sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Amor em fuga ( Resenha) @editorarecord

Título original: Liebesfluchten
Título no Brasil: Amor em fuga
Autora : Bernhard Schlink 
Editora : Record
Número de páginas: 286










Gostei tanto de cada história desse livro que fico com medo de resenhar e esquecer de alguma. Cada um dos sete contos apresentados por Bernhard são tão intensos e ao mesmo tempo fogem do que esperamos ou julgamos ser de finais felizes. O que é ainda mais encantador porque mesmo as histórias fugindo do felizes para sempre terminamos as com a certeza de que esse escritor sabe como mexer com nossas emoções.
Desde o primeiro conto sobre o menino que se encanta com o quadro de seu pai que ele chama de " A menina e a lagartixa" e que desenvolve nele ao mesmo tempo que uma admiração mas um mistério no qual seu pai parece fugir de lhe dizer a verdade, acompanha a vida dele desde o início e mesmo quando seu pai morre e ele já é adulto a relação dele com o tal quadro é de amor e ódio porque ele luta por saber a verdade , porque aquele quadro era tão importante para o pai dele.
As histórias se passam em diversas épocas mas envolvendo desde a segunda guerra aos tempos onde existia o muro de Berlim.
Em " Infidelidade" o amor do amigo pela esposa do outro e a conexão com a filha deles é tão intenso que ao final nos perguntamos quem estava errado e quem de verdade foi ou não usado, porque tudo que parecia ser não é.
Talvez o mais polêmico seja " O outro" no qual um viúvo atormentado com a morte de sua esposa de câncer descobre que ela tinha um amante e vai atrás dele. A relação que vão criar não é nada normal mas na escrita de Bernhard fica tudo tão óbvio que quem nunca amou intensamente a ponto de fazer besteira que atire a primeira pedra.
"Ervilhas doces" é ainda mais estranho ao relatar até onde o amor permite que esqueçamos o que julgamos normal quando um homem ao se ver com uma esposa e amante ainda arruma uma terceira mas não tem coragem de terminar com nenhuma delas, mesmo não se sentindo mais feliz com nenhuma. O final ainda é mais inesperado mas tão bom quanto a surpresa que temos.
"A circuncisão" é sobre o amor que temos que abrir mão de quem somos para se adaptar ao que a pessoa amada espera . Todos os contos são com finais inesperados o que nos faz acreditar que ao ver do autor pelo menos nesse livro a felicidade nem sempre é estar junto somente mas reconhecer o que o faz feliz de verdade e encarar os fantasmas do passado, seja com a esposa, com a amante, com a mulher do amigo, ou mesmo com seus filhos.
Um livro excelente onde é difícil escolher qual dos 7 contos é o melhor. 

11 comentários:

  1. Olha, eu não conhecia esse livro mas ele parece bem interessante. Faz tempo que não leio algum livro de contos, vou adicionar na lista de proximas leituras...

    ResponderExcluir
  2. Eu não conhecia o livro Raffa, mas não sou muito fã de contos.
    Mas pelo que você escreveu, parece que vale dar uma oportunidade para ele!

    Beijinhos
    www.asleiturasdamila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Não conhecia o livro.
    Quero ler, é claro.

    ResponderExcluir
  4. Vi o livro no site de uma livraria na internet, mas como entrei só para olhar umas encomendas acabei esquecendo de olhar. Adoro livros de contos, então esse merece uma olhada, pois adoro quando me surpreendem fugindo do convencional.....

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raffa!!!

    Feliz, feliz, feliz!!! Sera minha próxima compra COM CERTEZA. Adooooooooooro a escrita do Bernhard. Quando li O LIEITOR fiquei completamente apaixonada. Ele é bem cru, não tem floreios mas é tão intensamente verdadeiro que não há quem não se apaixone. E pelo que vc falou sobre os contos "o final feliz" não é marca registrada em suas histórias mesmo. Acho também que ele foi bastante rígido ao liberar os direitos do filme pois este foi extremamente FIEL, o que é bastante raro, todos sabemos.
    Amei sua resenha. Ah, também tenho dificuldade de escrever sobre o que gosto muito. No meu blog tem um monte de resenhas escrito EM BREVE...rs Tenho receio de não conseguir empolgar tanto quanto o AUTOR MERECE.
    Beeeeeeeeeijo grande, amiga!

    ResponderExcluir
  6. Contos sempre me atraem, incrível! kkkkkkkkkkkkk
    Ótimas resenhas, sucesso!

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro Raffa e adorei saber que são contos, eu gosto muito! E mesmo sabendo que não são com "finais felizes" fico mais interessada ainda porque nem tudo na vida tem o final feliz, então são historias que nos aproximam do real e isso eu adoro numa leitura...fiquei muito afim de ler, e espero poder faze-lo em breve, bjão! :)

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia esse livro e já gostei só do seu relato sobre os contos, outro que vai pra minha listinha de desejados (o bolso não agradece...rs).

    ResponderExcluir
  9. Sabe, nunca gostei muito de livros com contos, não é algo que eu goste, conto é algo tão curto, sempre quero mais e procuro evitar. Não conhecia o livro, mas não me agradei com ele, além do fato de ser formado por contos, não curto finais não felizes, apesar de mexer com as emoções, acredito que os livros tem que trazer sempre um final feliz daqueles que a gente abre um sorriso enorme!
    esse eu passo.
    bj

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia esse livro e achei bem interessante..antes não gostava de livros com contos mas depois que li um da Paula Pimenta passei a gostar =)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amo demais seu blog! As resenhas sao ótimas! Parabéns😻

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)