quinta-feira, 5 de junho de 2014

[ Resenha] Iluminadas da @intrinseca

Título Original : The Shining Girls
Título no Brasil : Iluminadas
Autora : Lauren Beukes
Editora : Intrínseca
Número de págs : 318









Primeiro devo declarar que amo livros de suspense com pitadas de terror, quando vi que a Intrínseca havia lançado esse livro esperei ansiosa para recebê-lo e esperei que a história me prendesse do início ao fim com aqueles finais épicos.
Lamento informar que isso não aconteceu. Gosto de histórias com vai e vem no tempo, acho que acrescentam um quê de especial e fazem o leitor prestar ainda mais atenção para compreender a mesma, no entanto em “Iluminadas” por muitas vezes isso soou confuso, se você não curte histórias de ida e volta no tempo fuja. Demorei um pouco para me situar e o protagonista do mal não me ganhou, Harper é um senhor podre, não faz o bem para ninguém, só pensa em si e na década de 30 – época da maior recessão americana – ele está sem nenhum tostão no bolso, acaba de sair do hospital onde teve que imobilizar o pé por causa do tendão e mancando muito ele chega a Casa,sim com letra maiúscula, claro que ele nem imagina o que a tal Casa significa, ele entra de incherido na casa que lhe parece comum mas que por dentro irá mudar sua vida.

O tal lugar funciona como um portal do tempo, lá uma voz – que só pode ser do Capiroto – lhe dá ordens para que mate algumas mulheres em diferentes épocas, as tais mulheres são as Iluminadas que merecem ser mortas, sabe-se lá porque!
O cara é nojento, parece que foi desenhado para ser amigo do coisa ruim e com isso ele viaja para os lugares e tempos matando mocinhas desavisadas das formas mais horríveis possíveis. Dessas, somente uma delas irá sobreviver para contar história : Kirby.
Kirby será a única que conseguirá se desvencilhar dele, mas a cisma dele com ela não vai terminar e ele vai fazer de tudo para que consiga matar a moça.
Com requintes de suspense, crueldade e histórias paralelas servindo como pano de fundo, o livro é bom mas esperava muito mais, faltou um motivo, uma razão, tudo bem que pelo jeito a casa dominava a pessoa e ela agia de acordo com o que a Casa pedia mas porque aquelas meninas?
Não consegui ter com o livro a sensação que queria : a de thiller que me deixasse pensando após a leitura nos fatos e torcendo para que virasse filme. Esperava mais. 

7 comentários:

  1. Oi, Raffa!
    Esse não me animou não. O que é uma benção...rs O cofrinho agradece! ;D
    Beeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  2. É uma pena quando nos decepcionamos com um livro. Nós criamos muitas expectativas e nem sempre são a realidade.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raffa!
    Caramba, também detesto quando isso acontece. Quando a historia não tem um sentido, não tem uma explicação, deixa uma monte de questões sem resposta. Li um livro recentemente que me deixou com essa mesma sensação, e a historia também me parecia promissora. Mas enfim, né. rs Acontece!

    Beijoss
    Jaque - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  4. Bom, eu já não gosto de thriller, este livro então...deve ser bem ruim ainda mais com a ação de Harper!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse livro não faz muito meu estilo não =S

    ResponderExcluir
  6. É amiga, chato quando um livro de suspense não te prende, adorei sua sinceridade, como sempre.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Poxa... parece que ao todo é meio decepcionante =(
    Estava de olho no livro, mas agora não sei se é uma boa no momento.. talvez mais para frente, quem sabe. =/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)