sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Menina que via filmes : The New York Review of Books [Crítica]

Título Original : The New York Review of Books
Título no Brasil : o mesmo
Direção : Martin Scorsese, David Tedeschi
Elenco : Robert Silvers , James Baldwin 
Ano : 2014
Gênero : Documentário
País : EUA
Idioma : Inglês
Censura : 10 anos










Documentário sobre a revista The New York Review of Books que completou cinquenta anos em 2013. Uma publicação pioneira no debate cultural e político dos Estados Unidos, considerada quase sagrada para diversos escritores.




Comprado com antecedência me empolguei em ver o filme por duas razões : a primeira dela atende pelo nome de Martin Scorsese, a segunda falava sobre uma revista que fala de livro. 
Empolgada com isso, comprei para ir com minha amiga Janda Montenegro e meu namorado. Em cima da hora acabou que minha mãe quem foi, e ela dormiu boa parte do filme.
Pudera, para quem conhece bem a história americana e curte um documentário o filme é um prato cheio, eu devo confessar que não conhecia a revista, e esperava que fosse como resenhas publicadas , que falassem sobre censura...ledo engano. O documentário foca nos empregados da revista e nas publicações, na mudança do mundo mas principalmente dos EUA nesses 50 anos que a revista existe. 
Gravado em 2013 temos depoimentos atrás de depoimentos e certa hora o filme começa a dar sono.
Pioneira como revista que fazia debates culturais o interesse de Scorsese nela é claro, ele é um fã da publicação e vemos que a história do país se confunde com a história da revista, envolvendo preconceitos, mudanças de governo e literatura com textos que causaram polêmica o documentário é interessante, mas muito longo .

Fiquei com sono mas recomendo a todos que gostam de cultura e queiram saber mais sobre a publicação. 

7 comentários:

  1. Mesmo sabendo e gostando demais de Scorcese, não é um filme que eu veria..rs Eu amo ler documentários, mas vê-los é bem cansativo e desgastante.
    Provavelmente, eu dormiria também!rs
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raffa!!!

    Jesuuuuuuuuuuuus... olha meu divo DiCaprio, inspiração do meu nickname... rs linnnnnnnnndo de viver... e o não tão lindo mas igualmente divo Scorsese... essa dupla sempre arrasa... mas vamos ao seu texto... poxa amiga, uma pena não ter sido tão bom quanto vc imaginava...rs e uma pena a sua mãe ter dormido... É sempre chato quando um filme(documentário) não atende as nossas expectativas, principalmente sendo do Scorsese, admito que eu também teria caído nessa roubada...rs
    Beeeeeeeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  3. Eu sinceramente não suporto documentários rs acho-os super chatos e cansativos. Com certeza eu ia fazer que nem sua mãe e dormir boa parte do filme.

    ResponderExcluir
  4. Tem documentários que eu adoro e não me canso de ver !! Mas esse acho que eu iria dormir... Quando eu não curto um documentário eu acabo caindo no sono mesmo rsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu não curto muito documentário, parado então onde o assunto não flui o interesse...rs, Acho q esse não vou ver não. Bju

    ResponderExcluir
  6. Não é todo documentário que eu curto,e principalmente com um que me da sono..tô fugindo de filmes assim =P

    ResponderExcluir
  7. Acho que eu também dormiria como sua mãe Raffa,rsrs! Apesar de gostar de cultura, esse é o tipo de documentário que não me empolga!Bjão!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)