segunda-feira, 24 de novembro de 2014

A Menina no Altar : Manual da Noiva @UnicaEditora

Título Original : The Bride ´s Instruction Manual
Título no Brasil : Manual da Noiva
Autora : Carrie Denny
Editora Gente
Número de páginas : 223




Amo ler e isso vocês já estão carecas de saberem. Quando vi que entraria em breve no mundo das noivas me adiantei e saí procurando livros que falassem sobre o grande dia.  Aí vocês podem me perguntar : Precisa disso?
Vou ser sincera : se você tem um monte de amigas/ primas  legais que já casaram e estão super solícitas em te dar todas as dicas para o grande dia , não precisa. Bom, se você curte muito ler , sempre precisa! 
Agora se você é como eu que boa parte de sua família - da sua geração - não casou na igreja, suas madrinhas não se ofereceram a te ajudar com busca de fornecedores e sua mãe só sabe dizer que tem tanto tempo que casou que só lembra que entrou na igreja, então esse livro é sua Bíblia.
De fácil leitura e com explicações ilustradas o livro não só é uma fofura como também é útil.
Planejar um casamento - seja ele uma reunião para 30 pessoas ou para 300 - não é como fazer aniversário no play. E sim, meu casamento ficará no meio dos 30 aos 300, então quase surtei quando comecei a procurar fornecedores e vi que tudo é tão caro que dá vontade de voar para Las Vegas e casar com um homem imitando Elvis Presley, sim, sai mais barato.
O primeiro passo é saber onde será. Vai ter festa? Não? Será na Igreja? Muitas perguntas e eu sem saber responder boa parte delas por causa do fator grana.
Tudo é caro, e não se enganem, você começa dizendo que chamará só dois amigos e quando vê sua lista tem uns 50!
O livro conta passo a passo do que temos que ver, qual o tempo certo e claro, também dá uma viajada em coisas que para um casamento simples não tem o menor cabimento. Mas nada que te impeça de fazer uma boa leitura e tirar muito proveito!
Como disse que esse relato seria diferente, então confiram o que já aprendi até agora ( e falta praticamente um ano! vou aprender muito mais!)
* Local da cerimônia e recepção : você pode achar que essa é uma decisão somente sua ou de seu noivo, mas aprendi que não é. Se um dos pais disser que faz questão de que vocês casem em determinado lugar as coisas já não serão as mesmas. Você pode acatar a opinião ou não. Mas como tudo na vida, nossas escolhas fazem amigos e inimigos. Optei por um consenso entre minha família ( que é bizarramente light, do time do " pode ser" ) e a dele. Então #partiuigrejacatolica

* Tudo é caro. Casar na igreja é caro, você paga o local, paga a decoração, a música ( e se o padre for mega careta vai achar toda música profana!) . Você tem que ligar para todas que lembrar, pesquisar em sites ( gosto muito do Casando sem grana) e ver qual se adequará ao seu bolso. Se vocês não ligam e vão casar no cartório, bacana, importante é estarem felizes.

* Aluguel de salão : não pense que é fácil, mais uma vez repito, os preços são altos, muitos nem tem cadeira e mesas com o valor informado e você ainda tem que decorar. 

* Lista de convidados : um parto! Você brinca de escravos de jó o tempo inteiro, e mesmo assim não chega a um denominador comum , como lidar com as 50 pessoas do trabalho que estão com você diariamente mas somam mais que toda sua família junta? Como postar no Facebook a foto do casamento e ver que muitas amigas que te chamaram para o casamento delas você não pôde chamar. Se o budget é baixo não tem como fazer festa para se endividar para o resto da vida. E acredite, é uma dor de cabeça quando você lembra de alguém e depois vê que esqueceu outra pessoa.
  * O livro tem dicas muito bacana para a hora de escolher os padrinhos , eu particularmente não tive dificuldades. Optei por meus tios mais chegados e dos quais também fui madrinha do casamento deles. Chamei meu irmão e cunhada e pronto. Meu noivo optou por familiares e um casal de amigos em comum que nos apresentou, claro que eles poderiam ficar do meu lado, mas devido ao local pequeno optamos por colocá-los do lado dele já que a minha lista de familiares que seriam padrinhos era extensa. 

* Fornecedores. Há um  mês procurando já me desencantei com vários. Não é tarefa fácil, e até o momento , tirando minha prima que tem dois filhos e me mandou várias indicações de bolos - já que é PHD em festa infantil - a decoração e buffet é um parto. Como disse acima, não tive uma alma caridosa que se oferecesse a procurar decoradores e buffet em sites comigo. Está sendo tudo by myself. Minha mãe não mexe na internet, minha tia que é uma segunda mãe mora nos Estados Unidos... sinceramente para mim está sendo a pior parte. O livro ajuda com dicas do que é importante, de quais serviços vai precisar, mas nunca pensei que fosse tão complicado. Já marquei com uma decoradora e ela não foi, já pedi orçamentos mas acho que quando viram o tamanho da festa - que não era para torcida do Flamengo inteira - nem me responderam mais! Pensei que o interesse fosse do outro e não meu que estou pagando. O buffet além de ser uma busca complicada ainda tem o fator degustação, eles não fazem todo final de semana, tem que agendar, etc Quem disse que seria fácil?

* Planilha amiga  . No livro tem espaço para preencher com valores a serem gastos mas quem disse que tenho coragem de escrever no livro? Depois já deletei e inseri tanta coisa nas planilhas que sei  que não teria como fazer isso no livro. Uma ideia bacana é pegar a planilha do livro e passá-la para o Excel, assim você pode fazer o que quiser sem maltratar o seu lindo livrinho que claro serve depois do casamento para emprestar para aquela sua amiga legal que está prestes a casar também.

* Cerimonialista. Sim, a vida dos ricos é mais fácil, ter grana pra pagar alguém para fazer todas as pesquisas e te apresentar é se sentir Like a boss ! Mas a minha realidade e de boa parte das noivas não é essa. Então mãos a obra, muitos artigos sobre casamento, muitos sites especializados, emails enviados, degustações que ser noiva não é só ter Dia da Noiva e falar sim!

A foto acima mostra como escolher o vestido . Infelizmente o modelo Elza de Frozen não tem em lugar nenhum. Boa parte dos vestidos é tomara que caia,para quem está acima do peso como eu, fica lindo..só que não!
Outra coisa que odeio : prender cabelo. Sei que em igrejas não se usa cabelo solto, fazer o que?
Aquela cauda gigante também não gosto...bem, na hora certa vou suar para achar um modelo que goste , não acho que nenhum que tenha visto ajude com o modelo de meu corpo, se você já sabe o modelo e tem grana para mandar fazer, melhor. Do contrário terá que achar alguma loja de aluguel que pelo menos tenha algo que lhe agrade.



O livro dá para ler em pouco tempo, mas acho que o correto - ou o mais apropriado - é deixar ele próximo de você para consultas assim que cada momento chegar. Não virá tudo em um dia : escolha do local ,vestido, lua de mel, etc 
Então , é manual, é para seguir passo a passo ou consultar sempre que achar necessário. Mantenha o por perto!
É isso aí pessoal, já que esse blog tem tudo que rola na minha vida vocês vão ter que me aguentar um ano falando sobre o casamento rs.
Para quem é noiva ou será, o livro vale muito a pena! Comprei o pela Amazon e foi menos de 20 reais!

3 comentários:

  1. Oi, Raffa!!!
    Tô muito feliz com a sua empolgação mesmo sabendo que são muitos detalhes. É isso mesmo se jogue. rsrsrsrs Amei o livro! Adorei as fotos e vi que tem até o mapa das disposições das mesas de convidados... Sei que é difícil fazer as coisas sozinha, se eu morasse no Rio eu te ajudaria na boa porque adoooooooooooro casamentos tenho uma alma meio Vestida para Casar... hahahaha O que posso fazer daqui é sempre que vir um site legal te indicar... e assim farei. ;D
    Amiga, o que mais posso dizer? Que Deus abençoe a sua união com muuuuuuuuuuuuuuuuito amor SEMPRE!
    Beeeeeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  2. Rsrsrs Inda bem que um ano passa rápido!rs Brincadeiras a parte, é sempre bom focar realmente antes do grande acontecimento. Porque sempre falta uma coisa, um detalhe..que se tivesse sido pensado, talvez, só talvez, não faltasse.
    Não conhecia o livro e nem sei se leria.rs já passei da fase do casório,mas sei também que é sempre bom ler sobre assuntos que já não são tão importantes assim pra nós.
    Amei as imagens que o livro traz..tomara que possa ajudar não só a você, mas também as noivinhas de plantão!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. hum? Igreja não pode casar de cabelo solto? Nunca vi isso Raffa, pra falar a verdade, já vi um monte de casamento em que a noiva ta toda linda com o cabelão aos ventos Tem que ver isso aí. Adorei a dica do livro, creio que se um dia eu for casar vou ficar perdida que nem cego em tiroteio e com certeza esse livro ajuda muito.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)