terça-feira, 24 de junho de 2014

[Resenha] A assinatura de todas as coisas @alfaguara_br

Título Original: The Signature of All Things
Título no Brasil : A assinatura de todas as coisas
Autora : Elizabeth Gilbert
Editora : Alfaguara
Número de págs : 513
ISBN : 978-85-7962-260-1






Você conhece Elizabeth Gilbert? O nome pode não lhe dizer muito, mas se lhe disse que ela é a autora de Comer, rezar e amar? Livro queridinho de dez entre nove mulheres, esse é o segundo livro da autora que chega em minhas mãos. Queria exatamente tirar a péssima impressão que tive ao ler o livro famoso, sim, você não leu errado! Não curto mesmo Comer , rezar e amar.
Felizmente a leitura desse foi bem mais prazerosa. Gosto de personagens de época, me encanto com histórias fortes como essa. A história de Alma Whitaker , uma mulher que nasceu em 1800 , nos Estados Unidos. Logo no primeiro capítulo nos deparamos com a ignorância da época de que importante não era ter saúde mas sim beleza. O nascimento de Alma que deveria ser festejado depois de sua mãe ter perdido outros bebês, não foi, porque Alma não era bonita. 
Em seguida a utora para explicar que a protagonista tinha muito dinheiro nos mostra a história de seu pai Henry, um homem muito frio que venceu na vida, que teve amor por botânica mas que sofreu nas mãos de um malvado inglês que o fez rodar o mundo todo atrás de plantas exóticas para seu jardim. Esperto ele consegue fazer eu próprio negócio com as espécimes em que consegue e desvincula do ex chefe. Rodando o mundo ele conhece na Holanda sua esposa Beatrix ( mãe de Alma) , uma holandesa que logo aceita ir embora para os Estados Unidos com ele onde tem uma vida farta graças as vendas das plantas. 
Muito do livro foca em tipos de planta, com fotos e tudo, a autora fez uma viagem ao mundo botânico porque nos explica muita coisa que nem achei necessário.
Alma não teve muito amor dos pais, sua mãe preferia gostar mais de sua irmã adotiva Prudence do que dela, seu pai também não era muito fofo não.
A menina se torna uma moça e uma ótima botânica mas continua tendo uma vida meio azarada, como todo romance histórico, ela ama quem não lhe quer, casa com outro ( Ambrose Pike) , aí se apaixona por esse outro, mas ele tem um segredo, ela faz de tudo para salvá-lo, se afasta por amor.
Enfim, a história é bem sofrida mas é bonita, a escrita da autora é na medida certa para os dramalhões históricos mas a herança botânica de pai para filha ( por sinal o pai vive bastante, 90 anos! Para época era mais coisa ainda) chega a dar sono tanta explicação sobre plantas. 
Sinceramente a autora não me convenceu muito com Alma, mas claro que torci para a felicidade dela o livro todo. 
O livro é longo, é para ser degustado, não é uma leitura rápida e com a grande quantidade de personagens merece uma atenção especial.


8 comentários:

  1. A estória tinha tudo pra ser bem desenrolada mas com essa explicação toda fica meio maçante...não li nenhum livro dessa autora e sim tb não li o livro famosinho =P mas até que gostei da premissa desse livro :)

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua resenha...
    Quem sabe nao me interesse mais por essa, por que também não me apeguei a Comer, Rezar e Amar.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raffa!!!
    Aaaaaaaah.. Eu gostei de CRA... mas confesso que só li depois de ver o filme e, é claro, Julia Roberts e Javier me fizeram sentir falta de alguma coisa no livro...rsrsrsr
    Sua resenha tá ótima... o livro parece legal, mas esse acho que não vai entrar pra minha listinha não... ;) O que é um alívio... rs

    Beeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  4. Ainda não li Comer, Rezar e Amar, mas me interessei por essa história.
    Adorei sua resenha. Vai para minha lista de leituras.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que eu leria este livro, apesar de se passar numa época bem distante, coisa que eu não gosto muito de ler, o enredo da história me interessou. Vou colocar na minha lista.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Nossa Raffa
    Uma pena que a autora não soube explorar bem a história e detesto quando o livro tem partes desnecessárias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho o livro, mas ainda não o li =/
    Uma pena ter alguns pontos negativos... quando lemos esperando algo e nos decepcionamos é horrível. Espero gostar ao todo da leitura, enfim.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)