sexta-feira, 29 de agosto de 2014

[Resenha] As sombras de Longbourn da @cialetras

Título Original : Longbourn
Título no Brasil : As sombras de Longbourn
Autora : Jo Baker
Editora : Companhia das Letras
Número de págs : 450









Um de meus livros favoritos é Orgulho e Preconceito , a obra-prima de Jane Austen. Quando vi que a Companhia das Letras havia lançado o já falado livro " As sombras de Longbourn" me interessei em lê-lo. Para quem é fã da história de Austen sabe que Longbourn era o nome da casa onde vivia a família Bennet. Como mais famosa delas Elisabeth Bennet é a sortuda que vai conhecer e ter uma linda história de amor com Mr. Darcy! O romance que emociona gerações tem motivos de sobra para continuar encantando, é sempre atual falar da busca pelo amor verdadeiro. 
No entanto considero o livro de Jo Baker uma fan fic, ela pega os personagens que aparecem em segundo plano da história de Austen, mais precisamente os empregados da casa e inventa histórias de como eles chegaram para trabalhar no local e de como se sentiam atendendo a família. 

Sra. Hill é a governanta da casa, cuida para que tudo saia como o planejado e comanda como uma general tudo que as demais empregadas fazem. Estas são Polly e Sarah, duas órfãs que foram abrigadas para trabalhar na casa mas que tem sonhos maiores do que ficar limpando o urinol das meninas da família e costurando as roupas para que elas conheçam seus futuros maridos. As mãos delas chegam a doer, e em uma conversa uma delas fala que aposta que se elas soubessem como é complicado limpar a barra dos vestidos não sujariam tanto, soa atual, soa verdadeiro e essa é a graça do livro.

Enquanto vivem o mundo da família Bennet, sonham acordadas com o dia em que suas vidas sairão daquele local. 
O que vai animar essa história é a chegada de um homem jovem, Smith vai ser o que faltava para Sarah se sentir viva um pouco. Fora do espaço da casa elas vão descobrir que a vida não é nada fácil, ainda mais para quem como elas não tem posse, mas que cada uma encontra a sua maneira a felicidade, e é isso que faz desse livro uma leitura agradável mas confesso que tem que ser muito fã da obra de Austen para gostar, acredito que quem nunca leu se sinta perdida.
Também achei muito longo, para uma história baseada na história de Austen, o livro poderia ter metade da história encurtada.

10 comentários:

  1. Bem, Orgulho e Preconceito nunca foi um dos meus favoritos, mas já li e vi também a adaptação nas telas. Confesso que não conhecia o livro acima,mas mesmo antes de ler a resenha,não havia me interessado.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Acredita que ainda não li nada de Jane Austen...
    Preciso ler urgentemente!

    ResponderExcluir
  3. Orgulho e preconceito não é um dos meus livros preferidos.. Prefiro persuasão..... Acho que pra ler o livro tem que gostar de orgulho e preconceito pq é baseado nele ...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nossa!
    Nuncs li nada da Jane Austen... Não é chick-lit não né?
    Por qual dela vc me recomendaria começar?

    Abraço
    literamusicas.blogspot.com.br
    facebook.com/literamusicas

    ResponderExcluir
  5. Não li Orgulho e Preconceito ainda, aliás, não li nada da Jane Austen :( e como você que é capaz de gente como eu ficar meio perdida, acho que não vou me aventurar a sentir interesse por esse livro tão cedo.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raffa!!!
    Olha que estranha que eu sou... Odeio "Ponga"! Tipo não gosto de comprar nada que seja baseado no sucesso de outro... digo na mesma mídia, então, Orgulho e Preconceito Zumbi e todos esses livros que são pongas não compro. Acho até desrespeitoso... sinceramente! Mas em mídias diferentes como filme de um livro, livro de hq, etc... sem problemas.
    Amei seu texto amiga... e como vc bem disse que a metade resolveria fica ainda mais comprovada a minha teoria... gente sem talento querendo carona no sucesso de outros... rs
    Beeeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi tanto falar de "Orgulho e preconceito" mas ainda não li...vou passando outros na frente...preciso me atualizar quanto a Jane Austen..

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Não sei se leria o livro pq não me chamou muito a atenção.
    Ainda mais que sua resenha não foi muito positiva sobre ele!
    Acho que já é uma leitura descartada no momento rsrsrs

    ResponderExcluir
  9. Não senti vontade ler Raffa, ainda mais quando voce diz que a historia poderia ter metade das paginas, acho que deve ser cansativa e isso me faz perder o interesse, infelizmente!

    ResponderExcluir
  10. Desde que foi lançado fiquei louca pra ler..adoroo livros assim..espero poder conseguir ele logo logo ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)