sábado, 21 de dezembro de 2013

Menina que ia ao teatro : O Quebra-Nozes ( ballet)

O quebra-nozes
Ballet, Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal
Música, Piotr I. Tchaikovsky
Coreografia, Dalal Achcar

Em cartaz no Theatro Municipal do Rio de Janeiro até o dia 5 de janeiro de 2014
Ingressos a preços populares desde R$ 25,00 ( idosos e estudantes pagam meia-entrada)
 
 


Sinopse: A versão de O Quebra-Nozes normalmente dançada pelo Ballet do Theatro Municipal carioca foi concebida pela bailarina e coreógrafa Dalal Achcar, estreou em 1981 e foi dançada completa nesse teatro novamente em 1983, 1984, 1985, 1986, 1992, 1994, 2001, 2007, 2010, 2011 e 2012 e em São Paulo em 2009. Compõe-se de um Prólogo com duas cenas, um Primeiro Ato e, após o intervalo, o Segundo Ato.
A primeira cena do Prólogo, bem rápida, transcorre em frente à casa dos Von Stahlbaum. “Através das janelas iluminadas podemos perceber o movimento dos preparativos para a festa de Natal.” A segunda cena do Prólogo mostra a festa de Natal na casa dos Von Stahlbaum. O misterioso doutor Drosselmeyer chama a atenção de todos com seus truques e mágicas e presenteia sua afilhada Clara com um quebra-nozes que imita um soldadinho. O irmão Fritz, com inveja, arrebata o quebra-nozes da menina e acaba por quebrá-lo. Mais tarde, quando os convidados já foram embora, Clara, que esqueceu o quebra-nozes junto à árvore de Natal, volta para apanhá-lo. O relógio anuncia a meia-noite. Clara, "sentada em uma cadeira, assusta-se com o ruído de ratos e com a estranha imagem do doutor Drosselmeyer, que faz com que a Árvore de Natal cresça à frente de seus olhos. Os bonecos adquirem vida e travam uma luta contra os ratos." O quebra-nozes, que foi o capitão do pelotão de soldados, transforma-se num belo príncipe e convida Clara para acompanhá-lo numa visita a dois reinos encantados.
O Primeiro Ato transcorre no Reino das Neves. O Segundo Ato, no Reino dos Doces e Confeitos, onde Clara, a convite da Fada Açucarada, senta-se no trono real para assistir a uma sucessão de danças: espanhola, chinesa, árabe, russa, da Bombonière, das flores e ao Pas-de-deux da própria fada com o Príncipe Quebra-Nozes. “Finalmente todos dançam a valsa de despedida para Clara e o Príncipe, que retornam para casa. Será que Clara sonhou?

 Sempre amei ballet, como dancei durante anos sou daquelas que vê as bailarinas no palco e relembra com gosto quando minha mãe me incentivava no ballet e minha família ia me assistir no final do ano. 
Foi com muita expectativa que comprei ingressos para ver " O quebra-nozes" no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, para mim o teatro mais lindo que temos ( pelo menos nos que já fui!). Chega a me emocionar um pouco aquelas escadas, o teto alto e tanto dourado, nem sabemos para onde olhar. Sim, sou vintage! Depois de uma semana intensa de trabalho,ir com o namorado a um ballet que se passa na época do Natal achei que tinha tudo  a ver. E foi uma escolha acertada, eu já havia visto quando criança mas isso lógico tem muito tempo, como adulta o sentimento certamente foi diferente, me arrependi de não ter levado a máquina fotográfica por isso peço desculpas pela qualidade das fotos que são do meu celular.
O teatro lotado, muitas crianças e só a orquestra tocando antes de começar já me arrepiaram. Amo orquestras, não sei para onde olho, me hipnotizo pelos movimentos do maestro, fico com vontade de aprender violino e sempre acho tudo inesquecível.
Fiquei impressionada não somente com a qualidade dos bailarinos - e isso inclui as crianças que são super técnicas e fofas! - mas com a beleza do cenário, naquele palco imenso eu me perdia não sabendo para onde olhar.
Não lembrava de tudo da história, mas com o tempo e o ballet acontecendo fui de cada detalhe.
 
Aquela árvore gigante no final do palco, a neve que caía as vezes quando a cena pedia, as crianças fantasiadas de ratinhos que quebravam o silêncio do imenso teatro arrancando risadas da plateia com seus gestos.
Difícil dizer o que me encantou mais: os solos dos bailarinos, os cenários ou a música inesquecível de Tchaikovsky, impossível não reconhecer alguma e dizer : " Essa eu me lembro!", porque são músicas que fazem parte de nossas vidas.
Assistiria de novo, pretendo ir no ano que vem e ainda me arrependi de não ter levado meus pais, é um espetáculo maravilhoso, sem idades, para família toda. 
 

8 comentários:

  1. Acho que toas as garotinhas se imaginam dançando ballet numa bela apresentação....enfim...ai casamos e "passamos a bola" para nossas filhas.. minha filhota vive ensaiando os passos de do desenho "Quebra Nozes".Imagino que seja realmente maravilhoso,mas enquanto nós aqui do quase fim do mundo não podemos ir ver esse espetáculo nos contentamos com sua resenha empolgante.Bj.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raffa!

    Que coisa linda! Amei só de ver as imagens que você postou e não há do que se desculpar. Também sou vintage... e vc descrevendo as escadarias do teatro me fez lembrar a Carrie subindo as escadarias da biblioteca e tendo a ideia de se casar ali com o Sr. Big em Sex and the City - O Filme... Ah, que lugar lindo... Mas voltando, nunca vi a um espetáculo desse porte... é duro morar longe de onde as boas coisas acontecem.
    Amei seu texto... gosto da forma como você se emociona com o simples amiga! Também sou assim...

    Beeeeeeeeeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  3. Que lindo!!!!
    Quero ir e levar minha princesa para assistir. Quem sabe ano que vem ;)
    Valeu a dica, amei!

    ResponderExcluir
  4. Pena q nunca teve uma apresentação de ballet dessas aqui na minha cidade (pelo menos q eu saiba), adoraria ir. *-*
    Deve ser magico.

    ResponderExcluir
  5. Deve ser maravilhosos assistir de pertinho ao espetáculo, vou tentar ir ano que vem com a família.

    ResponderExcluir
  6. Completamente perfeito..bem que aqui em Fortaleza poderia ter espetaculos assim...=/

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Raffa! Voce tem um namorado e tanto amiga, parabéns, não é qualquer namorado que topa ir ver um espetaculo de Ballet, na boa, agarra ele e não solta mais viu,rsrsrs! Adorei as descrições que voce deu do ambiente, da peça, dos bailarinos, enfim de tudo! Fiquei aqui babando e morrendo de vontade assistir também, e faça isso mesmo, da proxima vez, leve seus pais, eles vão adorar! :)

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente, eu quase nunca vou ao teatro. Moro em uma cidade pequena que raramente tem algum espetáculo, ainda mais espetáculos clássicos. Nunca vi um espetáculo de Ballet, mas tenho vontade de fazer isso um dia.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)