sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Menina que via filmes : A Família Bélier [Crítica]

Título Original : La Famile Bélier
Título no Brasil  : A Família Bélier
Dirigido por Eric Lartigau
Com Louane Emera, Karin Viard, François Damiens mais
Gênero Comédia dramática
Nacionalidade França
Censura : 12 anos
Duração : 1h 45min






Paula (Louane Emera) é uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais... Mas a sua família tem algo diferente: seu pai (François Damiens), sua mãe (Karin Viard) e o irmão são surdos e mudos. É Paula quem administra a fazenda familiar, e que traduz a linguagem de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e os irmãos?






Eu tinha ficado bem irritada com o último filme que vi antes desse, e tanto não gostei que até pulei a crítica dele, que deve entrar semana que vem, porque resolvi passar esse na frente já que é uma dica maravilhosa de um bom filme. 
O cinema francês tem filmes fantásticos, esse certamente é um deles, não que seja indicado a vários Oscars , pelo contrário, ele é um filme simples mas que emociona.

Paula ( Louane Emera, sensacional no papel e cantando) tem 16 anos, é a única de sua casa que nasceu sem deficiência auditiva , por esse motivo acaba sendo para seus pais e irmão mais novo uma espécie de tradutora em tudo que precisam fazer. Por tê-la eles relaxam e nem se esforçam em fazer com que os outros os entendam, Paula está ali como uma solução, e a família nem percebe o fardo que a menina carrega, se sentindo responsável por todos na casa.
Na escola ela é uma menina normal, nunca namorou, acha chata as aulas de espanhol e está sempre cansada, pudera, ela trabalha na fazenda cuidando do gado, nos finais de semana vende ao lado dos pais queijos e ainda arruma tempo para fofocar com sua amiga Mathilde .
Claro que pela idade ela tem um cara que gosta, Gabriel , mas ele nem parece notar sua existência, e ainda tem a popular da escola que enche o saco dela sempre que pode.
Em casa o espectador acompanha o dia a dia dela, enquanto sente pena de muitas cenas, também rimos, os pais e o irmão são muito engraçados, mesmo quando são egoístas com Paula.

O que ninguém esperava, nem mesmo Paula é que seu professor descobrisse nela um talento, e como canta essa menina. Embalados por Michel Sardou, Paula e Gabriel tem uma cena fofa e a música gruda , se você não fala francês como eu fica pior ainda, porque a gente quer cantar junto e não sabe nada. 
A união de uma família, a busca pela realização de um sonho e principalmente , até onde vão nossos limites quando desejamos algo? O filme arrasa nesse quesito e fica difícil segurar o choro quando ela resolve fazer uma homenagem aos seus pais no meio do concurso de música. 
Filmes bons como esse deveriam passar em mais salas, com certeza um filme para se ver mais de uma vez. 

E para animar vocês, vou colocar as duas músicas do filme que amei :




8 comentários:

  1. Rafa, fiquei empolgada com seu post. Vou assistir. Adorei!

    Hey, depois dá uma passada lá no blog também. bjos

    ResponderExcluir
  2. Nunca fui muito fã do cinema francês..claro, há muita coisa boa. Mas...
    Lendo acima a crítica desse longa, me peguei visualizando a vida puxada da menina. O fardo pesado que ela carregava,mas também pensando no amor que ela sentia pela família.
    Essa união, essa compaixão..acabam pegando a gente de jeito!
    O maior amor do mundo!
    Com certeza verei, assim que tiver oportunidade!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Nossa que filme de impacto. Carregar um fardo desse tamanho não é para qualquer um e a protagonista já encanta por fazê-lo. Esse é um filme que eu gostaria de ver. Tomara que passe na minha cidade.
    Valeu pela dica ;) Beijos Raffa

    ResponderExcluir
  4. Ohh que dica boa!
    Não conhecia e fiquei bem animada com essa trama.

    ResponderExcluir
  5. Não costumo ver filmes estrangeiros (que não sejam americanos) mas esse me chamou muito a atenção. A vida dessa menina deve ser bem difícil. Parece ser um filme muito bonito.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Raffa!!!
    Ownnnn... parece maravilhoso!
    Eu amo cinema francês... na verdade, eu amo cinema europeu de um modo geral! Essa história me ganhou e você recomendando é mais um incentivo.
    Beeeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  7. aaah ja me apaixonei pelo o filme uma historia encantadora, e a musica mtoo lindaa viciei, ai eu preciso assistir rsrsrs mto lindooo

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha desse livro..não costumo muito ver filme francês mas gostei bastante desse..acho que ele vai pro topo da lista ^^

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)