domingo, 24 de novembro de 2013

Menina que ia ao teatro : Sonhos de um sedutor [Crítica]

Título Original : Paly it again, Sam

Título no Brasil : Sonhos de um sedutor

Baseado na peça de 1969 e no filme " Sonhos de um sedutor" de Woody Allen, de 1972

Elenco : Luana Piovani, Heitor Martinez, George Sauma, Georgiana Góes

Local : Teatro Ipanema
Em temporada até 08 de dezembro
Valor da entrada : R$ 50 ( idosos, estudantes e moradores do Rio pagam metade)
Quinta a sábado as 21 h
Domingos as 20 h


Sinopse: Sucesso de público e crítica, “Play it again, Sam” estreou na Broadway em 1969. Três anos depois, chegaria às telas, com o mesmo elenco: Woody Allen na pele de Allan Felix, crítico de cinema que acaba de ser abandonado por sua mulher, Tony Roberts como o amigo Dick e Diane Keaton como Linda, sua esposa, por quem Allan se apaixona. Com texto de Woody e direção de Herbert Ross, “Play it Again, Sam” – a clássica frase de Humphrey Bogart em “Casablanca” – traz o início de algumas das marcas registradas pelas quais o diretor americano seria reverenciado: a observação e ironia do caleidoscópio de sentimentos e comportamentos humanos, o personagem neurótico, a subversão dos “finais românticos felizes”, a obsessão com analistas e a mulher “proibida” como objeto de desejo. O espetáculo foi também o primeiro trabalho conjunto de Allen e umas de suas principais musas, Diane Keaton – consolidado nos anos seguintes em mais sete filmes, entre eles o premiado com quatro Oscars “Annie Hall”.Em 24 de outubro, sua primeira versão brasileira estreia no Teatro Ipanema, pelas mãos do produtor Miguel Colker, que ano passado comprou de direitos da obra no País, e convidou Ernesto Piccolo para a direção.George Sauma faz o franzino e inseguro Allen Felix, que parece ter saído de um cartoon de Jules Feiffer. Ele acaba de ser deixado por sua mulher Nancy (Georgiana Góes) que o acusa de ser só “um espectador da vida”. Entre uma dose de aspirinas e outra, é visitado pelo casal de amigos Dick (Heitor Martinez) e Linda (Luana Piovani) que tenta lhe apresentar novas garotas em encontros desastrosos, enquanto um imaginário Humphrey Bogart lhe dá conselhos – “Não tem segredo, garoto. As mulheres são tolas, mas nunca encontrei uma que não entendesse um tapa na cara ou uma coronhada de uma quarenta e cinco”. Allan acaba se aproximando de Linda, com quem compartilha afinidades – incluindo o afã por remédios - o que a leva a uma tensão ainda maior pela culpa em relação ao amigo. Ernesto Piccolo comenta - “Já seria uma honra dirigir qualquer texto de Woody Allen, de quem sou fã, mas ‘Sonhos de um Sedutor’ é um de meus preferidos, por tratar com leveza das inseguranças, fantasmas, questionamentos, fantasias e também as imponderáveis possibilidades do amor”.

EU e o NAMORADO
  Que o cinema é uma paixão minha, todos vocês sabem, mas assim como os livros e o cinema, o teatro também é algo que amo. Quando soube que estava em cartaz uma peça baseada em um filme do diretor  e roteirista Woody Allen , não pensei duas vezes, comprei os ingressos para festejar o niver de namoro com o namorado. Fiquei feliz de ainda terem ingressos a venda aqui no Rio de Janeiro está cada vez pior quando  a peça é boa ter ingressos disponíveis, algumas peças tem que se comprar mais de um mês antes, o que por um lado é ótimo
O Teatro Ipanema fica na Zona Sul do Rio e é de fácil acesso, rodeado de bares, restaurantes nas ruas ao lado, sendo um programa maravilhoso para um casal, para sair com uma amiga...
LUANA PIOVANI como LINDA
 Teatro lotado, com cadeiras extras e a peça começa. Tudo que eu esperava e um pouco mais.
A história claro, se passa em Nova York, o papel que foi de Allen na telona dessa vez é do excelente ator George Sauma que ainda não conhecia mas que conseguiu tão bem pegar os trejeitos de Woody que fiquei impressionada. No papel de Allan, um inseguro crítico de cinema , obcecado pelo ator Humphrey Bougart, ele recebe a notícia de que sua esposa Nancy ( Georgiana Góes) quer o divórcio. Deprimido, confuso e causando risadas na plateia com suas neuroses, o personagem é muito divertido.
Para ajudá-lo a se recuperar, o casal amigo Linda ( Luana Piovani que além de linda arrasa trabalhando!) e Dick ( Heitor Martinez que está excelente também, porque faz dois personagens, além desse, o Humphrey Bougart que conversa com Allan) apresentam amigas mas cada situação vivida por ele é bizarra e ele fica ainda mais deprimido e próximo de Linda. Ela por ter um marido que viaja demais, acaba focando demais na vida do amigo e passando mais tempo que o comum, o que pode ocasionar um certo cenário não muito agradável na vida dos dois.
A graça da peça está no roteiro, as neuroses, os diálogos, tudo ali cheira a Woody Allen e para quem é fã como eu, impossível não reconhecer o diretor em tudo. Até na trilha sonora. 
GEORGIANA, GEORGE, LUANA e HEITOR
 O mais bacana é ver que por mais que alguns saiam de casa somente pelo elenco que é composto por atores conhecidos de todos nós, como Luana Piovani linda de morrer que arranca suspiros da plateia, o grande show da peça está no ator que é mais desconhecido. George Sauma foi uma grata surpresa, e mereceu os aplausos de pé que recebe no final da peça.
Gênio como sempre, a mistura do real com a paixão que temos pela tela - e pode se dizer pelo cinema - é mais uma vez muito bem mostrado por Woody Allen nos diálogos de Bougart e de Allan.
Imperdível! Espero que mais pessoas possam assistir !

 

16 comentários:

  1. Confesso que senti uma inveja branca de você. Curto muito o George Sauma. Uma vez assisti ao espetáculo chamado Decamerão e ele tava no elenco, fiquei impressionado com o talento do ator. No mais, assistiria ainda porque é baseado em um clássico do Woody.

    Um abraço,
    http://oepitafio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elder

      Agradeço seu comentário, realmente é um ator maravilhoso, me impressionei com a atuação, fiquei com medo por ser fã de Woody Allen que quem o interpretasse caísse no caricaturismo, mas ele passou longe disso e fez a peça com perfeição.

      Abs

      Excluir
  2. Oi, Raffa!!!
    Mais uma que eu gostaria muito de ver. Também sou looooooooouca pelo velho Woody. Adoro seus filmes e a forma como ele se coloca em todas as filmagens... Neurose? Adoooooooooro! To muito feliz que você conseguiu se distrair e que a peça foi bem executada pelos atores em questão. Eu não suporto a Luana por conta de seu comportamento com a mãe de um amigo, uma senhorinha que trabalha de copeira em um famoso hotel daqui da Bahia... Enfim, feliz que a peça seja maravilhosa, desejosa de que viesse por aqui ...
    Parabéns pra vocês sua lindinha!!! Que venham 2 anos, 2 décadas... e assim, sucessivamente... Você merece!!!

    Beeeeeeeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilly

      Woody é muito único, né? Já vi filmes dele que não gostei tanto, mas os que amei e foram muitos me fazem ser fã desse ator/ roteirista/ diretor.
      Quanto a Luana Piovani, sempre gostei muito dela como atriz, entendo que se tivesse uma experiência de fã desagradável com ela ficaria com raiva assim como tenho da Reese hahah
      Muito obrigada pelos votos de felicidade, a noite agradável com a peça tão boa foram uma boa recompensa depois de 1 semana de repouso , só trabalhando.
      Beijos querida

      Excluir
  3. Parece ser muito legal essa peça..huummm NY....aqui na minha cidade quase nunca tem atrações teatrais e qnd tem é infantil ¬¬'
    quase não reconheci a Luana Piovani nas fotos =P

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não tenho ido ao teatro, mas gosto muito da arte. Assistir ao vivo é uma emoção contagiante.
    Valeu a dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline

      Eu amo teatro, mas os altos preços das peças as vezes impossibilitam que eu vá a muitas.
      Essa pelo preço ser bom e por ser do Allen me incentivou, valeu cada centavo, se tiver a oportunidade vá que vale a pena

      beijos

      Excluir
  5. Oi, Raffa!
    Gostei da dica, parece ser realmente muito boa a peça,
    talvez eu convença o marido a ir comigo. rsrs
    Vlw pela dica.

    Beijos - Meu Livro, Meu Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jaque

      Puxa, vá sim, acho que o preço está em conta e o Fator Piovani podem ajudar hahahah ( mas não diga isso a ele! - mas a peça é muito legal, tenho ctz que vc e o maridão vão se divertir viu!

      Beijos

      Excluir
  6. Infelizmente, aqui na cidade (fortaleza) não temos muitas peças boas.
    E quando tem é uma briga pra conseguir os ingressos.
    Felizmente isso esta mudando um pouco e Fortaleza esta sendo incluída na agenda de apresentações de varias peças legais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Mari,

      Espero de verdade que mais peças vão até sua cidade, sei que a grande maioria estaciona no eixo Rio - SP , e aqui como disse também há peças que os ingressos tem sido disputados a tapa rs
      bjs

      Excluir
  7. Oii Raffa.
    Nossa que show essa peça.
    Confesso que não conhecia, é tão bom o seu blog, só assim pra mim ficar sabendo de tudo q rola e o que é bom.
    Parabéns pelo namoro.
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá Raffa!
    Adorei sua dica, mas infelizmente moro muito longe e fica inviável ver.
    É minha sina de morar na roçaaaaaaaa!
    Como quero ver.
    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  9. Nessas horas queria morar mais perto das "badalações", faz tempo que não vou ao teatro...

    ResponderExcluir
  10. Valeu pela dica,mas estou um tanto quanto longe....pena. :(

    ResponderExcluir
  11. Bem legal a historia, pena que aqui na minha cidade, o teatro é pra mero enfeito, raramente vem boas peças pra cá, infelizmente! Ah Raffa, eu não consigo gostar da atriz Luana Piovani, acho ela insuportável, quase uma Reese Witherspoon versão nacional rsrsrs!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)