quinta-feira, 26 de junho de 2014

[Resenha] Nazismo e Guerra da @edobjetiva

Título Original: Nazism and War
Título no Brasil : Nazismo e Guerra
Autor : Richard Bessel
Editora Objetiva
Número de págs : 255
ISBN : 978-85-390-0572-7








Ler " Nazismo e Guerra" foi uma verdadeira aula de História. Não que eu já não tivesse lido dezenas de livros falando sobre a Segunda Guerra, mas a maioria deles retrata o povo judeu massacrado ou a biografia do fuhrer ( Adolf Hitler).
Nesse livro o historiador Richard Bessel nos brinda com detalhes do final da Primeira Guerra Mundial onde durante 1914 a 1918 Hitler lutou e saiu com uma cegueira temporária. A partir daí ele começou a maquinar todas as ideias de um Partido Nazista, de uma vingança contra os que considerava serem os culpados pela Alemanha estar com um número grande de desempregados e ter perdido a guerra.
Com detalhes e claro muitos nomes envolvidos , o livro merece uma atenção especial por citar momentos cruciais para o entendimento ( ou não) das ordens hitleristas. Com uma Alemanha fraca pós Primeira Guerra foi fácil convencer a população de que o Partido Nazista era a melhor coisa, já que os ideias de Hitler condiziam com colocar o país no topo e aumentar o número de empregos. Realmente foi feito, mas da maneira mais bizarra possível.  Hitler começa a mostrar suas garras não somente aumentando o poderio ibélico do país mas também tendo ideias do que para ele seria o mundo perfeito. Um mundo de arianos sem defeitos. Para isso estipulou que as mulheres que estivessem empregadas deveriam parar de trabalhar e mitas cederam seus empregos aos maridos para que engravidassem e cumprissem seu papel na sociedade : de mãe e esposa. A princípio a ideia funcionou mas com a guerra avançando nada o satisfazia, mandou esterilizar todas as mulheres que já tivessem idade avançada para engravidar para evitar filhos defeituosos, assim como qualquer pessoa que tivesse doenças hereditárias. Isso quando não matou essas pessoas,. já que hospitais com senis tiveram autorização para envenenarem eles.
Com os demais países contra a Alemanha mas com eles fortes e conseguindo invadir e ter sucesso em ´países como Ucrânia, Polônia, e até mesmo França que tinham muita raiva por causa da guerra anterior, eles então começaram o que já sabemos, a dizimar os judeus, com as desculpas mais esfarrapadas possíveis, criando campos de concentração, os expulsando de suas casas, entregando seus bens e suas lojas ou fábricas nas mãos de arianos.
O autor entra a fundo nas políticas da época , nas ordens dadas por Hitler para que quem não o obedecesse fosse morto imediatamente.
Durante todos os anos da Segunda Guerra e explicando a queda de Hitler e os índices altos de suicídio praticados pelos chefes do Partido , inclusive pelo próprio Hitler , chegamos ao pós guerra onde o povo alemão é maltratado pelos russo e as mulheres estupradas.

Um livro perfeito, que entra nos pontos importantes para quem quer conhecer melhor a história que sempre é contada pela metade em grande parte dos casos. O autor nos presenteia com uma espécie de resumo que se faz delicioso de ler e fácil de entender . Recomendo. 

11 comentários:

  1. Livros sobre a Segunda Guerra sempre são emocionantes, né!
    Mais um que quero ler.

    ResponderExcluir
  2. Também tenho esse fascínio por livros q falam sobre a segunda guerra. Como não ter, não é?!
    Esse aí vai pra lista de leitura. ^^

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raffa!!
    Oh, listinha que cresce! rsrsrs
    *-* ♥ Adorei seu texto... Já amo o tema e com a sua recomendação... :D

    Beeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  4. Nossa Raffa.
    O autor foi bem a fundo na história, como gosto de livros com esse tema, será mais um que em breve vou comprar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Adorooo livros sobre esse tema..já incluido na minha listinha :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Nossa Raffa, pelo que vi acima este livro explora bem a ideologia de Hitler e o partido Nazista.
    Atualmente estou lendo "Inferno" do autor Max Hastings da editora Intrínseca. É um livro completo creio que você vai amar, só que tem que ter muita paciência pois são 800 páginas. Mas este de sua resenha, é mais um que vai para os meus desejados e obrigada pela dica!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Não sabia desse livro....
    Achei interessante a temática e eu sempre curto os livros que falam da guerra e tudo mais.
    Deve ser uma boa leitura.
    Anotei a dica.

    ResponderExcluir
  8. E sempre bom saber um pouco mais a fundo da história e não só a camada superficial que nos é apresentada.No colégio tudo se resumia a dizimação dos judeus, por algum motivo eles gostam de ficar batendo nessa mesma tecla e não nos apresentam o restante de tudo o que ocorreu.
    O livro parece ser muito bem escrito e uma ótima opção de leitura.

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto muito de sabe sobre nazismo porque uma das coisas que mais marcou o humanidade ! E este tudo cara ! Só as pessoas que gostam deste sabem do que estou falando, conheço bastante sobre nazismo porque na feira de ciencia falei sobre eles e um assunto que do meu interesse !

    ResponderExcluir
  10. Raffa,fiquei maluca por esse livro,vc sabe que amo esse tipo de leitura e pela sua resenha esse livro não é pesado.Gostei bastante mesmo e lerei com certeza.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)