quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

[Resenha] A menina que roubava livros da @intrinseca

Título Original : The book thief
Título no Brasil : A menina que roubava livros
Autor : Markus Zusak
Editora : Intrínseca
Número de págs : 480






Lido pela segunda vez e dessa vez confesso que pela estreia do filme e pela linda capa nova, "A menina que roubava livros"me pareceu ainda mais lindo. Quando um livro emociona por duas vezes é porque realmente ele é especial.
Na Alemanha da segunda guerra mundial, dominada por Hitler, Liesel é uma criança com cerca de 10 anos que está sendo "entregue"pela mãe a uma família que irá adotá-la. Acontece que quem conta a história é ninguém menos que a morte, e ela sem mistérios nos mostra o como é lugar comum para ela levar o irmão pequeno de Liesel que também seria adotado. Se o início já é triste, imaginem o como chorei com o restante. Não achem que o livro não merece ser lido porque emociona, ele precisa ser lido porque é lindo, porque apesar da história não ser verídica ela tem tudo que aconteceu de verdade na Alemanha nazista já que o autor tem conhecimento de tudo, sua família viveu tudo aquilo mas do lado de Hitler, onde as pessoas eram obrigadas a seguirem o fuhrer.
"A menina que roubava livros" encanta porque Liesel tem uma doçura no  falar do que lhe acontece, em ver a vida por mais que ela tenha sido dura e em encontrar em seu pai o que nunca teve , carinho por parte do seu de verdade.
A mania de roubar livros da menina é na verdade um ato lindo visto do ponto de vista de que ela o faz porque quer de verdade saber o que aqueles livros falam, já que não sabe ler, o que felizmente consegue aprender durante a história.
Do início da guerra onde os alemães comemoravam até os ataques que sofreram de boa parte do mundo, tudo é vivido por Liesel que na sua bondade não faz diferenciação sobre o mal que era na época defender um judeu, ela ama o amigo que seus pais escondem na casa e nem liga para se o Hutler diz que eles devem ser dizimados.
Mais do que apenas mais uma história de Holocausto, esse livro é um dos melhores sobre o tema que li porque a história nos conta um outro lado, o das família que eram obrigadas a serem a favor de Hitler e contra tudo e todos que não fossem arianos.
A parte onde o autor narra que o melhor amigo dela queria ser negro como o melhor corredor do mundo da época e ele não entende porque não pode ser negro chega a arrepiar.

Lindo do início ao fim, esse livro é para ser lido muitas vezes. 

7 comentários:

  1. Esse livro com toda certeza é um dos mais especiais da minha estante. Amo de paixão e não vejo a hora de assistir o filme. Realmente é um dos livros que vale muito a pena ser lido muitas vezes.

    ResponderExcluir
  2. Ainda tenho que ler, a postagem só me deixou com mais vontade da leitura RSRrs e claro também quero ver o filme RSR
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Quero ler o livro e assistir ao filme!!!! Só vejo críticas boas sobre eles.
    Amei sua crítica!

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro indicado por varias amigas. Achei legal mas não achei essa coca-cola toda. :/
    Não sei pq mas não me prendeu e não consegui ficar ligada aos personagens.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raffa!

    Algumas coisas acontecem sem um porquê... Eu ainda não li esse livro mesmo ele tendo passado 8 meses aqui em casa, me olhando da estante...rs. Não tenho ele, era emprestado...rs... Mas por algum estranho motivo que não sei explicar eu não o li. Terminei devolvendo sem conferir... rs... Tenho uma amiga de Fortaleza que disse que está me enviando ele de presente ainda essa semana porque quer ver a minha resenha no blog do livro e do filme...rsrsrsrs Então, mesmo com todas as boas indicações eu só verei o filme depois que tiver lido o livro... *-* Amei amei o seu texto. Quero muito conferir as duas mídias... ;)

    Beeeeeeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  6. Tenho esse livro aqui mas ainda não li..já vi tanto comentário negativo que tô é desistindo de ler..mas quero muito ver o filme!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nossa Raffa!!!!Eu já estava com muita vontade de ler esse livro agora ainda mais.Nunca li nada do Markus,e esse quero ler logo paar depois assistir o filme.Embora não seja verídico,esse livro relata fatos que aconteceram e marcaram a história.Me emocionei...

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)