quinta-feira, 22 de maio de 2014

[Resenha] A mulher silenciosa da @intrinseca

Título Original: The Silent Wife
Título no Brasil : A mulher silenciosa
Autora : A.S.A Harrison
Editora : Intrínseca
Número de págs: 254
ISBN: 978-85-8057-522-4





Poucos livros nos prendem a atenção querendo que as páginas diminuam para enfim terminar o suspense. Ao começar a ler A mulher silenciosa, me deparei com uma narrativa tão boa, um capítulo dela, outro dele, que ficava impossível não se sentir envolvida com aquela atmosfera.
Jodi é uma psicoterapeuta, está na meia idade e vive com Todd há 20 anos. Sabe-se lá porque - ou melhor, entendemos que seja por trauma do casamento falido de seus pais - ela nunca aceitou se casar no papel com ele, virou uma espécie de mulher feita sob medida para o homem infiel que é Todd, ela finge que não vê as puladas de cerca dele pois sabe que no final , ele acaba voltando para casa. Quantas histórias já não ouvimos assim? Quantas mulheres não " fazem a egípcia" quando o assunto é a traição do marido tendo medo de ficarem sozinhas, ou por amor a ele, ou por consideração aos filhos... seja qual for o motivo de cada uma o de Jodi não tinha o fator filho, afinal, ela nunca quis engravidar.
Todd é o típico predador, aos 46 anos sabe que Jodi é uma mulher interessante, que nunca quis se aproveitar de seu dinheiro - e ele ganha muito bem! - e que abdicou de boa parte de sua profissão atendendo poucos pacientes por dia para se dedicar a ele. Ela faz a comida dele todos os dias. Mas mesmo no escritório Todd não resiste a olhar a bunda de sua secretária, não se lembra de quantas mulheres já dormiu nesse tempo com Jodi mas nunca se apaixonou por nenhuma tinha convicção de que amava sua esposa.
No entantoa tudo muda quando ele se apaixona por Natacha, uma moça de 20 anos que é filha de seu melhor amigo. Para piorar as coisas para Jodi, a menina engravida e Todd então decide - daquele jeito imbecil dos homens de decidir dar um fim no relacionamento, dão uma volta ao mundo até dizerem a verdade - que vai se casar com Natacha.
Na visão dela, isso não pode estar acontecendo, ela não acredita em nada que lhe falam, nem mesmo o pai de Natacha, Dean, parece ser verdadeiro, Todd não irá largá-la. na dele, mesmo titubeando decide que irá levar uma vida de casado com Natacha, ao leitor fica a certeza quando ele narra de que esse casamento não iria durar muito porque ele continuaria sendo infiel e Natacha definitivamente naõ era uma mulher silenciosa como Jodi. 
Me identifiquei quando Jodi sente tamanha raiva de Todd que só quer vê-lo de um jeito : morto. Pode parecer forte depois de passados anos, mas quem já foi traída sabe exatamente o como o ódio que sentimos é muitas vezes mais forte que a razão , e pensamos : " Se vai morrer para mim, que morra para o mundo" .
Jodi sente o que muitas de nó sentimos : impotência! Depressão, e raiva...já que o cretino ainda manda que o advogado expulse Jodi pois ela não era casada no papel e Illinois não reconhece a união estável.

O final merece aplausos, torci por Josi, odiei Natacha e Todd e vibrei pela autora ter conseguido dar um final a altura de toda a história criada. Suspense bem escrito é outra história! Super recomendo!



A.S.A Harrison era o pseudônimo de Susan Harrison, escritora canadense que vivia em Toronto. Aos 65 anos em abril de 2013 ela faleceu vítima de um câncer. A produtora de Nicole Kidman comprou os direitos do livro e em breve fará um filme estrelado com a famosa atriz.

12 comentários:

  1. Adorei a história desse livro. Mostra como é na realidade. Vou ter que ler!

    ResponderExcluir
  2. Rafa, adorei sua resenha (e tb senti medo de vc em algumas declarações! hahah)
    Mas sim, entendo esse sentimento de impotência e essa raiva que parece infinita!
    Estou louca para ler, fiquei mt curiosa desde a divulgação...
    Uma fatalidade o que aconteceu com a autora... Poxa... A gente vai amar e nem vai poder mandar um email pra ela ou ler outras coisas... :(
    Enfim... nada a fazer, só ler..

    bjss

    ResponderExcluir
  3. Eu que não gosto do estilo fiquei com vontade de ler. Raffa acabando com minhas economias

    ResponderExcluir
  4. Estou doida pra ler esse livro depois de ler sua resenha!!!! ;)

    ResponderExcluir
  5. Nossa Raffa!
    Esse livro parece ser maravilhoso. Traição é uma coisa bem complicada, e Todd é um cretino!
    Doida para saber o que a autora reservou pra ele.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa Raffa parece ser um suspense muito bom! É bem parecido com garota exemplar que tem um ótimo suspense Também.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu já estava muito curiosa para ler esse livro,agora estou mais ainda.
    Essa questão da traição é cruel mesmo,mas confsso que fiquei muito curiosa para saber qual foi o final de Todd.O destino não perdoa..

    ResponderExcluir
  8. Conheci esse livro na Turnê Intrínseca e lá já fiquei curiosa pelo livro. Agora que vi sua resenha, a comichão ficou mais forte ainda! Essa coisa de suspense me fisgou, mas confesso que sempre leio o final antes pra aliviar a ansiedade.
    Não vivi essa situação, mas acho punk pensar como a mente humana é capaz de mudar e surpreender a todos. Quero saber como ficou... se ele morreu mesmo ou não. rs!
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  9. Não gosto muito de livros em que um dos personagens é infiel não..tento passar longe de livros assim mas esse até que me interessei..fiquei curiosa agora pra saber sobre esse final =P

    ResponderExcluir
  10. Caramba Raffa, já fiquei P da vida aqui com esse Todd ai, que cachorro! Quero muito ler esse livro, agora mais que nunca pra saber qual será a atitude que Jodi vai tomar!!! Se eu fosse ela eu matava ele, como voce muito bem disse aí na resenha! Excelente resenha, quero esse livro pra ontem! :)

    ResponderExcluir
  11. Oi, Raffa!!!

    Ai meu Deus, agora fiquei interessada! Nem tinha me passado pela cabeça colocar esse livro na minha listinha, mas amei sua resenha e agora preciso dele... rsrsrsrs

    Beeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  12. Eu particularmente amei e odiei ao mesmo tempo esse livro, ainda me sinto confuso a respeito dos meus sentimentos a respeito dele, mas é um dos livros que eu releria ou relerei mais vezes. Adorei o blog, já está nos meus favoritos.

    Meu blog: www.umcontainer.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)