quarta-feira, 26 de novembro de 2014

[Resenha ] A Esperança @editorarocco

Título Original : The Mockingjay
Título no Brasil : A Esperança
Livro 3 da Trilogia Jogos Vorazes
Autora  : Suzanne Collins
Editora Rocco
Número de págs : 421








Antes que você estranhe e me pergunte como consegui segurar uma leitura de um livro comprado em 2012 até agora, devo informá-los que tenho uma relação estranha com os livros da trilogia. Ao mesmo tempo que os amo, por vezes durante a leitura os odeio e quero bater em seus personagens.O primeiro e o segundo livro não foram tão intensos para mim quanto esse, afinal agora já tinha a relação de 2 livros lidos e 2 filmes vistos...e que final foi aquele de Em Chamas
Sem ver o filme que todos já viram - estava viajando como vocês sabem - optei por deixar a leitura fresca em minha mente e com isso poder sofrer na telona também no próximo final de semana.
Katniss Everdeen a heroína que arrisca a própria vida por amor a Prim, sua irmã , amadurece na nossa frente, ela percebe que de nada adiantou ganhar na arena, nunca terá uma vida comum e feliz ao lado de quem ama enquanto ainda tiver o Presidente Snow.  Esse, caprichando nas malvadezas de sempre nos faz querer entrar no livro para liquidá-lo. 
Katniss é um exemplo para o povo e portanto um perigo aos olhos dos poderosos , com uma história bem cuidada e que para mim é a melhor distopia dessa nova safra, Collins nos apresenta uma Katniss mais dura, que deixou de sonhar, que não se permite ser fraca mas que ao mesmo tempo fraqueja ao entender suas escolhas e nem sempre as aceita .
Peeta tem seu papel importante no fim da trilogia, não é mais somente o garoto do pão. E quanta emoção senti na leitura por um personagem que nunca senti tanto carinho, sempre fui Team Gale, ele sim, na minha opinião o par ideal para Katniss.
Nossa heroína assume enfim seu papel, ela é O TORDO e inicia assim a revolução contra a capital, ela precisa  e quer salvar Peeta (que não posso contar demais senão vira spoiler).
As dúvidas de Katniss são as nossas, como amar e defender aqueles que por ingenuidade ( como Cinna ) preparavam as pessoas para o abate? Ingênuos ou cínicos? Os personagens nos ganham mas ao mesmo tempo nos fazem indagar até onde são bons e até onde só pensam em si mesmos.
Sinceramente não curti o título A esperança , porque para mim a autora dá um aviso de que  a humanidade é cruel, que no momento certo quando temos que passar por cima de alguém para salvar aqueles que amamos ou até a nós próprios não pensamos duas vezes. Quanto de Katniss temos em nós? E quanto de Snow?
Difícil resenhar esse livro, complicado não soltar spoilers quando preciso debatê-lo com alguém, o que sentiu? Chorou? 
Pois eu quase...Collins nos dá de presente uma trilogia  memorável.
Leiam, por favor!


Confiram também as resenhas de:

4 comentários:

  1. Puxa, fiquei impressionada em saber como você conseguiu não ler este livro. Me recordo que assim que li Jogos Vorazes, busquei os demais em seguida. Era uma ansiedade angustiante..rs e mesmo que Em Chamas não tenha causado em mim o impacto do primeiro livro, A Esperança renovou tudo, meio clichê, mas foi bem assim. Me peguei torcendo, sentindo raiva, compaixão..e me sentindo uma adolescente ali, na arena. Em busca de um objetivo.
    Vi os filmes e amei, é claro. Achei bem fiel..Mas ainda não vi A Esperança..e este sim, dizem ser bem mais fiel. Sei que verei em breve e poderei me agoniar mais ainda..rs afinal, é apenas a primeira parte!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raffa!!!
    Eu ainda não li nenhum dos 3 rs... mas vou ler com certeza! Também já comprei os livros e os tenho na estante, sempre me olhando rsrsrs Não sei porquê não consegui lê-los ainda... Vi o primeiro filme mas não conferi os outros dois...
    Beeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  3. Raffa , comigo foi diferente ... Assim que li os dois primeiros livros , comprei e li em uns dois dias A Esperança !! Eu li rápido porque eu queria saber o que ia acontecer no decorrer da história, eu torcia, imaginava um final pro livro... Vi os filmes , amei todos e ainda não vi A esperança, espero ver esse final de semana , o mais rápido possível !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Depois de anos, agora que eu fui sentir vontade de ler Jogos Vorazes rs antes não via graça, mas pelo que vejo é uma distopia muito boa. Não vi os filmes por conta de não gostar da atriz e não não gostar de ver antes de ler. Mas então, se você diz que é bom, é bom e vai pra listinha rs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)