sábado, 14 de setembro de 2013

[ Resenha] : Não há dia fácil

Título Original: No easy day
Título no Brasil : Não há dia fácil
Autor : Mark Owen e Kevin Maurer
Editora : Paralela
Número de págs: 257




 O Termo SEAL é explicado logo no início do livro, SE vem de SEA ( mar), A vem de AIR ( ar) e L vem de LAND ( terra!) , a chamada tropa de elite americana que estava no dia da captura de Osama Bin Laden no Paquistão em 2011 teve vários livros publicados sobre o tema, uns escritos por especialistas e outro por membros. Esse me chamou a atenção por ser escrito por um SEAL, Mark Owen é um nome fictício para um dos soldados que fazem parte do que eles chamam de Special Operate Forces, Mark relata desde sua infância até o dia que disse a seus pais que queria servir o país. Os pais contrários a vontade do filho, pediram que ele pensasse mais e que fizesse faculdade na esperança que mudasse de ideia.
Bem, pelo livro sabemos que de nada adiantou, no que muitos chamaram de "Guerra ao terror" após o dia 11 de setembro de 2011 , Mark teve sua vida focada na caçada ao terrorista número 1 do mundo!
O que impressiona no livro é a felicidade com que ele faz parte das coisas mais duras , dos treinamentos e viagens mais sinistros que eles enfrentam.
Não há moleza, na parte do livro em que ele descreve as amizades e perdas que teve antes do dia da captura senti um pouco de tédio, afinal por mais que me interessasse na vida de um SEAL o real motivo por comprar o livro era saber como foi a a captura de Bin Laden.
Por mais que já tenha visto quase todos os filmes e lido uma penca de livros, a visão de um SEAL me interessava, só a frase "O único dia fácil foi ontem" da contra capa já fez eu me interessar pelo livro.
Quando a equipe de Jen - acredito que a moça que fizeram o filme "A hora mais escura que planejou toda a captura do terrorista - o livro fica ainda mais interessante, achei bem legal as fotos no meio do mesmo explicando por mapas as áreas, fotos da região , dos equipamentos, das armas e da casa de Bin Laden .
Até o dia da captura vivemos junto com ele a apreensão até um dos SEALS achar Bin Laden e matá-lo , mesmo na frente da esposa e dos filhos pequenos, aliás uma das esposas dele, ele tinha 3!
Por mais que já saibamos do final, o relato das fotos que ele tirou do corpo , do rosto desfigurado pela bala até o encontro do corpo com Jen e a equipe e o encontro com Obama para felicitar pela operação bem sucedida.
Mark conta das fotos que tirou e que nunca chegamos a ver porque o governo americano não as liberou!
As fotos que o mundo queria ver como vimos Sadam, Kadafi e tantos outros líderes assassinados.
Um livro para quem tem interesse em saber a vida de um SEAL e o que eles passaram na captura de Bin Laden.

12 comentários:

  1. Já li algumas resenhas sobre esse livro e fiquei interessada na história. É uma ótima leitura com certeza.

    ResponderExcluir
  2. Nossa Raffa,

    O livro parece ser bem interessante, gostei da temática dele e fiquei curiosa em conhecer a vida de um SEAL!

    Vou procurar ler em breve!

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  3. Eu não acredito na morte de Bin Laden... :p

    Justamente por conta das fotos não divulgadas, porque o vídeo do Sadam foi super divulgado e as fotos do Bin Laden escondidas?

    Mas, de qualquer forma, parece um livro interessante. Um bom presente pro namorado.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Raffa!

    Acho que já mencionei por aqui, não tenho certeza, mas o fato é que estou passando por um momento bem difícil, tanto que o meu bloguinho tá lá, meio abandonado. Não consigo ler nada que não seja suave, pelo menos não no momento. Então, por mais interessante que esse livro pareça, não tenho intenção de lê-lo tão cedo. De qualquer forma, mais uma excelente resenha!

    Beeeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  5. Concordo com a Mari,também não acredito na morte de Bin Laden.
    O livro parece ser interessante mas não sei se eu iria ler ele.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro e depois de ler sua resenha fiquei interessada e já anotei aqui na listinha de leitura.

    ResponderExcluir
  7. Oi, Raffa!!1

    Vi esse livro várias vezes e coloquei na minha lista de futuras compras. Fiquei realmente curiosa sobre a vida de um SEAL e como se deu a captura e morte de Osama Bin Laden, gostaria de saber também pq não divulgaram as fotos dele, achei bem estranho isso, já que ele era o terrorista mais procurado do mundo.... Só lendo para ter algumas pergunta respondidas.
    Ótima resenha Raffa. Parabéns!!!
    Bjão

    ResponderExcluir
  8. Oi Raffa.
    Confesso que nem sei o que falar com relação a esse livro, adorei a sua resenha mais mesmo assim não fico muito empolgada com a história, o fato de ainda não terem fotos da morte do Bin Laden faz parecer um pouco falso. Por mais que ele conte com detalhes como foi invadir a casa, e conseguirem captura-lo e matar etc. Ainda assim não levo muita fé.

    ResponderExcluir
  9. Gosto de estórias assim realistas,me interessei bastante pelo livro..principalmente por ser um temo que no momento muita gente se interessa =)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro mas em se tratando desse enredo, com Bin Laden e tudo, não h´pa como negar que chama muito a atenção. Quem sabe mais pra frente eu tenha a oportunidade de ler.

    ResponderExcluir
  11. Desse ser uma leitura bem tensa, onde relata a vida de um Seal e a caça e captura do Osama, acho que o mais chocante é o relato das fotos tiradas do corpo e mesmo não tendo as fotos pra vermos, só com as descrições ja desenhamos as cenas na nossa cabeça! Vou querer ler! :)

    ResponderExcluir
  12. Não me convence... Essa história do Osama Bin Laden, de sua captura, dele ser responsável por uma série de atentados, de sua resistência durante anos... Pra mim, tudo foi "criado" com objetivo de beneficiar de uma ou outra forma, os EUA. Mas ainda assim vou dar uma chance aí ao pdf, a ver como sai. Para a galera: http://portugues.free-ebooks.net/ebook/Nao-ha-dia-facil

    boas leituras

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)