domingo, 26 de janeiro de 2014

Menina que ia ao teatro: Nós sempre teremos Paris [Crítica]

Título : Nós sempre teremos Paris
Escrita por Artur Xexéo
Elenco : Françoise Forton e Aluisio de Abreu
Direção : Jaqueline Laurance
Teatro : Casa de Cultura Laura Alvim
Curta temporada até 2 de fevereiro de 2014
Ingressos a 40 reais inteira e meia-entrada a 20 reais ( idosos e estudantes)




Com o nome retirado de uma das mais célebres frases do cinema  mundial – a cena final de Casablanca – e ambientada num café no Boulevard Montparnasse, a peça é uma comédia romântica embalada pelo repertório francês mais amoroso do século XX.

Acompanhados por 3 músicos tocando ao vivo, os atores cantam canções francesas que contam a história de encontros e desencontros de um casal. No repertório, músicas como "La Mer", de Charles Trénet  e  "La vie en rose", de Edith Piaf. 


 Amo teatro, mas nem sempre é possível ir sempre, por causa dos preços altos que as peças tem nesse país. Entendo que há toda uma questão de meia-entrada, de patrocínio, mas amo quando as peças que estavam caras ou longes vão para teatros do governo, onde a entrada é bem mais em conta.
Sempre tive vontade de ver essa peça que está há 18 meses em cartaz, quando soube que ela iria para a Casa de Cultura Laura Alvim com preços populares comprei logo 3 ingressos ( eu, namorado e mom, sempre <3).
Chegando ao teatro vi que tinha cometido um erro e clicado em " Balcão" no site da Ingresso.com ao invés de plateia!
Nossos lugares não eram muito bons porque os assentos de cima do teatro não nos deixam encostar os pés no chão. Fomos salvos pela fofa da senhora que trabalha na Casa e nos avisou que já ia começar a peça  que poderíamos sentar em qualquer lugar não vendido embaixo.
Começada a peça adorei tudo, há uma banda com 3 músicos em cena e o casal de atores são Frabçoise Forton e Aloísio de Abreu. Um misto de peça romântica com comédia eles contam o como se conheceram 20 anos atrás em Paris.
 Ela desiludida da vida no Brasil e ele em uma excursão de 20 dias conhecendo 12 países da Europa. As tiradas nos diálogos de Artur Xexéo são ótimas , animadas e com um fundo musical das melhores músicas francesas, cantadas lindamente pelos dois atores.
Me arrepiei com Piaf e ri do jeito dos atores em cena fazendo um casal que viveu a vida sem esquecer um do outro .
Eu e mom :)
Difícil não gostar, claro que se você não suporta músicas em francês, odeia peças em que o cenário não mude passe longe. Mas se você assim como eu ama teatro e se envolve com a história, a ponto de cantar Je non regrette rien e esquecer que está no teatro e não em um show, aproveite vale cada centavo pago e o local é maravilhoso, em frente a praia de Ipanema e pertinho do metrô!
A frase de Casablanca não poderia ser mais perfeita para essa peça linda. 
Achei bem bacana também no final dos atores agradecerem o público e nos receberem na saída do espetáculo!
Claro que aproveitei para elogiar a atuação de ambos e tirar uma foto com eles.
 

9 comentários:

  1. Oi Rafa,

    como eu disse no face, o preo está ótimo, me animei. Também adoro teatro e quase não vou pelo preço.
    Adorei seu blog.

    Bjs,
    Lucila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucila

      Vale muito a pena mesmo, no outro teatro o preço estava 80 reais!

      Beijos

      Excluir
    2. Oi, Raffa!

      Minha ídola das fotos... Poxa, fiquei com vontade de conferir... =\ Mas quase nunca peças vem pra cá e em Salvador quando tem alguma os preços são assustadores. Amei! ♥

      Beeeeeeeeeeeijo

      Excluir
  2. Teatro é muito bom, o que não é são os preços.
    Adorei a história e quero muito ver.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raffa!

    Minha ídola das fotos... Poxa, fiquei com vontade de conferir... =\ Mas quase nunca peças vem pra cá e em Salvador quando tem alguma os preços são assustadores. Amei! ♥

    Beeeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  4. Parece ser ótimo essa peça que aqui na minha cidade não venha peças desse calibre...

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Raffa!
    Parece ser realmente uma boa pedida, uma pena que moro tão longe, fica inviável para a minha pessoa ;)

    Beijinhos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho dois problemas, os preços e a distância, pois moro longe dos lugares. Fica cada vez mais complicado assistir uma peça.

    ResponderExcluir
  7. Aqui não costuma ter peças legais...quando tem o preço também é um horror.Deveria ter alguma iniciativa dos governantes para popularizar os teatro.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)