terça-feira, 30 de setembro de 2014

[Resenha] O Papa que Ama o Futebol @EdValentina

Título Original : The Pope who Loves Soccer
Título no Brasil : O Papa que Ama o Futebol 
Autor : Michael Part
Editora Valentina
Número de págs : 115









Desde que Jorge Mario Bergoglio virou Papa Francisco um número grande de pessoas que por motivos futebolísticos não gostavam da Argentina passaram a se simpatizar com um argentino, independentes de qual religião tinham. Muita gente sabe das atitudes humildes, do jeito boa gente do primeiro Papa sul americano, mas poucos conhecem ele a fundo. 
Em O Papa que Ama Futebol conhecemos não somente o homem simples,sempre dispostos a ajudar que até bem pouco tempo não conseguíamos enxergar em seu antecessor que fazia questão de usar o que de mais caro o Vaticano tinha. Francisco não, desde que entrou no avião rumo a uma reunião do clero para decidir quem ficaria no lugar de Bento XVI que mais uma vez demonstrava , mesmo que ainda não para o mundo todo que não o conhecia, o quão simples era, abdicando de viagens de primeira classe e passando despercebido por jornalistas do mundo todo que não podiam, assim como ele, esperar que ele fosse o próximo Papa.
De sorriso verdadeiro, caminhada humilde e coração imenso o Papa foi ganhando mais e mais fiéis e mostrando que a força da religião não vinham de demonstrações de poder e riqueza mas sim de igualdade. Ele, um homem que prefere pegar o ônibus para quem sabe ter contato com mais pessoas e ouvir suas histórias e melhor ainda, ajudar quem precisa , nem que seja de uma palavra amiga.
O autor do livro, Michael Part, nos apresenta ainda mais um Papa que já nos simpatizamos mas que - pelo menos para mim - não sabíamos que era tão fã de futebol e mais precisamente de um time da Argentina que não é o mais famoso  : San Lorenzo.
A história de Jorge Mario, ou de Francisco como preferirem, é contada desde a época de vacas magras da Itália , quando sua família ( seu pai e avós) resolveram tentar a vida em Buenos Aires. Ao contrário de seu pai, que não queria nem lembrar da Itália onde não tinha noas recordações, ele fazia questão de guardar no coração as origens falando italiano com a avó. Era com ela que rezava regularmente, bom aluno e disciplinado só pedia perdão quando rezava pedindo algo bobo : geralmente um gol do San Lorenzo.

Apesar de amar futebol e jogar com os amigos regularmente, quis o destino que ele fosse mais famoso do que qualquer jogador de futebol argentino que já tenha existido, até acima do ídolo Maradonna. Por mais que tente ser neutro, o coração do Papa bate mais forte pelas cores da camisa que aprendeu a amar e que até hoje , quando a Igreja permite , assiste aos jogos. Ele ama San Lorenzo, e a gente adora esse Papa. Livro fofo como ele.

7 comentários:

  1. Oi, Raffa!
    Fico feliz que tenha gostado do livro.
    O Papa Francisco é sim um fofo... *-* É carismático e vai cumprir sua missão com louvor... tenho certeza! Não gosto de futebol e nunca nem ouvi falar do San Lorenzo...rs mas é sempre bom saber um pouco mais sobre o líder maior da nossa igreja... ;D
    Beeeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  2. O livro deve ser muito bom, mostrando o papa de uma maneira muito legal. Fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  3. O Papa é muito fofo mesmo... Eu o admiro muito pela sua simplicidade, carisma com os fieis... Vou ler pra também saber mais sobre a vida de uma pessoa tão querida...
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu não ligo muito para futebol, mas gosto do Papa Francisco. Vou comprar esse livro para minha mãe, tenho certeza que ela irá adorar, pois ela adora o Papa e futebol.

    ResponderExcluir
  5. Me simpatizei pelo Papa Francisco desde o começo mesmo sendo ele argentino..rsrsrsr e agora meu interesse no livro só aumentou..quero conhecer mais sobre a pessoa de Jorge Mario Bergoglio ,amei.

    ResponderExcluir
  6. Eu adooorooooooooo esse papa =D quero muito ler esse livro ^^

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Não sou católica nem nada pra falar a verdade, mas admito que esse Papa é muito legal, fofo. Acho admiráveis as coisa que ele fala e faz. Só não leria esse livro por conta de não gostar de biografias, mas simpatizo com ele. :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)