quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Resultado da promo comentarista de Novembro

Oi gente, esse mês teve pouca postagem por causa das minhas viagens, mas fiquei feliz demais com os comentários de vocês!
O resultado está aí embaixo!
E dezembro teremos um livro muito especial - adivinhem qual hahah- para promoção de comentarista!


segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Menina que via Filmes: Sully - O Herói do Rio Hudson [Crítica]

Título Original: Sully
Título no Brasil: Sully - O Herói do Rio Hudson
Data de lançamento 1 de dezembro de 2016 (1h 36min)
Direção: Clint Eastwood
Elenco: Tom Hanks, Aaron Eckhart, Laura Linney mais
Gêneros Biografia, Drama

Nacionalidade EUA











Em 2009 um avião da U.S Airways que faria um voo de NY até Charllote na Carolina do Norte não chegou a voar muitos minutos, pois teve um pouso forçado no Rio Hudson. Parece conto da carochinha se dissermos que todas as 155 pessoas que estavam nele nada sofreram, além do trauma.
É essa história que tem Tom Hanks no papel do piloto Sully, o homem por trás do pouso heroico e ainda traz Clint Eastwood o dirigindo, o resultado só poderia ser esse mesmo, um filme com cheiro de Oscar, apesar das críticas negativas da sempre chata nata de críticos ( não me enquadro nisso <3!). 
A cena mais esperada por todos demora a acontecer, e isso é uma das melhores tiradas do filme, sabemos que teve o pouso, que ninguém morreu mas agora a companhia quer achar uma falha humana para diminuir a indenização das vítimas, e coloca 3 advogados inescrupulosos para isso, que ao invés de verem o piloto como um herói o acusam de ter optado pousar no rio quando tinha outras opções. 
TOM HANKS ( á esquerda), O AVIÃO POUSADO E OVERDADEIRO SULLY
Um Tom Hanks modesto e calmo até demais dá o tom que precisamos para entender que o piloto só queria cumprir seu dever, carregar pessoas com segurança e fez o melhor que pôde para salvar a vida delas. Foram 40 anos pilotando e ainda queriam jogar a culpa na conta dele. Clint dirige como nunca, é impressionante como as cenas se encaixam de uma maneira magnífica e os atores estão muito bem nos papéis. Caso de Aaron Eckhart como o co -piloto Jeff Skiles.
Toda a emoção do impacto na água, o antes do voo, os passageiros que iam perder o voo mas conseguiram embarcar, criança, idosos, ao espectador fica o nervosismo em saber que aquele voo não chegará ao seu destino, para os que sabem a história tem pelo menos a certeza de que não tivemos mortes, mas há os que não se recordam e ficarão apreensivos em saber se de fato terá vítimas e o que aconteceu com o avião depois.
O sentimentalismo só acontece mais no final quando temos o veredito sobre o caso, e o papel de mulher megera fica para Laura Linney como a esposa do piloto. Não sei se todos tiveram a impressão mas ela só se preocupava com o dinheiro que ele perderia sem voar, não a vi muito como uma mulher que apoiava o marido. Mesmo que a verdadeira apareça no final do filme, e amo isso em filmes baseados em fatos reais, dar cara aos personagens da vida real.
Um filme maravilhoso, que só aumentou meu medo de voar de avião, mas que vale muito à pena ser assistido.

* Esse filme foi assistido na cabine de Imprensa no Kinoplex São Luiz no dia 21 de novembro um oferecimento da Warner Bros. 
Agradecimentos à Aliança de Blogueiros RJ pelo convite. 

[Evento] Lançamento da Menina no RJ + Desabafo

Sempre usei o blog para falar a verdade, certo? Então vamos fazer uma postagem do jeito que eu vejo minha mãe falando : " Raffa, você não muda..." Pois é, e não sei se isso é bom ou ruim, mas é meu jeito e não consigo fingir certas coisas...
Dia 26 ( sábado) eu acordei bem nervosa, ok, eu já entrevistei dezenas de autores - já perdi as contas de quantos- e sempre amei falar em público, mas dessa vez não era definitivamente minha zona de conforto. Eu não me sinto autora...então estar ali para autografar ainda é estranho para mim. E por vezes olho aquele livro e penso se é sério que esse livro é meu mesmo? 
Bom, eu acordei bem tensa, eu enchi o saco do meu marido pedindo à ele que caso só nossos pais aparecessem que ele comprasse uns 10 livros no caixa e pedissem para as pessoas que estavam na livraria entrarem na fila...sim, nesse nível. E gente, eu sei que assim como nos aniversários que amo preparar todos os anos nunca vem todas as pessoas que você convida, mas eu sempre fico muito apreensiva com quem virá. 
Ok, eu estava no uber ainda quando meus amigos começaram a enviar imagens da mesa, eu cheguei só uns 10 minutos antes. Bom, o Cadu França ( ilustrador do livro)  e Kátia Regina que são da Babilonia Cultura Editorial me ajudaram MUITO, eu parecia uma perdida, sem saber o que fazer com os brindes...sim, logo eu gente!! Quantas centenas de eventos já não apresentei??
Pois é, essa cara de alegria aí ao lado foi só depois que vi que tinha gente mesmo, mas acho que o riso ainda era de nervoso.
Ok, brindes colocados na mesa, marcadores entregues, Zé à postos, canetas de todas as cores também - levei tantas que acho que pensei que era Jk Rowling, ou seja, vão durar uns 10 anos comigo ou mais- tirei algumas fotos, e aqui começam os agradecimentos, porque meu bem, se é algo que curto MUITO é reciprocidade, e esse casal lindo tem de sobra comigo. O Érico e a Ara do Casal Aficcionado fizeram a cobertura do evento. Não são porque são meus amigos não, mas são super profissionais e maravilhosos, então se vocês quiserem alguém para cobrir o evento de vocês, tirar fotos lindíssimas, os recomendo. Como essa postagem é em forma de agradecimento - e são muitos!- vou postando aos poucos mas fora da ordem, ok?
ARA ROBERT DO CASAL AFICCIONADO E EU

Então agora vamos ao Muro das Lamentações com agradecimentos. Gente vocês sabem que eu sempre apoio os autores nacionais, sejam eles super famosos ou independentes. Em 6 anos de blog nunca ganhei nem um temerzinho por isso. Faço de coração, mas como em tudo na vida eu amo quando sei que há reciprocidade, ainda mais dos autores, porque eles tem noção de como é importante em um lançamento você ver mais uma cara conhecida, e dos mais de 50 que entrevistei muitos não foram. E se você é um dos que não foi mas eu sei e/ou você sabe que teve motivo para não ir, não ache que fiquei triste e o desabafo é especificamente para você porque obviamente eu não estive presente em todos os lançamentos dos autores que estiveram no evento da Menina, mas claro e óbvio que você sabe que divulguei seu trabalho, que comprei - ou você cedeu- e li seu livro pro evento com o maior carinho do universo. Li até de muitos que nem deram a cara nos dias combinados. Então lógico que tinha autor que não era do RJ, uns viajando e uns de fato doentes ou dando palestras em algum lugar. Mas se você é um daqueles que ficou com preguiça ou acha que não fez diferença você ter ido ou não, pois é ...pra mim fez #desabafo
Mas vamos ao que interessa...a quem merece ser lembrado sempre, porque saiu de casa, porque foi me ver e porque me abraçou e distribuiu amor quando mais precisei!
Aos autores que compareceram, seguem as fotos e minha mais sincera gratidão <3! 
Vinicius Grossos, um querido e maravilhoso amigo, que escreveu O Garoto Atropelado e que veio de Juiz de Fora. Como não amar esse lindo? Como sempre peço #meatropela
Adoro muito esse rapaz e se vocês ainda não leram nada dele, olho nas minhas resenhas:


      
A Luiza Barbosa tem um blog chamado Eternamente Princesa, e lançou em e-book um livro que foi ganhador de um prêmio pela Novo Conceito, Feitiço, onde ela usa o nome de Liza Jones. Minha resenha dele está no Skoob porque na época eu o resenhei para outro blog! Gostei muito de revê-la, aliás Dona Lú apareça mais <3!


















O Fábio Abreu é um autor queridíssimo que já esteve no evento da Menina falando sobre seu livro O Último dia antes do fim do Mundo.
O Guilherme Pontes que também estava presente é um jornalista querido que me convidou para a coluna que escrevo atualmente uma vez por mês no Mr.News. 
Sheila Ribeiro Mendonça é outra querida que já esteve no evento duas vezes sendo entrevistada e que sempre me apoia muito! A autora tem os seguintes livros resenhados no blog:
* Cabra-Cega
*Romances em Contos
*Encontros & Desencontros


A Clara Savelli que esteve no evento duas vezes - ai meu Deus, será que foram mais? Mas acho que foram só duas mesmo, em fevereiro e julho de 2015!- compareceu toda fofa para o lançamento. A menina tem muita força de vontade, tomou a decisão esse ano que se dedicar somente á escrita e claro que fico daqui torcendo muito para que ela faça muito sucesso. No blog resenhei os seguintes livros com ela:
* Papel, caneta e ação
* Mocassins e All Stars


E o que dizer desse casal lindão que adoro? A JC Ponzi além de toda gatona é autora de livros incríveis que já resenhei por aqui, e o Léo, marido dela, foi o responsável por todos os bottons, canecas e chaveiro do lançamento. E ficaram super lindos, foram tão sucesso que já encomendei mais!
Livros da JC resenhados:
* Seduzida pelo Perigo
*Desde sempre, para sempre


A Frini Georgakopoulos vocês já conhecem bem, uma queridona que já apresentou muitos eventos e que está cada vez mais sendo autora fazendo sucesso com seu livro Sou Fã! E Agora? Ela esteve no evento da Menina de outubro e tem seu livro resenhado aqui no blog! Amei ter a presença dela no sábado, além de ser uma fofa ela é garantia de boas risadas quando estamos juntas e relembramos muito da estrada literária!
* Sou Fã! A agora?





















Tammy Luciano é daquelas autoras que queremos colocar em um pote e levar para casa! Maravilhosa mesmo! Last but no least chegou no evento pedindo desculpas pelo atraso mas ela nem imagina o como fiquei feliz com a presença dela por lá! Tammy já participou de 2 eventos do blog em outubro de 2014 e em agosto de 2015! Já está na hora de voltar.
Livros resenhados dessa queridona:
* Escândalo
* Sonhei que Amava Você
* Garota Replay

Sim, esses foram os autores lindos que me deram a honra da presença no meu lançamento <3! #ObrigadaParaSempre
Mas...não pensem que blogueiros literários são super unidos, sabemos que não somos, mas isso daria uma outra postagem, claro que tem as pessoas mais gente boa do universo que foram e fiquei tão feliz! Vamos à elas agora, vez dos blogueiros e leitores lindos que vão nos eventos da Menina! Meu imenso OBRIGADA vocês são incríveis!E claro teve o pessoal da família, os antigos amigos do trabalho, a cada carinha conhecida eu tinha vontade de pegar a pessoa no colo :) 





































































































































Sim, parece que foi sonho, e não caiu  a ficha de que tenho um livro publicado ainda. De verdade, eu sei que fiz um post mega desabafo mas é que ás vezes a gente super se doa e eu sei que o correto é não esperar NADA em troca, mas um dia cansa né. 
E se é uma coisa que eu sei ser nessa vida é grata, então eu queria mais uma vez agradecer a cada um de vocês que seguem o blog, que comentam, que mesmo que não tenham o livro ainda fizeram isso acontecer! Eu não faria eventos sem público, eu não manteria o blog há 6 anos sem seguidores. É claro que eu reconheço que não dá para você convidar 100 pessoas e todas irem...nada na vida é assim, até viagem marcada e paga tem imprevistos, mas a gente fica triste quando vê que fez de tudo para ir no lançamento de determinada pessoa e que ela não foi no seu e nem mandou mensagem justificando. Ou aquele autor que você divulga sempre, que compra os livros e que tem consideração e que nem sequer mandou um "parabéns!". Entendo pessoas SUPER famosas não terem tempo...mas a maioria ainda não está nesse patamar Paulo Coelho da vida, então me deixa triste sim, e isso vale para blogueiros e amigos que confirmaram presença ou ignoraram o convite...eu poderia ser super falsa, mas não consigo, não é meu ;) 
Enfim...meu eterno obrigada a cada uma das pessoas que foram - e chegaram a 70!- e à equipe maravilhosa da Babilonia Cultura Editorial, em especial à Michelle Strzoda que fez esse livro ser uma realidade <3!






















sexta-feira, 25 de novembro de 2016

[Resenha] Psíquico

Título Original: Psíquico
Autor: Edson Gomes
Editora Dracaena
Número de págs: 454













Demorei um pouco para finalizar a leitura do livro porque Rafael Duarte,  o protagonista não me disse a que veio de cara. Após muitas páginas lidas fui gostando do homem de coração bom e espírita que tem um trabalho em um escritório de contabilidade na cidade maravilhosa e tem uma amiga lindona chamada Carla, uma negra que o encanta de várias maneiras, inclusive intelectualmente. 
Normalmente ele acompanha a moça até sua residência, um belo dia algo vai acontecer envolvendo uma senhora que ele avista e decide oferecer uma carona porque está chovendo muito, note que em uma cidade perigosa como a nossa é bem raro tanta gentileza em uma pessoa mesmo com senhoras.
O que acontece depois é que nos deixa com  a pulga atrás da orelha, a tal senhora vai esquecer um objeto no carro de Rafael que claro com toda sua gentileza vai voltar ao local que a deixou na noite anterior para devolver à ela, mas qual não é a surpresa ao saber que o local nem existe? Que a casa que viu antes está só ruínas e que os vizinhos vão informar que que a tal mulher que ele alega ter dado carona morreu há 30 anos e nunca acharam seu corpo, e que - pasmem- foi exatamente em uma noite chuvosa como aquelas.
Lembram que disse que o protagonista é espírita? Sim, ele é mas não sabe...ele descobre que é médium, ou seja, aquela pessoa que pode ver e falar com os mortos ou senti-los mesmo após sua morte, uma espécie de Chico Xavier, lembram dele?
O encontro com a tal fantasma que se chama Sônia tem uma razão que descobriremos mais à frente e foi então que o livro começou a me prender, por 4 anos ou um pouco menos frequentei um centro espírita, e por favor não confundam com o candomblé que é outra religião bem diferente. Kardecistas assim como Rafael, o espaço me trazia uma paz interior, paz essa que Rafael encontra ao descobrir que pode melhorar a vida das pessoas e encontrar respostas á algumas dúvidas de sua própria vida com pessoas que não estão mais nesse plano. 
Gostei bastante do livro do Edson, e claro tenho muitas perguntas para fazer à ele sobre como criou os personagens, e da onde vieram as ideias para essa trama.

Quer saber também? Então se você é do Rio ou vai estar por aqui no domingo, dia 27  temos um encontro, às 14 h na Livraria da Travessa do Shopping Leblon no 26º evento da menina o autor é um dos entrevistados. 

[Evento] 1ª Ler Salão Carioca do Livro













Mais uma opção de feira literária incrível na Cidade Maravilhosa, isso não é incrível? Pois bem, resolvi conferir no único dia que conseguiria ir - ontem!- infelizmente ou felizmente a agenda da semana estava lotada e ela diferente da Bienal só acontece por 4 dias, de quinta a domingo. Como sabem, sábado é o lançamento do meu livro aqui no Rio e no domingo tem o evento da Menina, eu queria muito conseguir me multiplicar e estar nos dois lugares. 



















O Boulevard Olímpico onde fica o Salão é um lugar que foi inaugurado durante a Rio2016 e que está sendo bem cuidado pelo governo, o espaço tem uma vista bacana e tem tido atrações para manter vivo aquilo. Dessa vez como fui de dia, me senti segura andando por lá com a Rafaela - que foi minha companheira de salão- mas é uma boa caminhada se forem só de metrô, indico pegarem o VLT que faz conexão e tem uma parada na frente.
Logo na entrada tem bancos incríveis que imitam livros de autores que amamos, esse acima é da lindona Thalita Rebouças, algumas fotos tirei somente pelo celular, então deem uma olhada no Instagram do blog ( @raffafustagno) que também é publicado na fanpage para ver as outras fotos.

Cada espaço dá vontade de tirar uma foto diferente. Tudo tão bonito e bem cuidado e agradeço mais uma vez  à organização que me ofereceu a credencial de imprensa, lindona, claro que vou guardar de recordação desse evento maravilhoso!























Esse excesso de fotos aí em cima é para mostrar a vocês o como fiquei feliz ao me deparar com meu livro no estande da Babilonia, ainda não caiu a ficha, e amanhã que é o lançamento,como lidar gente?
O espaço é incrível, é uma pena eu não poder ir nos demais dias, mas passem por lá e curtam MUITO.
E claro, se quiserem comprar meu livro - #jabá - basta irem no estande da Babilonia! Lembrando pena enésima vez que autografo amanhã às 16 h na Livraria da Travessa de Botafogo. No domingo tem evento da Menina na Livraria da Travessa do Shopping Leblon ás 14h, quem aparecer com o livro eu também autografo com muito prazer <3!
Eu fiz um vídeo completinho para vocês, espero que gostem ;) 





Mais informações sobre a LER:
A LER se diferencia pelo fácil acesso ao local do evento e por oferecer ao público a oportunidade de participar de mesas redondas, lançamentos, bate-papos e oficinas com autores como Ruy Castro, Luis Fernando Verissimo, Marcelo Rubens Paiva, Alberto Mussa, Paulo Lins, Eucanaã Ferraz, Mary Del Priore, Gregório Duvivier e Heloísa Seixas, entre outros. Com curadoria do editor Julio Silveira – fundador da Casa da Palavra, gerente editorial da Agir e Nova Fronteira e diretor da Ímã Editorial -, o evento terá uma programação extensa e variada. No Café do Livro, são mais de 40 autores convidados. As atrações para o público infanto-juvenil estão sendo organizadas pela jornalista Marina Vieira, idealizadora e realizadora de diversos festivais de cultura.

“É muito oportuno fazer essa celebração do livro no Porto, onde as ideias desembarcavam e se misturavam, gerando os fundamentos da cultura carioca, como o samba. Agora que o Porto volta a ser dos cariocas, queremos que a LER seja de novo o ponto de encontro e fusão entre a tradição e a inovação”, destaca Julio Silveira. “Essa é a festa do livro e estão todos convidados: queremos dar voz e promover a conversa entre autores tradicionais e blogueiros, geeks e historiadores”.

O evento conta com exposições interativas e oficinas de escrita. A programação do Café do Livro inclui, entre outros assuntos, ficção policial, memória, poesia, sexualidade, comportamento e tecnologia, reforçando a diversidade. Juntam-se ao Café do Livro espaços infantis para promover o hábito da leitura de forma lúdica, área dedicada à leitura para jovens adultos, apresentações teatrais de clássicos da literatura nacional, além do Jardim Literário, que contará com convidados declamando poesias, esquinas com espaços para lançamento de livros e encontro com blogueiros, área dedicada a saraus abertos à participação ativa do público e o salão do livro com estandes de livrarias e editoras independentes e artesanais. Os sebos e os livros digitais também terão áreas destinadas a eles.

Serviço
LER – Salão Carioca do Livro
Data: De 24 a 27 de novembro
Local: Armazéns 2 e 3 do Pier Mauá – Avenida Rodrigues Alves 10, Centro.
Horário: 10h às 21h.

http://www.lersalaocarioca.com.br/