ;)
Confiram a resenha aqui 



Marlon Brando - a face sombria da beleza - autor : François Forestier - editora Objetiva
O mito desvendado, uma biografia para ler e para dar de presente, quem curte cinema como eu não tem como deixar passar em branco, a resenha completa você vê aqui 




O que eu sei de verdade - autora : Oprah Winfrey - editora Sextante
Precisa falar muito? O que eu sei de verdade mesmo é que ela é diva, ela atua bem, ela apresenta, ela ainda escreve um livro amor desses...o que eu sei de verdade é que você tem que ler esse livro, mas antes confira a resenha aqui 


Os Piores Livros Lidos em 2014



Os Melhores filmes de 2014:


Os piores filmes de 2014:


Melhores eventos literários de 2014
Ok, nada de votar em mim mesma, mas claro que me diverti muito apresentando o evento da Menina que Comprava Livros que teve 8 edições em 2014 e já está com a agenda cheia em 2015.
Também curti muito os eventos da Editora Seguinte ( também não posso votar nesse!).
Então meus votos vão para os dois que fui e mais me diverti:
  • Clube do Livro Saraiva RJ ( apresentação de Frini Georgakopoulos)
  • Turnê Novo Conceito ( apresentado pela equipe da editora)


Piores eventos literários de 2014
Sem citar nome para manter a classe, mas o troféu vai para os eventos que mesmo a livraria não cobrando pelo aluguel do auditório cobram entrada das pessoas, isso é feio pessoal, e de acordo com a própria norma da livraria, é proibido ;) Fica a dica para 2015!


Autor(a) Troféu Simpatia 2014 - Internacional
  • Harlan Coben
  • Margaret Stohl
  • Kiera Cass

Autor (a) Troféu Simpatia 2014 - Nacional
Vamos separar a lista? Os que pedi autógrafos e foram fofos, os que entrevistei nos eventos e foram lindos com o público? A lista é grande!

Os que pedi autógrafo:

  • Maurício Gomyde
  • Graciela Mayrink
  • Paula Pimenta
  • Camila Moreira
Os que entrevistei e foram fofos com o público:
  • Janda Montenegro
  • Sheila Ribeiro Mendonça
  • Vinicius Grossos
  • Cátia Mourão
  • Yohana Sanfer
  • Patrícia Barbosa
  • Iris Figueiredo
  • Lu Piras
  • Fernanda Belém
  • Tammy Luciano



É isso pessoal ,espero que tenham curtido o Menina tanto quanto eu curti esse ano. Para 2015 os planos são de alguma mudança e uma certeza : o blog não precisa de muletas, já sabe andar sozinho.
Muito obrigada a todo mundo que acompanha, que comenta, que curte , que participa das promoções, que torce pela Menina, que foi nos eventos do blog e que vibrou junto comigo quando ele ganhou uma nova casa : um lugar que tem muito mais a ver com a gente, a Livraria da Travessa <3!

Ainda tem mais postagens esse ano, ainda tem a promo comentarista claro! 
Dia 31 sai o resultado :)

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Menina que via Filmes : O Abutre [Crítica]

Título Original: Nightcrawler
Título no Brasil : O Abutre
Dirigido por Dan Gilroy
Com Jake Gyllenhaal, Rene Russo, Riz Ahmed mais
Gênero Suspense , Drama

Nacionalidade EUA
Cemsura : 14 anos
Duração : 1h 57 min








Enfrentando dificuldades para conseguir um emprego formal, o jovem Louis Bloom (Jake Gyllenhaal) decide entrar no agitado submundo do jornalismo criminal independente de Los Angeles. A fórmula é correr atrás de crimes e acidentes chocantes, registrar tudo e vender a história para veículos interessados.




A mente doentia de uma pessoa. Para mim é isso que resume o ótimo O Abutre  que estreou no Brasil há uma semana. 
Louis Bloom ( Gyllenhall todo trabalho no Oscar) é um cara solteiro que vive de fazer coisas ilícitas, por exemplo, ele rouba ferro e revende. Quem compra diz que jamais contrataria o, pelo simples motivo dele ser um ladrão. Os trejeitos e o olhar ameaçador de Louis ficam na tela e em nossa cabeça, ele não age como alguém normal tempo algum. Para quem ama filmes e já viu Jake em outros papéis , fica ali a certeza de que estamos presenciando uma atuação e tanto do  rapaz.
No meio de tantas tentativas de conseguir um emprego ele descobre o mundo dos cinegrafistas de tragédias, Joe Loder ( o sumido mas ótimo Bill Paxton) é frio em lhe explicar que aquela vida exige muito trabalho e contatos e que nem ganha muito com aquilo, mas Louis fica impressionado com a parafernália que vê no carro dele e acha bacana filmar pessoas morrendo ou presas em destroços.

Começa então a nova profissão do menino maluquinho, ele logo contrata um ajudante e andam pela cidade com um rádio da polícia detectando incêndios , atropelamentos e acidentes. 
Após filmar eles entregam tudo para uma rede de tv, e é aí que começa o melhor do filme, sem escrúpulos como nosso amigo Louis, ele conhece Nina ( Rene Russo) , a editora chefe do canal que ama ver tragédias já que elas alavancam a sua audiência.
Começa aí uma verdadeira relação de amor e ódio dos dois, já que Nina depende dos bons vídeos de Louis e ele quer dinheiro e ela.
O final é ainda mais surpreendente e nos perguntamos se isso realmente acontece na vida real que monstros somos? Porque gostamos de ver a desgraça dos outros?
E  a resposta nós sabemos, e é isso que alimenta as mentes doentias de Louis e Nina .

Não espere que a justiça venha no final, não espere que o filme seja encantador. Ele é cruel, mas as atuações e o que ele faz que a gente repense sobre nosso valores não tem preço. Corram para o cinema mais próximo. 

Confira o trailer:

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

[Resenha] Ela disse, ele disse - O Namoro

Título Original : Ela disse, Ele disse - O Namoro
Autores : Thalita Rebouças e Mauricio de Sousa
Editora : Rocco
Número de págs : 142








Quando duas pessoas de quem sou fã se juntam em um projeto não tem como eu não querer loucamente ler o livro, mesmo que ele não seja propriamente para minha idade, se é que isso existe. 
Em Ela disse, ele disse conhecemos o casal Leo e Rosa, criados por Thalita Rebouças, acontece que a história deles que já havia sido conhecida no livro de mesmo nome mas sem a Turma da Mônica dessa vez ganha uma roupagem novinha com os personagens mais queridos do Brasil.
O casal Mônica e Cebola ( nosso antigo Cebolinha) recebem como " missão" de um professor lerem o livro, ao lado de Cascão e Magali eles leem e discutem entre alguns capítulos, dando ênfase para as briguinhas dos casais tanto de dentro do livro como do lado de fora. Rosa é uma menina de 14 anos que namora Leo há 10 meses, o livro vai até o 1 ano de namoro deles, e cada acontecimento é narrado a versão dela de ver as coisas e logo em seguida a dele. Meninos são diferente, fato! Thalita nos mostra isso de uma maneira deliciosa onde as mais velhas - como eu - vão se reconhecer na imaturidade da idade e ver o como já fomos bobas em relacionamentos no passado.
Quem tem a idade de Rosa ou está próximo vai se identificar e rir de si mesma. A personagem erra onde tem que errar mas não o faz por mal, ela não sabe pela pouca idade que ter ciúmes do futebol do namorado é o menor dos problemas que vai ter em um relacionamento no futuro . 
Do alto de minha experiência em relacionamentos achei a Rosa mala diversas vezes mas reconheço que já fui tão mala quanto quando comecei a namorar.
O que também não ajuda o casal são os pais: a mãe de Rosa é uma mulher divorciada que quer a filha só para ela e implica com Leo , o pai de Leo acha que o filho é muito novo para se prender e não vê muito futuro na relação. Sem contar o capítulo onde o rapaz conhece os avós , por mais idade e respeito que devemos ter com eles, eu já teria dado um bom fora em ambos defendendo meu namorado.
Mas o livro é extremamente fofo, é falar sobre o primeiro namoro revendo nossos erros e acertos e todos os momentos de " borboletas no estômago" que sentimos.
Ter os personagens de Mauricio comentando e adultos é a cereja do bolo para fazer do livro um presente para todas as idades. 

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Menina que via filmes : Êxodo : Deuses e Reis[Crítica]

Título Original : Exodus : Gods and Kings 
Título no Brasil : Êxodo : Deuses e Reis
Dirigido por Ridley Scott
Com Christian Bale, Joel Edgerton, John Turturro mais
Gênero Épico , Ação

Nacionalidade EUA , Reino Unido , Espanha








Exodus é uma adaptação da história bíblica do Êxodo, segundo livro do Antigo Testamento. O filme narra a vida do profeta Moisés (Christian Bale), nascido entre os hebreus na época em que o faraó ordenava que todos os homens hebreus fossem afogados. Moisés é resgatado pela irmã do faraó e criado na família real. Quando se torna adulto, Moisés recebe ordens de Deus para ir ao Egito, na intenção de liberar os hebreus da opressão. No caminho, ele deve enfrentar a travessia do deserto e passar pelo Mar Vermelho.






Eu amo filmes bíblicos. Sempre curti clássicos como Dez Mandamentos . Ben -Hur, etc Acho incrível as histórias e me remeto totalmente a bíblia. Em Êxodo : Deuses e Reinos as duas horas e meia de filme passam em um piscar de olhos, porque tudo ali é bem feito. A atuação de Christian Bale como Moisés é espetacular. Bale é desses atores que dá vontade de terminar o filme aplaudindo de pé! Para quem não lembra da história - e claro que sei que aqui Moisés ganha uma roupagem gladiadora e algumas diferenças são notadas mas ainda assim é muito bom - Moisés era um profeta e hebreu, foi adotado muito pequeno pela irmã do faraó e criado como os demais egípcios do palácio sendo notável sua presença corajosa nas batalhas pelo rei ( John Turturro, irreconhecível careca e de olho pintado mas bem no papel) . o ataque de ciúmes de Ramsés (Joel Edgerton) , herdeiro único e direto do rei egípcio o cegam tanto que ele nem é grato pelas vezes que Moisés o salvou.

Com medo de perder o reino ele aproveita uma luta de Moisés para tentar matá-lo, claro que ele sobrevive, foge para outra cidade e com o tempo Ramsés consegue o que queria : o poder.
Moisés vive a vida com a esposa e o filho até que tem uma visão , de um menino que é como se fosse Deus lhe mandando notícias. O povo hebreu precisa dele e ele não pensa duas vezes, abandona a família e vai para perto de seu povo.
Começa aí o show de pirotecnia de Ridley Scott diretor de grandes produções e conhecido pelos efeitos que tem de sobra nesse filme, mas que não estragam a história por mais modernizada que tenha sido.
As 7 pragas do Egito, muitas mortes e atuações dignas de um filme desse porte são vistas na tela.

A hora mais esperada é um silêncio só na sala que assisti de pré estreia em meio a compras de Natal no Rio . Todos querem ver antes a história repaginada e a passagem pelo Mar Vermelho é um show a parte.
A história vocês já sabem, os atores também, mas nada que eu fale vai conseguir passar o tanto que esse filme é bom. Façam um favor a vocês mesmos : assistam ;) 




Ridley Scott é diretor de vários filmes que vocês já viram : Thelme e Louise, Gladiador, Blade runner e Alien são só alguns deles. Aos 77 anos ele reina mais uma vez com um jeito único de dirigir seus filmes, em cena seus atores parecem brincar de atuar e eu particularmente amo esse diretor.
RIDLEY SCOTT E SIGOURNEY WEAVER

domingo, 21 de dezembro de 2014

[Resenha] Fazendo Meu Filme em HQ - Antes do filme começar 1 @editoranemo

Título Original : Fazendo Meu Filme em Quadrinhos - Antes do Filme Começar 1 
Autora : Paula Pimenta
Ilustrações: Ghost Jack Enterteinment 
Editora Nemo
Número de págs: 80







Como resenhar uma HQ? E como comparar a um livro que por enquanto eu ainda não o li? A primeira coisa que me animou muito em ler a HQ é que vi que ela se passa antes do primeiro livro Fazendo meu filme que é um sucesso de vendas e muita gente elogia. 
Se for bom como a HQ ( e aqui confesso que vou ler logo, logo... comprei a série completa!) vou gostar.
Fani está na escola pensando em como fazer uma festa surpresa para Leo. Uma de suas melhores amigas Gabi, diz que ela não devia estar pensando nisso e sim no estudo . A outra , Natália, se empolga até demais e quer transformar a festa no acontecimento do ano. 
Leo nem imagina o que Fani está aprontando mas todos os amigos e inclusive a mãe dele topam na hora fazer a tal surpresa.

Achei a história tão fofinha e me identifiquei pois já tive na pele de Fani mas eu tinha noção de que era doida pelo menino, já nossa protagonista acha que tudo é amizade, por mais que Leo demonstre até em quadrinhos que não é só isso. As dicas estão todas lá, o " amiga" que é difícil dizer na despedida, ele ter falado para mãe que ela era bonita...
O colorido do livro é lindo, os desenhos lembram mangás, de olhos bem grandes - não sou especialista em mangás - e para completar a história traz no final ela por inteiro sem ser em quadrinhos.
A historinha é tão divertida que passa voando, lemos em pouco tempo e ficamos com vontade de ter a outra parte ali do lado.
Só aumentou minha vontade de ler os livros da série! Virei fã de Fani! Essa Paula me ganha mais e mais a cada livro.
Fani e sua turminha já tem lugar garantido no meu coração em HQ! Espero que lancem logo a continuação.

[Evento] Tudo que rolou no 8º Evento da Menina que Comprava Livros

Para fechar o ano de eventos, e olha que foram 8 somente para o evemto do blog  os organizadores mudaram o local que acontece, ao invés da escola, fomos para o Nega Rosa Bar & Restaurante na Lapa, próximo ao Centro do Rio de Janeiro. 
O evento estava marcado para as 13:30h mas já tinha gente esperando desde as 11 h da manhã! Lindo isso, gente!!
Infelizmente a Rafa Guimarães não estava se sentindo bem e não pôde estar presente.
Mas além das autoras citadas acima ainda tivemos a presença da blogueira Juh Oliveto do famoso blog Livros & Bolinhos. 
Claro que além de agradecer a presença das lindas citadas acima , também devo agradecer :

Editoras:
Editora Leya que enviou 5 livros para nosso evento ( 5 para edição do dia 20 e + 5 para edição de janeiro!). Claro que o pessoal amou e os livros foram disputadíssimos na hora do sorteio!

Editota Valentina que enviou marcadores de todos seus livros e 1º capítulo de Ah, o verão! de Fernanda Belém uma das autoras presentes. Os itens estavam nos kits de participação do evento.

Editora Suma de Letras , uma querida sempre, enviou um exemplar de " O amor não tem leis" e " Doutor Sono". 2 foram para esse evento e outros 2 para edição de janeiro.

Expositores:
Psychorock Store cedeu para nosso evento 3 bloquinhos da série A seleção. Lindos, quem não ama America??



Sanfer Livros a loja virtual de nossa querida autora também presente no El Bazzar Yohana Sanfer , cedeu para nosso evento uma linda caneca e um exemplar da autora Da boca para dentro


Autores apoiando:
M.A Costa - Marcelo cedeu para nosso evento um exemplar de seu livro de lançamento Redenção.  Marcelo estará presente em nossa edição de agosto do evento. 

Carolina Estrella -Carol estará em nossa edição de fevereiro. Ela cedeu para nosso evento kits e um exemplar de A Garota Pop.

Blogueiros apoiando:
Jaqueline Silva cedeu oito livro para sorteio, ela é blogueira no Prazer, me chamo livro

O calor estava forte,  o espaço era reduzido do que o que costumamos apresentar, mas foi lindo ver as autoras e o público mesmo se abanando firmes e fortes no evento que teve mais de 3 h de duração!

A primeira entrevista foi com a Juh Oliveto, que contou para gente como criou o blog, como foi ver que o que ela estava colocando no ar tinha muitas curtidas . Tem fotos e vídeo.







Vídeo 1 com  a Juliana Oliveto



Fernanda Belém, Patrícia Barboza, eu , Lu Piras e Iris Figueiredo

A entrevista com as autoras foi muito divertida. O pessoal chamou de terapia em grupo e acabou rendendo bem mais do que o tempo estipulado! 
62 pessoas presentes e um formato que ainda não havia feito, fiz sentada por causa da gravação mas fiquei triste que a pessoa encarregada de trazer o microfone contratada pela produção do El Bazzar não apareceu.
Teve que ser gritando um pouco e o pessoal lá atrás infelizmente não conseguiu ouvir tudo.

Vídeo 2 - entrevistando Patrícia Barboza






No meio de cada entrevista eu fazia as perguntas sobre os autores e sobre o blog e o participante podia escolher o que queria ganhar. 
Nessa edição mais intimista, nós colocamos os fantasmas da adolescência para fora, rimos de nossos tempos de " ninguém me quer na escola" e lembramos que nada melhor do que um dia após o outro, que quem ri por último ri melhor.
Ali, 5 mulheres com idades diferentes contavam um pouco como foi a vida delas quando tinham a idade das personagens citadas. 
Nos comparamos a Thaís, Mila, Bianca e Mel. Rimos do que já aconteceu em nossas vidas e todas concordaram que o pessoal de hoje tem muita moleza pois pode stalkear a vontade tendo  a ajuda da internet. Em nossos tempos de escola não tinha Facebook ou celulares. Era combinar a hora com a mãe e correr para o orelhão mais próximo para avisar que chegaria mais tarde. 
Ainda somos dos tempos das cartas , tudo isso parece do tempo do ronca quando lembramos o quanto  a tecnologia invadiu nossas vidas.
Em uma plateia atenta composta de adolescentes , de jovens adultos e de pais o mais bacana era cada um relembrar o como era no seu tempo.
Vídeo 3 com Iris Figueiredo


Posso garantir que me divirto tanto nos eventos que acabo sempre pensando " ah não sei se ano que vem continuo..." mas a resposta vem disso, da presença do pessoal, do carinho dos escritores e claro da minha família que está ali sempre presente.
Com o espaço reduzido ficou um pouco difícil fazer como sempre faço. Primeiro a filmagem, depois o sorteio e as fotos de todos que ganharam . Consegui tirar de alguns porque já que o bate-papo durou mais que o planejado a bateria da filmadora não aguentou tudo isso, tive que fazer com a câmera que tiro fotos.
Seguindo o padrão que uso , os vídeos estão com média de 30 minutos cada, cada um com uma participantes convidada sendo que tem um vídeo menor pois a câmera caiu do tripé :(
Vamos ver os ganhadores e mais fotos de gente querida que esteve no evento?
EU E FERNANDA BELÉM

CAROLINA ESTRELLA E LU PIRAS

PAT BARBOZA E EU














Vídeo 4 com Fernanda Belém 


Vídeo 5 com Fernanda Belém


Vídeo parte 6 - entrevista com Lu Piras


Muito obrigada a todos que compareceram <3! Nos vemos dia 10 de janeiro pessoal!