terça-feira, 28 de outubro de 2014

[Resenha] 100 Maneiras de Motivar a si mesmo @sextante

Título Original : 100 Ways to Motivate Yourself
Título no Brasil: 100 Maneiras de motivar a si mesmo
Autor : Steve Chandler
Editora Sextante
Número de págs  : 191








Já vi muita gente torcer o nariz para livros de auto-ajuda. Então vou começar essa resenha explicando o porquê gosto tanto deles. Existem livros do gênero que são pura balela , você pega , lê e sinceramente não deveriam nem ter sido publicados. Mas em alguns momentos de minha vida a leitura de ficção não estava batendo com o que queria, e volta  e meia recorro a essa " terapia em folhas" que já me ajudou muito. Seja com o fim de  um relacionamento ou seja como no caso de " 100 maneiras de motivar a si mesmo" de uma forma que bateu exatamente com o momento que estou, e dessa vez optei por pegar algumas das 110 ( sim não são somente 100) maneiras e colocar para vocês o como as dicas dele vieram na hora certa.
Note que não estão na ordem, eu somente cito o tópico e porque gostei tanto, ok?

* Imagine-se em seu leito de morte
Se imaginar morrendo é muito complicado, só de pensar quero chorar, sou assim, a morte na ficção não me abala, mas na vida real ela dói e muito. Mas e se você soubesse que vai morrer, o que mudaria? Correr contra o tempo ou saber exatamente o que lhe aguarda pode fazer você ser um ser humano melhor ou não, há quem reaja com rebeldia e  não aceitação. Me senti tendo que dar mais valor as pessoas que me amam e que estão ao meu redor.

* Seja mais seletivo com os amigos
Esse caiu como uma luva, sou fácil de decepcionar . Sabe porque? Porque sempre espero demais. Uma amiga minha diz que sou política que não quero me aborrecer com ninguém, então como em um Facebook sem critérios vou adicionando amigos em minha lista e nem reparo nos que são somente conhecidos e nos que estão ali só para me deixar para baixo. Se é uma coisa que jurei para mim mesma é que meu ciclo de amigos vai ser cada vez mais enxuto, a vida me provou que quantidade rima com qualidade mas não são companheiras quando falamos de amizade. Manter os bons, isso eu pretendo.

* Viva o presente
Se prender a traumas, comparar situações atuais com antigas...quem nunca? Quem vive preso ao passado não se deixa viver o presente, por mais que sempre soubesse a gente cisma de querer colocar água no nosso chopp...e olha que eu nem bebo!

* Não seja um reclamão

Bem, essa me identifiquei demais porque a vida toda fui reclamona. Muitas vezes com motivo e outras muitas sem. O problema é que quem reclama é vista como chata, e de verdade acho que sou. Por muitas vezes eu me irritei sem analisar a situação, sem querer descobrir porque os fatos ocorreram e isso foi terrível. Ver a vida com outros olhos faz bem sempre, os que apreciam ao invés de reclamar, os que respiram fundo e contam até dez ao invés de se estressar, esses sim vivem. 

8 comentários:

  1. Não que eu torça o nariz para os livros de auto ajuda,mas já li tantos que não serviram para nada, literalmente.que meio desanimei. Existe essa diferença..dos livros que dizem nada com nada..e dos que de certa maneira, tentam te empurrar pra frente.
    Gostei do que li acima...das dicas citadas.E é um livro que lerei se tiver oportunidade..e claro, tentarei seguir as dicas!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Raffa, que livro bacana !! Só de olhar a capa dele, já me interessou, depois lendo a resenha me interessou mais ainda ! Todos esses tópicos, eu me identifiquei ;), principalmente esperar demais das amizades, eu sempre espero muito das outras pessoas, na maioria das vezes eu me decepciono
    :( , e sou uma reclamona de mao cheia como minha mãe diz ! Acho que este é uma leitura indispensável pra mim !
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa Raffa, os tópicos que você citou, são exatamente alguns que povoam a minha mente nesse momento, principalmente nessa questão de amizade, e eu ainda sou do tipo que se desdobra para ajudar o outro, imagina a minha decepção, é um duro aprendizado mesmo. Quanto a questão do se imaginar no leito de morte nos faz querer resolver muitas questões que a rotina do nosso dia a dia corrido simplesmente "abafam" e é algo que não devemos desanimar. Posso dizer que sua resenha hoje foi um daqueles bons papos de amigos numa cafeteria... Ah! Deixa que eu pago a conta! ;)

    ResponderExcluir
  4. Olha, normalmente eu odeio livros de auto-ajuda mas esse eu to querendo ler viu? ó esses tópicos que você colocou aí já se encaixaram perfeitamente na minha vida, imagina todos os outros? Principalmente o "Não seja um reclamão" Só minha mãe e meu namorado sabem como eu passo 24 horas reclamando! E Raffa, eu te adicionei no facebook mas não foi pra te deixar pra baixo, pra fazer número nem nada do tipo viu? Foi porque eu gosto tanto do blog que eu quis conhecer mais a dona dele rs não me exclua :( kkkkk

    ResponderExcluir
  5. Não gosto muito de livros de auto ajuda não..mas esse tô até tentada a querer ler =P

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raffa!!!
    Eu, graças a Deus, não sou de dizer "a esse daí, nunca"...rs... Esse pareceu de fato ser muito bom... só os itens que você selecionou já me fizeram pensar... Gostei muito. E o Face... ah, o Face... também sempre espero muito e às vezes me decepciono... Esse período eleitoral mesmo foi sufocante... vi minha admiração por muitas pessoas perecer... foi tanta agressividade que não suportei... preferi me afastar. Um dos sentimentos mais tristes para mim é ver uma relação se perder... seja ela de que natureza for... por isso te entendo bem.
    Beeeeeeeeeeeeijo

    ResponderExcluir
  7. O livro parece bem bacana, e eu to precisando realmente ler um livro assim que me "ensine" a dar motivação na vida! Não torço o nariz pra livros de auto ajuda, mas é que as vezes não estou preparada pra ler livros assim, gostei desse e pretendo ler!

    ResponderExcluir
  8. Gostei, hein!! Só vc Raffa com suas resenhas pra me fazer ver algumas coisas... Bacana esse livro!! Bjjus

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)