quarta-feira, 19 de março de 2014

[Resenha] A garota que você deixou para trás da @intrinseca

Título Original : The girl you left behind
Título no Brasil : A garota que você deixou para trás
Autora : Jojo Moyes
Editora Intrínseca
Número de págs : 384







Depois de ler sobre a Segunda Guerra Mundial li sobre essa história que se passa na Primeira, mais precisamente na França, onde Sophie Lefreve vive com sua irmã e filhos no hotel que um dia trabalhava e vivia cheio de hóspedes. Li também porque a autora Jojo Moyes me levou as lágrimas com seu maravilhoso " Como eu era antes de você".
No livro em questão, ela nos leva para duas épocas, a primeira onde conhecemos Sophie citada acima foi a que mais me encantou, o jeito nostálgico de contar a história da mulher que mesmo longe do marido que estava na guerra teve coragem de enfrentar o capitão do exército alemão : Herr Kommandant. Com um quadro literalmente ao fundo envolvendo desde a história do porco escondido no hotel até a exigência de que ela e a irmã cozinhassem para o batalhão da Alemanha, tudo gira em torno da esperança da esposa que ama demais o marido e que somente quer tê-lo de volta, custe o que custar.
O marido, Edouard, um pintor que foi enviado para a batalha, pintou um quadro de sua esposa chamado " A garota que você deixou para trás", é emocionante ver na narrativa o como uma obra de arte encanta lados opostos de uma guerra. Na verdade, apesar de sabermos que Herr Kommandant nutre um algo mais por Sophie , só a pequena liberdade que ele lhe propõe já é animador para um local onde tudo falta, inclusive a comida.
No " presente" temos uma jovem viúva Liv que ao perder seu amado se vê agarrada a um quadro no qual encontraram a venda em uma de suas viagens, aquele quadro é o mesmo da Primeira guerra, e vai ligar a vida das suas mulheres que amam seus maridos acima de tudo e isso lhes dá uma força descomunal para lutar contra tudo e todos.
Romântico e emocionante o livro não chega a ser uma perfeição como achei " Como eu era antes de você" , confesso que a primeira parte - que vai e volta durante a história - sobre Sophie e primeira guerra achei bem mais interessante do que a segunda, mas no final a autora mostra como uma vinculada com a outra nos fornece um final bonito, digno de uma escritora que sbe na medida certa como emocionar. 

3 comentários:

  1. Olá Raffa!
    Parece ser uma história bem emocionante, ainda mais envolvendo guerra e amor, pois quem ama de verdade luta com todas as forças, para ver seu amado bem.
    Adorei sua resenha!
    Beijos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  2. Livros q tratam desse período histórico sempre me interessam... principalmente se eles tratam da temática "guerra". ^^
    Vai pra lista de leitura.

    ResponderExcluir
  3. Pela capa eu jamais diria que esse livro é assim tão forte e que trata desse período da nossa história.
    Sem sombra de dúvida é mais um que vai pra minha lista,gosto muito de leituras com essa temática.Amei!!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)