sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Menina que ia ao teatro : " Querida Helena Sergueievna" [ Crítica]

Título : Querida Helena Sergueievna
Teatro : Centro Cultural da Justiça Federal 
Texto de Ludmila Razumovskaia
Tradução de Tatiana Belinky
Direção de Isaac Bernat
Elenco : Helena Varvaki, Fábio Cardoso, Gabriel Vaz, João Pedro Zappa e Marina Provenzzano
Atualmente em cartaz de Quarta a domingo
As 19 h
Até 14 de dezembro
Valor do ingresso : R$ 30 inteira R$ 15 estudante e idosos



Amo teatro, mas bate um desânimo quando a peça é ruim. Quando ganhei de uma amiga os ingressos para ver essa peça me animei por ser bem próximo ao meu trabalho e em um horário ótimo que daria tempo de ver em véspera de feriado com o namorado!
Outro fator é que o Centro Cultural da Justiça Federal no Rio de Janeiro ( no Centro da cidade, bem próximo ao metrô Cinelândia) é um lindo lugar seja para ver uma exposição, para tomar um café ou para no nosso caso assistir a uma peça depois de um dia cansativo de trabalho.
Foi assim que vimos " Querida Helena Sergueievna" , logo no início já dava para notar mesmo sem ler a sinopse que não se passava no Brasil. A história é passada na Russia, uma professora recebe no dia de seu aniversário 4 alunos seus que dizem ter ido até o local somente para felicitá-la pela data. 
Acontece que o real motivo de terem ido não é esse, e ela vai percebendo aos poucos que na verdade o que querem é a chave onde estão as provas que fizeram naquele dia , da matéria que leciona - Matemática - e que querem mudar as respostas pois boa parte deles se deu mal e desse jeito não terão chances de ingressar na faculdade.
O que começa com uma simples visita onde a então ingênua professora os recebe feliz e conta que sua mãe está hospitalizada , ao desenrolar da peça vai se tornando um jogo perigoso onde cada um dos jovens mostra sua real faceta e chega a assustar até mesmo uns aos outros o que são capazes de fazer por uma chave.
 
 Com atuações excelentes e um texto maravilhoso, essa peça poderia estar em qualquer sala de exibição virando filme e mesmo se passando na Russia reconhecemos jovens de nosso país tendo as mesmas atitudes sem limites.
Super recomendo!
 

9 comentários:

  1. Oi, Raffa!!!
    Suaaaaaa linnnnnnda!!! Eu sou prof. de Matemática... hahahahhah Bem sei como eles desejam mudar as respostas... rsrsrsrs Queria muito ver essa peça, deve ser muito show... Ainda bem que temos você para nos trazer um pouco do mundo teatral... Aqui quase não vem peças... =\

    Beeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeijo linda!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilly

      Não sabia que é professora de Matemática, vc ia amar a peça amiga!

      Beijos e um ótimo feriado p vc querida

      Excluir
  2. Olá, Raffa. Sou Rafael Fleury, produtor do espetáculo "Querida Helena Serguêievna". Muito obrigado pela crítica. =)
    Faremos um debate em um dos sábados de apresentação, após a sessão. Se quiser participar, me avise através deste email: middayproducoes@yahoo.com.br.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Olá Raffa!

    A peça me pareceu ser bem interessante, pena que fica longe para mim =/
    Uma boa dica!

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. A peça parece ser bem interessante mesmo...se tivesse aqui na minha cidade eu iria ver ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Uau Raffa, a peça é ótima hein, adorei a historia e sabendo que as atuações estão ótimas dá mais vontade ainda de ver, pena eu não morar no Rio! Seria bom uma historia assim ser transformada em filme como voce disse, daria uma historia ótima!

    ResponderExcluir
  6. Parece ser bem interessante essa peça. Faz tempo que não assisto uma, tenho que me programar para mudar isso logo.

    ResponderExcluir
  7. Legal, pena que na minha cidade nao tem coisa culturais com ai.


    xx

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)