domingo, 28 de setembro de 2014

[Resenha] A Loja de Tudo @intrinseca

Título Original : The Everything Store
Título no Brasil : A Loja de Tudo - Jeff Bezos e a Era Amazon
Autor : Brad Stone
Editora Intrínseca
Número de págs : 398







Não lembro a primeira vez que comprei pela Amazon. Lembro sim que o boom começou com meu pai dizendo que tinha uma loja lá fora que entregava baratinho aqui no Brasil os dvds e cds que amamos. Assim começava meu contato com a Amazon, alguns eu recebia em casa, mesmo vindo dos EUA, outros eu pedia para entregar na casa de minha tia na Geórgia já que a visito regularmente. Nunca parei para pensar o quão gigante ela era, da onde surgiu a maior loja virtual do planeta e muito menos saberia dizer quem era Jeff Bezos, antes desse livro ser comprado.
Diferente de Steve Jobs, Bill Gates ou Mark Zuckerberg, ele não aparece tanto na mídia do Brasil.  Mas eu somente me viciei na Amazon de verdade quando ela chegou no Brasil e comprei meu kindle, e isso foi em 2012, quando comprei com a ajuda de entrega de outra loja forte no Brasil - a Ponto Frio - o meu kindle. Modelo simples mesmo, que tenho até hoje e amo. 
De lá para cá não passo duas semanas sem comprar na loja deles, é vício, mas ok, sou louca por livros e o e-book entrou de vez na minha vida. Tão simples clicar, já que o cartão já está gravado lá e depois receber em segundos o e-book no seu kindle. Já perdi as contas de quantos livros comprei, ou de quantos e-books gratuitos baixei. A Amazon Brasil já faz parte de mim, por isso mais um motivo quando na aula da semana passada o professor do curso de Mercado Editorial que faço - ninguém menos que o Bruno Zolotar, editor chefe do Grupo Editora Record - indicou a leitura do livro.
Comprei no dia seguinte e desde então passei quatro dias devorando a vida de Jeff Bezos e me perguntando como assim nunca parei para pensar o quão gigante tem de marketing por trás daquela loja?
A Amazon em A Loja de Tudo é esmiuçada por Brad Stone, difícil separar o que é a Amazon do que é Jeff Bezos, o cara que por trás de uma gargalhada exagerada ganhou o mundo e para ele não há limites. Parecido com muitos dos CEOs citados acima, ele não é nada bonzinho, mas já diz minha mãe que ninguém chega muito lá em cima sendo bonzinho. Bezos é a prova disso. Seus funcionários tem medo de sua gargalhada, na verdade todos tem medo dele mesmo quando não está sorrindo. Do cara que pediu 10 mil doláres no banco para juntar com o dos pais e da irmã e que em um ano já fazia de cada um da família e dele próprio um milionário a história assusta como encanta quem quer ser empreendedor como ele.
Antes da Amazon você tinha livrarias, mas Bezos mudou o cenário e fez com Barnes & Noble e Borders fossem reduzidas, sendo essa última um dos motivos da falência. O gigante Amazon foi comendo gigantes e fez com que se tornasse um importante vendedor de livros, mesmo que por muitas vezes como é citado no caso do último volume da série Harry Potter tivesse mais perdido grana do que ganhado,mas Bezos bateu o pé interessado em fidelizar o cliente, o que deu certo já que as matérias na mídia citavam a Amazon como um importante fator do livro ter chegado com rapidez aos seus ávidos leitores.
Há no livro tantas histórias que citá-las em uma resenha seria estragar a mágica que é entrar a fundo na cabeça de Bezos, mas vale citar ainda que Bezos conseguiu acordo com a gigante americana Toys R Us na venda de brinquedos para o Natal, mas ao mesmo tempo que a junção foi lucrativa para ambos, com o vai e vem de ações da Amazon os donos da maior loja de brinquedos do mundo optaram por entrar na justiça para romper o contrato.

Jeff é tão bom em fazer as ações subirem como é bom em criar desafetos, e é por esse motivo que esse livro é leitura obrigatória para quem trabalha no mercado digital ou para quem se interessa pelo assunto . 

6 comentários:

  1. Parece ser um livro muito interessante, eu mesma não fazia ideia de quem era Jeff Bezos. O cara com certeza revolucionou a entrega de livros, cds e outros, todo mundo conhece a Amazon e deve ser incrivel saber como ela começou.

    ResponderExcluir
  2. Nossa eu me lembro de quando chegou o primeiro livro da Amazon que meu pai comprou... Ele dizia que era um loja revolucionaria que cobrava barato e tinha entrega super eficiente... Eu gosto muito dela por isso ... Com certeza é um livro que vou ler !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi, Raffa!
    Amigaaaaaaaaaaaaaa... to mega curiosa!
    O livro parece excelente. Ainda bem que o seu texto tá bem detalhado porque não o comprarei tão cedo mas me empolguei muitíssimo com seus escritos...
    Beeeeeeijo

    ResponderExcluir
  4. Bem interessante mesmo esse livro..se eu gostasse do tema já compraria agora =P
    Acredita que nunca comprei nada na Amazon?!! Já Já indo lá fazer umas comprinhas :)

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. /Oi Raffa!
    hahaha nunca tinha ouvido sequer falar de Jeff Bezos.
    O livro parece ser parecido com aquele que conta a história do Facebook, gostei muito :)

    Beijão
    LiteraMúsicas

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia esse livro. Pelo visto é bem interessante pra quem gosta do gênero.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)