quarta-feira, 4 de setembro de 2013

[Resenha] Métrica da @galerarecord

Título Original : Slammed
Título no Brasil : Métrica
Autora : Colleen Hoover
Editora : Galera Record
Número de págs: 299











 Por sugestão da Lygia ( Brincando com Livros) eu passei esse livro na frente de muitos outros. Ela disse que era a minha cara o livro e que eu iria amar a personagem que ama Johnny Depp assim como eu.
Lá fui eu pegar esse livro em um feriado e ...pronto , o terminei no mesmo dia! O levei para o cinema, acreditam? Não queria perder um minuto sequer da história.
Para início de resenha eu quis saber o que era Slam, aqui no Brasil poucas pessoas sabem - e eu só havia escutado uma única vez - sobre as poesias de concurso, Slam é isso, poesias ditas em um palco , improvisadas ou não que depois são julgadas e tem o grande vencedor.
Mas porque citei isso antes? Porque Slammed o título original vem disso.
Vamos ao livro, Layken ( mistura da música Layla de Eric Clapton e de Kennedy a família famosa)é uma jovem de 18 anos que acabou de perder o pai, está de mudança com a mãe e seu irmão 9 anos mais novo - Kel- para o Michigan, ainda não está conformada com deixar o Texas para trás e também não cicatrizou suas feridas pela morte do pai que teve um ataque do coração.
Como protagonista ela é perfeita, não lembra nem de longe as meninas insuportáveis da sua idade nos outros livros e que só pensam em si. Ela tem um carinho com o irmão mais novo lindo de se ler.
No primeiro dia na casa nova ela já conhece Will, o vizinho gato que tem um irmão da mesma idade do seu. Quem imaginou que os dois vão se pegar loucamente acertou e não acertou , afinal a alegria dela dura pouco ao descobrirem que ele é seu professor na escola.
Will não pode nem pensar em perder o emprego afinal é ele quem sustenta a casa depois do acidente de carro que vitimou seus pais.
Triste , não? Demais, " Métrica" é daqueles livros que por mais triste que seja sentimos vontade de ler, talvez porque nos faça ver que há coisas muito mais dolorosas na vida do que um pé na bunda de um namorado idiota ou a falta de grana para ir a um show.
A intensidade dos personagens, a força que tem mesmo com o mundo desabando sobre suas cabeças faz desse livro uma história fantástica, onde sabemos que a vida é longe de ser um mar de rosas e a certeza de que devemos fazer pelas pessoas que gostamos tudo que pudermos fazer  enquanto estão vivas.
Seria spoiler contar que a vida de Layken ainda vai ter mais um fato triste, mas deixo aqui a entender que é na dor que ela se mostra forte .
Will também é de uma doçura que encanta as moçoilas e claro ficamos sonhando quando na vida real conheceremos alguém como ele.
Será mesmo que só existem nos livros?
Não sei, desconfio que os melhores morem nas páginas dos livros onde ficam de certa forma eternizados por sua fofura com o ser amado.
" Métrica" é para chorar, suspirar e agradecer, nem tudo na vida é tão ruim quanto parece ser, e a força está dentro da gente, por mais que como a personagem diga, tenhamos estágios de luto. Perfeito.

20 comentários:

  1. Caramba Raffa, levou o livro para o cinema?? Só você mesmo..hehehehehehe

    Interessante o que você disse sobre o Slam, eu nunca tinha escutado essa palavra, aliás nem sabia que isso existia.

    Só em saber que a personagem principal não é chata, já ganha pontos comigo, pois de mocinhas muito frágeis e inocentes ao ponto de me irritar, eu não gosto.
    Putz, ela se apaixona justamente pelo professor!

    Agora necessito desse livro, quero saber mais detalhes da história deles, parece ser realmente um livro ótimo!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  2. Raffa, eu já queria ler esse livro antes de ler sua resenha, afinal, ouvi falar maravilhas dele e uma amiga que leu me indicou... Não resistir e aproveitei uma promoção do submarino e comprei, só falta chegar...
    Estou ansiosa para ler. Quanto a palavra Slam eu fiquei curiosa pq vi na capa do livro e pesquisei, mas achei bacana você explicar.
    Parabéns pela resenha maravilhosa.
    Bijinhos... (com "i" mesmo e sem "e" rsrs)

    ResponderExcluir
  3. Pensei que "slam" fosse "bater" e já fiquei logo "não quero ler livro de menina que apanha!" hahaha Mas vi que é bem fofinho e lembra muito a estória da Aria e o professor Ezra de Pretty Little Liars! Eles se pegam num bar antes das aulas começarem e eles descobrem que são aluna e professor bem no primeiro de aula! :O

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raffa!

    Pronto, mais um pra minha lista! rs Adorei a resenha. O tipo de livro que gosto de ler. Nunca me incomodo quando o livro tem sofrimento. Só não gosto que seja sem propósito. Louca pra ler!
    Beeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  5. Eu li Métrica por sugestão de um grupo de leituras que participo. Não conseguia parar de ler. Tive que interromper a leitura para dormir porém fiquei pensando na história, no que ia acontecer. Não conseguia dormir.

    Todo mundo deveria ler esse livro. É lindo!!!

    ResponderExcluir
  6. Comprei Métrica por indicação de umas amigas, mas não sabia direito do que se tratava e agora lendo sua resenha estou vendo que fiz uma boa compra e já vi que vou acabar passando na frente de outros por aqui também...rs

    ResponderExcluir
  7. Ai, esses livros que me arrancam a alma de tanto sentimento que eles contêm...Quero muito ler Métrica desde a primeira vez que li a sinopse dele e essa vontade aumente a cada resenha que leio, aliás a sua resenha ta linda, cheia de sentimento! Parabéns! :)

    ResponderExcluir
  8. Eu venho lendo várias resenhas positivas sobre o livro, e ele já está no topo da minha próxima compra! Achei bacana a curiosidade sobre o título original, já me perguntei sobre, mas não tinha parado para procurar ainda. A resenha só me deixou com mais vontade de ler o livro, ela transmitiu bem o que você sentiu ao ler e quero descobrir isso com a história também. Beijos.

    http://recantodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Li Métrica recentemente e ameeeeeeei....aaiinnn tem que ter uma continuação..em alguns pontos achei a Layken meio imaturacheia de mimimi e o Will?? o que dizer dele?? perfeição puraaaaaaaaa ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Me arrepiei só de ler sua resenha... todo mundo fala que esse livro é de chorar.
    Já tenho ele (comprei na promo do submarino) e tô louca pra ler.
    O que aconteceu com ela q vc não pode contar?! *Curiosa

    ResponderExcluir
  11. Já estava super a fim de ler esse livro agora ainda mais.Já li varias resenhas dele e todas sempre muito positivas.Vc expressou muito bem o que sentiu com o livro, Raffa.Bj.

    ResponderExcluir
  12. Fiquei com vontade de comprar esse livro. Adorei sua resenha, Raffa. Bjs

    ResponderExcluir
  13. Levou para o cinema?
    Nossa deve ser a mais incrível das historias! rs
    Fiquei muuuito curiosa principalmente por causa da sua conclusão da resenha.

    "Métrica" é para chorar, suspirar e agradecer, nem tudo na vida é tão ruim quanto parece ser, e a força está dentro da gente, por mais que como a personagem diga, tenhamos estágios de luto. Perfeito"

    Acredito muito nisso, e sempre falo isso para os amigos, mas qnd é com a gente... fica tão dificil por em pratica! ;(

    Bjinss

    ResponderExcluir
  14. Oi, Raffa.
    Já tinha visto falar muito desse livro, mas ainda não tinha parado pra ler resenha dele.
    Como já disse antes, suas resenhas objetivas e claras, pra mim, são as melhores.
    Fiquei com muito mais vontade de ler este livro, me identifiquei com a historia.
    Senti na pele o quanto ás vezes somos mais fortes do que imaginamos, e como descobrimos isso em um momento de dor profunda.
    Quero muito ler essa história.

    Beijokass!
    Jaque
    @meulivromeumundo
    http://www.meulivromeumundo.com/

    ResponderExcluir
  15. Varias resenhas super positivas pra esse livro e quero muito ler, gosto muito de livros que fazem chorar, são meus favoritos, passo na frente dos que fazem rir.Sempre gostei muito de poesias acho que foi isso que me chamou a atenção primeiro na história, mas tendo gato e romance to dentro.
    Só você pra levar o livro pro cinema rsrsrsrs

    ResponderExcluir
  16. Por mais que eu tenha plena consciência de que Métrica é um livro que deve ser lido, não consigo me sentir totalmente atraída por ele e não sei explicar bem o porquê. Quem sabe eu realmente tenha que ler, deixando de lado expectativas e preconceitos para então ter uma opinião formada.

    ResponderExcluir
  17. OMG! PRECISO ler este livro.
    Vejo todos falando bem, mas é a primeira resenha que leio e só agora entendi do que se trata o livro.
    Acho que ele vai furar fila também!

    Só não entendi o: Para quem gostou de Belo Desastre.
    :p

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Oi! Como eu preciso ler esse livro!!! Ainda mais que Pausa está chegando... quero saber como são as competições de slam.
    bjs

    ResponderExcluir
  19. O livro parece ser muito bom. Nunca li nenhum com esse tipo de temática.

    http://infinitoparticulardoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)