sexta-feira, 18 de julho de 2014

[Resenha] Persuasão

Título Original : Persuasion
Título no Brasil : Persuasão
Autora : Jane Austen
Tradução: Roberto Leal  
Editora : Martin Claret
Número de páginas: 229
ISBN:978-85-7232-795-4









Julgar Austen é sempre complicado, era outra época, ela é um mito e qualquer livro que possamos ler dela depois de uma primeira impressão maravilhosa  será sempre comparado com o primeiro que a pessoa leu e pelo qual com ele se apaixonou pela escritora.
Persuasão não é minha história predileta dela, a história de Anne Elliot e suas duas irmãs Elizabeth e Mary com seu pai viúvo Sr. Walter e a amiga senhora Lady Russel me irrita em alguns pontos mas devo levar em consideração sempre o ano que foi escrito.
Primeiro devo dizer que em boa parte dos livros odeio todas as irmãs das protagonistas de Austen, dessa vez não é diferente.
Mary a irmã que é casada com Charles , é um ser egoísta que se acha a pessoa mais infeliz do mundo e somente usa a irmã. A parte que ela deixa o filho doente com Anne dá vontade de entrar na história e dar uma sacudida em Anne para deixar de ser bobona.
Elizabeth é podre...ela se junta com o pai e só pensa em casar.
Claro que temos uma paixão avassaladora e proibida da época, Anne se apaixona por Wentworth mas o namoro não vai pra frente porque a "fofa"da Lady Russel que a persuade a não querer ficar com ele.
O que passa no restante do livro é uma coisa muito estranha...passam se 8 anos entre ele ter ido embora triste e ela ter ficado em casa solteirona... o pai dela que já não sabia controlar o dinheiro dele quando a mãe era viva, sem ela praticamente está falido e tem que alugar as casas que possui, em uma delas ficará o Capitão Wentworth, sim, o mesmo que ninguém gostava porque era pobretão dá a volta por cima e aparece cheio de libras!
Sinceramente é muita falsidade... todos o tratam bem como se nada tivesse acontecido no trabalho, inclusive a Lady Mala...Anne sofre o livro inteiro de amor e com as duras palavras que são proferidas do capitão a seu respeito...referente a perda da beleza da juventude - aqui tenho que parar e reclamar que me incomoda profudamente ler um livro inteiro em que ter 28 anos é não ter casado é uma desgraça, com essa idade também já temos rugas (!!!) e o tempo é cruel! Aham...como assim? Graças a Deus existe Renew!
Eu estava na rua lendo o livro na parte em que começam a descrever a Sra. Smith uma viúva no fim da vida...afinal já está com 40 anos (!?) .Tive um momento WTF? São com a Sra Smith as melhores falas, ela sabe mais do que Anne ousou conhecer sobre seu primo que será herdeiro de seu pai o Sr. Elliot, um viúvo também, que entre uma visita e outra corteja Anne o tempo todo e deixa claro suas intenções com ela.
Depois da história contada pela Sra Smith a respeito do Sr. Elliot ( que sinceramente não achei nada demais essa grande revelação, ele agiu igual a família de Anne e a Sra Russel e também como Anne que abriu mão do grande amor !)ela não quer mais saber dele. Na verdade o tempo todo ela só quer saber do Capitão Wentworth e correr atrás dos 8 anos perdidos.
E ele parece odiá-la..até que lá pela página 208 tem a tal carta que faz tudo que estamos fazendo parecer micro e só falta um lindo fundo musical , se não fosse história de época podia jurar que a trilha sonora seria tipo Top Gun..."Take my breath away"!!!
Ali identifiquei Austen e foi o melhor capítulo! A frase que fecho para entender o como é intensa a paixão de Anne é essa que ela fala no último capítulo desse livro : "Se havia errado ao ceder a persuasão , lembre se que era uma persuasão exercida em nome da segurança, não do risco ".

14 comentários:

  1. Oi, Raffa!

    Ownnnnnn... como eu amo a Jane!!!!
    Amiga, este é o meu livro preferido de Jane Austen... Entendo todos os seus pontos e todos eles se justificam pelo que você mesma levou em consideração... a época. Sério... as pessoas antigamente, de fato viviam bem menos e sim 40 anos era fim de carreira... hahahah... Muito estranho mas é pela época... rs... Sim, as irmãs são sempre podres... hahahaha... Mas, Anne... ela não é boba, ela foi verdadeiramente persuadida por aqueles que ela amava e respeitava - pai e LadyBruxel kkkk e, como vc mesma disse ela em nenhum momento teve dúvidas de que o queria... ao passo que foi amadurecendo ela foi vendo o quanto foi errada em acatar a decisão daquele "povinho"... A maturidade lhe trouxe a certeza... O mais lindo no livro é isso... a fidelidade dela e do capitão ao sentimento que nutriam... A história não foi cheia de flores para eles, mas superaram e tiveram uma segunda chance... Acho Persuasão simplesmente P E R F E I T O! ♥ O Capitão Wentworth dá de um zilhão a zero em Darcy... hahahahahahaha por favor, não me matem... é só o que sinto ... EU AMO A CONSTÂNCIA... *-* ♥

    P. S. Raffa, eu também resenhei este... se vc quiser conferir sabe o caminho ;) Também fiz de O& Preconceito...
    Beeeeeeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  2. Não li nada da Jane Austen, mas tenho muita curiosidade em ler. Será que gostarei?

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga, de Austen ainda só li o clássico "Orgulho e Preconceito" mas quero ler mais livros da autora.
    \O/
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Eu li o livro esse ano na escola, no começo eu fiquei um pouco perdida na historia mas depois lendo novamente entendi melhor... E é verdade , todas as irmãs são odiosas rsrsrs.... Adorei ler esse livro!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Achoe que preciso ler algo de Jane Austen....não tenho nenhuma opinião para fazer comparação...Gostei bastante da sua resenha.Fiquei curiosa para conhecer o trabalho de Jane.

    ResponderExcluir
  6. Eu nunca li nada sobre Jane Austen, minhas amigas me crucificam por isto rsrs.
    Eu não me identifico com romances de época, mas vou tentar ler. É porque como você disse acima, é meio complicado por ser de outra época rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. A historia do livro é maravilhosa, ainda não peguei nenhum livro dela pra ler, mas pelas resenha, me deu vontade!! Bjkas

    ResponderExcluir
  8. Oiee
    Eu sou uma pessoa muito do contra mesmo,quase todo mundo ama a Jane e pra mim
    ela é indiferente,já tive que fazer um trabalho sobre um de seus livros mas "li" apenas por cima,pulando páginas e indo direto pro final.
    Acho que nunca me interessei de verdade pelas obras dela,nem "Orgulho e Preconceito" eu li.
    Faz pouco tempo que estou me envolvendo com romances de época mas nem de longe ela é uma das minhas escritoras favoritas.
    A história de "Persuasão" não me prendeu e é horrível quando você se sente desconectado dos personagens,não deixa a leitura prazerosa mais sim obrigatória..
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Já li outros livros da autora. Mas esse, em especial, ainda não me encantou.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia o livro nem a autora.
    O livro não me chamou muito a atenção não. Não achei a capa bonita nem achei o enredo atraente!
    Não é uma leitura que pretendo fazer no momento, mas quem sabe no futuro.

    ResponderExcluir
  11. Sou louca pra ler os livros dela..nunca li nenhum =O..mas só pelo um pc que soube da história esse não ia ser meu predileto...

    ResponderExcluir
  12. Olá raffa
    Mesmo sendo autora de outra época, infelizmente nunca me interessei por ler seus livros, mesmo sendo bons, sei lá, não chama a atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Acredite se quiser, nunca li nada da autora.
    Mas amo os filmes, e os livros são sempre melhores, então tenho MUITA curiosidade em ler os livros. Este por exemplo, me atrai bastante e acho as personagens criadas excelentes. Jane é realmente muito boa em criar personagens.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)