quarta-feira, 5 de março de 2014

Menina que via filmes : A lista de Schindler [ Crítica]

Título Original : Schindler´s list
Título no Brasil : A lista de Schindler
Diretor : Steven Spielberg
Ano : 1993
Elenco : Liam Neeson, Ralph Fiennes, Ben Kingsley
País : EUA
Idioma : Inglês e Alemão
Duração : 3h 15 min
Censura : 12 anos






A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

Se me pedissem para fazer uma lista com os filmes que vi e mais amei, certamente esse estaria nela.

A lista de Schindler me marcou tanto que lembro de ter saído do cinema com meus pais chorando muito! 

Steven Spielberg - que é de origem judia - conseguiu fazer um filme imenso onde não se olhe nem uma única vez para o relógio, onde a música nos toca de tal forma que basta ouví-la até hoje eu me emociono ou me arrepio.

Oskar Schindler foi um alemão que era considerado oportunista, ele queria lucrar com a guerra e logo se filiou ao partido nazista. Interpretado pelo maravilhoso ator Liam Neeson, Schindler toma todas as cenas por onde passe.
Seja se beneficiando de sua amizade com os nazistas, seja fingindo que não se importa com os judeus e somente quer explorá-los.

Schindler salvou a vida de mil deles os abrigando sem sua fábrica, para isso comprava oficiais de HItler e fingia que estava do lado dele, nunca pareceu apoiar a guerra mas também não falava mal dela, só viu o estrago que faziam quando viu de perto as atrocidades que os judeus passavam , os nazistas matavam sem piedade crianças e riam deles estarem com fome ou sede.
Outro destaque do filme é o ator Ralph Fiennes, como um oficial alemão completamente desequilibrado ele mata sem sentor remorso, espanca mulheres mas sente afinidade com Schindler . 
Os horrores da segunda guerra pelo olhar de muitos judeus que aparecem e a bondade de um homem só que ajudou muitos deles se arriscando a ser descoberto.
O filme mereceu cada um dos Oscars que ganhou, é para bater palmas de pé. Não me canso de assistir, é aquele filme clássico que não tem validade e que emociona dos 8 aos 80 anos.
O filme é em preto e branco o que alguns podem estranhar mas faz todo sentido para uma cena que choca muito todos que vêem o filme.
Os campos de concentração, as mortes sem motivo, a raiva estampada nos olhares dos oficiais nazistas.

Tudo isso nós temos nesse filme. 
Alguns criticaram Spielberg porque acharam que ele fez muito drama com a história, eu acho que ele mostrou tudo na medida certa.

" A lista de Schindler" é um filme para se ter em casa, para mostrar aos filhos, para rever e se lembrar de que etnia alguma é melhor do que outra, que não devemos separar o mundo em cores, em raças...
Duvido você não chorar com o final ;) 

SCHINDLER NA VIDA REAL E LIAM NEESON

3 comentários:

  1. Tem muito tempo que assistir esse filme e é realmente emocionante e chocante, gostaria de assistir novamente

    ResponderExcluir
  2. Também gostaria de ver novamente,é uma história muito emocionante.
    Gostei de relembrar esse filme com você.

    ResponderExcluir
  3. Olha vi esse filme tem tempo e tem partes dele que não lembro, pois foi na escola para um trabalho.
    Lembro só de ser bem intenso!
    Vou procurar por ele e ver com maridex!
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)