sábado, 12 de abril de 2014

Menina que via filmes : Alemão [Crítica]

Título Original : Alemão

Direção: José Eduardo Belmonte
Elenco : Caio Blat, Antonio Fagundes,  Cauã Raymond, Otávio Muller, Milhem Cortaz
Gênero : Drama
Ano  : 2014
País : Brasil
Idioma : Português
Censura : 16 anos
Duração : 1h 49 min









Novembro de 2010. Cinco policiais trabalham infiltrados no Complexo do Alemão, uma área que reúne diversas favelas e é considerada um dos locais mais perigosos do Rio de Janeiro. Desmascarados pelos traficantes, eles agora estão presos e aguardam que ou sejam executados ou resgatados pelas forças policiais, o que significaria na divulgação de uma missão clandestina realizada pela polícia militar.






Quando começaram a fazer propaganda desse filme logo me interessei a vê-lo.

Longe de mim gostar de desgraça alheia ou como muitos disseram de ver o que já temos todos os dias nos telejornais.  Para mim filmes com esse tema abrem os olhos, o que já estamos acostumados a fechar e fingirmos que aquilo nem sequer existe!


As atuações perfeitas, o tom "da favela"nas falas , tudo está presente, e por mais que a história não seja dada como verídica, sabemos que tinham policiais infiltrado no complexo do alemão , favela imensa do Rio de Janeiro onde se passa o filme.

Com os atores globais em peso o filme por si só já seria um chamariz, mas o diferencial está em contar a história do policial , desde aquele que tem mai grana e é filho do delegado como aquele mais humilde que foi criado na favela.

Como se manter íntegro com medo do tráfico? Os moradores parecem não saber a resposta e são sinceros ao dizer que mais temem os policiais miliciantes do que os traficantes que os defendem.

Os 5 policiais são Caio Blat, Gabriel Braga Nunes, Otávio Muller , Milhem Cortaz e Marcelo Jr. 
Como Samuel, Caio Blat é um dos que está em melhor atuação , fazendo emocionar no final com um Antonio Fagundes como sempre iluminado atuando!


Claro que para quem não está acostumado pode assustar ver o galã Cauã Raymond de traficante também achei a atuação dele bem convincente na pele de Playboy, o bandido que manda no morro.

Passado em 2010 quando a favela foi ocupada para instalar uma UPP _ Polícia Pacificadora do Governo - as cenas que vemos nos telejornais são reais e igualmente assustadoras com as "inventadas".

A crítica não gostou e o público apesar de ter sido bom não foi nem de longe o de um "Tropa de Elite"ou "Cidade de Deus"filmes aclamados por todos.

Eu, como cinéfila achei o filme na medida certa, tem a violência que sabemos que existe, atuações bacanas e um roteiro que segura as pontas até o final.
Não daria 5 estrelas mas 4 com certeza!


7 comentários:

  1. Que legal!!! Quero muito assistir, embora não curta filme nacional, me interessei pela história justamente por ser "verídica". Bjnhs

    ResponderExcluir
  2. Olá Raffa!
    Já vi várias pessoas falando bem desse filme e estou super curiosa para ler. É bom saber que tem tudo na medida certa no filme.
    Adorei sua opinião!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Também me interessei por esse filme quando começou a se falar dele.Quero muito assistir.Gosto muito de filme nacional,e melhor ainda já sabendo que é tudo de bom,o elenco,a atuação e os cenários e sua opinião também né?!Como vc disse embora não seja verídico,quantas pessoas não viveram situações semelhantes com drogas e "vizinhança",pra mim é como se fosse verídico.A única coisa que não gosto muito nos filmes nacionais são os palavrões...

    ResponderExcluir
  4. Não vejo a hora de ver este filme, gosto muito de filmes nacionais, principalmente como este, que às vezes mostra o que a mídia do dia-a-dia acaba não mostrando.
    Valeu pela dica em resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Com certeza mais um filmaço brasileiro e com um elenco ótimo, adoro o Caio Blat! Infelizmente é uma realidade que é retratada nesse filme com certeza, mas é como voce disse, é bom vermos filmes assim, pois abrimos mais os olhos diante das coisas que acontecem em nosso pais! Excelente dica!

    ResponderExcluir
  6. Por isso nunca vou pela cabeça dos críticos... Mesmo quando a crítica diz q o filme não é bom, eu sempre dou uma conferida para ver por mim mesma.

    ResponderExcluir
  7. Realmente esse tipo de filme não é pra mim..e dessa vez vou deixar passar!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)