terça-feira, 1 de abril de 2014

[ Resenha] O sobrevivente da @editorarecord


Título Original : O Sobrevivente
Memórias de um brasileiro que escapou de Auschwitz
Autor: Aleksander Hendryk Laks / Tova Sender
Editora : Record
Número de págs : 172
ISBN 85-01-05831-9



Quando um amigo do trabalho me emprestou o livro ele disse que o livro era forte. Já havia lido muitos livros sobre o tema do Holocausto com sobreviventes e memórias dos que não resistiram mas confesso que por alguns minutos esse me deu embrulhos no estômago seguido de lágrimas nos olhos que insistiam em cair em alguns relatos nele escritos.
Aleksander Henryk Laks na verdade não é brasileiro como o sub título indica, pode sim ter se naturalizado depois mas nasceu na verdade na Polônia onde ainda criança viu Hitler e seu exército invadirem o país e saírem matando todos os judeus. Alguns como os de dua família ainda tiveram uma sobrevida , foram para os famosos campos de concentração. Ele que já havia perdido sua mãe bem jovem que insistiu em engravidar dele após ter perdido outros bebês, acabou trazendo a vida Aleksander mas muito doente não resistiu muito tempo depois deixando a criança com o pai que mais tarde se casaria com uma mulher que foi muito boa para o menino e que ele também chamava de mãe. 

Entre dias de pouca comida , de mortes a todo instante, sobreviver era muita sorte e a todo segundo ele agradecia por estar vivo e por não terem lhe separado de seu pai. 
As mulheres da família não tiveram a mesma sorte e ele acredita que todas morreram logo em seguida em Auschwitz. O campo de concentração mais conhecido da Segunda Guerra Mundial por ter sido palco das maiores atrocidades com o povo judeu e com ciganos. Ali, o menino ficava para trás e em 12 anos de guerra ele saiu uma pessoa diferente que viu as piores coisas que uma pessoa poderia vivenciar virem da maldade gratuita do ser humano.
Por amor ao pai ele lutava, não aceitava que seu pai desistisse mesmo quando havia nele mais ossos do que carne. Mesmo quando tudo e todos lhe diziam que o único destino era a morte. Nem ele sabe como sobreviveu, acha que por sorte.
Aleksander viveu um pesadelo, onde sentir fome, não ter higiene, não saber o que era beber água não era mais nenhum absurdo mas uma constante ainda mais repugnante quando ele narra que além dos soldados alemães tinham kapos ( judeus que trabalhavam para os nazistas) que sentiam prazer de maltratar seus iguais.Impressiona, choca e comove, no relato desse polonês que nem mesmo o leitor entende como pode ter sobrevivido para contar suas histórias e que a vida quis que ele viesse morar no Brasil um lindo livro onde a força de vontade , onde o amor por um pai e principalmente onde tantos erros narrados podem servir de exemplo para nunca mais serem repetidos.
Emocionante do início ao fim!


* Esse livro foi emprestado por um amigo meu do trabalho que também é judeu e o autor é seu padrinho. Foi ainda mais emocionante ler a dedicatória que ele fez ao dono do livro - que por motivos de privacidade não bati fotos da mesma ! - e a foto dos dois que tem no meio do livro. Agradeço pelo precioso empréstimo, a história de Aleksander assim como queria seu pai, foi " escutada" mais uma vez!

10 comentários:

  1. Caramba, já tive algumas oportunidades de ler esse livro e sempre deixei para depois... Não vou mais fazer isso.
    Com certeza é uma historia poderosa e q merece ser lida. :)
    Livro sobre o holocausto sempre chamam minha atenção. É essa curiosidade mórbida sobre esse período negro da nossa historia.
    Colocar ele aqui na frente das leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mary

      Vale muito a pena, eu me emocionei demais!
      beijos

      Excluir
  2. O Sr. Laks é um homem que me ensinou muita coisa em menos 5 horas. O conheci em uma palestra em meu colégio e, após a mesma, não pude ir em embora sem conversar com ele. Terminei o livro exatamente como estava no final da palestra: em prantos.
    Sempre admirei a história dos judeus e o livro dele é um dos meus emocionantes que li. Até hoje quando organizo para a minha estante e olho para o livro, abro para dar uma folheada e reler minha dedicatória que sempre me emociona.

    Ótima resenha, amiga!
    Super beijo ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari

      Obrigada por comentar! Que coisa linda vc ter conhecido ele! E com um autógrafo! Nossa, deve ter sido emocionante, o livro como disse mexeu muito comigo.

      Beijos

      Excluir
  3. Não conhecia esse livro. Pareceu muito interessante conhecer outros pontos de vista de quem viveu, ou sobreviveu, a tudo isso. Emocionante!

    ResponderExcluir
  4. Eu não li este livro ainda, conheci ele agora aqui, através do seu blog.
    Adoro livros que falam sobre o holocausto e vou conferir pra ver se realmente é forte, porque depois do livro que li "Depois de Auschwitz" nenhum outro que li conseguiu ser mais forte que ele.
    Hoje é a primeira vez que visito o blog e estou amando!

    Beijos e obrigada pela dica valiosa através de resenha!

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esse livro...fiquei sem palavras para comentar...fiquei chocada e emocionada com sua emoção acredita?!
    Valeu pela dica.Bjão.

    ResponderExcluir
  6. Nossa Raffa!
    Não conhecia esse livro, mas gosto de ver relatos de quem passou por essa fase terrível da nossa história. Pelo que você contou, iria chorar do inicio ao fim do livro. Poxa seu colega é afilhado do autor? Bacana!
    Vou procurar por esse livro.
    Beijos

    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  7. Eu não conhecia esse livro, mas sempre fico muito tocada quando leio historias e memórias de pessoas que participaram e sofreram com as Guerras, é muito triste ler que pessoas sentem prazer em maltratar, fazer sofrer, machucar seus semelhantes, isso é repugnante! Com certeza vou ler esse livro, mesmo sendo uma verdade tão forte, vale muito a leitura! Parabéns pela resenha Raffa!

    ResponderExcluir
  8. Adoro livros sobre esse tema..sempre é um assunto muito forte mas que sempre nos chama atenção e querendo ou não acabamos lendo algum dia..preciso ler esse livro!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)