quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

[Resenha] Depois dos Quinze @gutenberg_ed

Título Original : Depois dos Quinze
Autora : Bruna Vieira
Editora Gutenberg
Número de págs: 200
ISBN: 978-85-8235-013-3










Em tempos de internet como nascem os novos ídolos? Não tinha internet quando eu tinha a idade da Bruna, nosso muro das lamentações eram dois : a melhor amiga e o meu querido diário. 
Não havia como dividir com estranhos nossos medos e angústias, se o fora do carinha mais gato da escola acontecia a gente chorava no ombro da mãe, da amiga...mas quem estava em outro estado não sabia. Com os blogs e com essa facilidade incrível de trocarmos experiências com desconhecidos, o estranho vira amigo , as vezes o melhor, mesmo quando nunca nem sequer o vimos de verdade. É ele que está ali a qualquer momento, é ele que te entende... o ao vivo ficou muito obsoleto quando a rapidez das informações dos famosos e dos anônimos tomou proporções inimagináveis da ideia que tínhamos do futuro  quando eu tinha 15 anos.
Bruna é um fenômeno da internet,  tem milhões de seguidores, milhares de curtidas em todas as redes sociais e um bom número de visualizações em seu Canal do You tube. Seu livro de estreia, esse, não poderia ter tido outro resultado nas vendagens : ela é um sucesso. E o que Bruna tem demais? A resposta que encontro é nada e tudo. Ela não é nada fora do normal, é uma menina bonitinha, não tem corpo de modelo e muito menos parece se preocupar com isso. Ela, assim como nós na idade dela , sente o amor na velocidade que ele vem, o que era pra sempre e de repente vira passado é sofrido sim, mas nada que uma boa crônica que a coloque para cima e que com isso ajude milhares de meninas não conserte o coração quebrado.
Em Depois dos Quinze o que podemos esperar é exatamente o que o título propõe, são pensamentos e sentimentos expostos pela menina que se viu com 17 anos saindo da casa dos pais para ir para gigante São Paulo ( Bruna é do interior de Minas) divulgar ainda mais seu blog que se tornou seu ganha pão. Ela não cansa de repetir e se orgulhar de que comprou um apartamento com a grana dele. Como não amar - principalmente se você tem 12, 14 ou 16 anos - uma moça que posta uma foto de vestido e ao ver uma seguidora dizer que ela deveria estar fazendo dieta por causa da pança posta em seguida que se reclamar novamente vai ver duas panças. Palmas para ela. Seu livro? Não espere dele se você já é adulta nenhuma obra de Clarice Linspector, nem ela tem a pretensão. Bruna é simples, e é esse " poderia ser eu ali no lugar dela" a chave de seu sucesso. Ela conta em suas crônicas sobre as incertezas da idade, os aprendizados com os foras tomados, e ainda informa que o amor não acaba, pelo menos para ela, ele se transforma em outros sentimentos somente.
Certamente quando deu " publicar" no blog há 6 anos atrás nunca imaginou que viveria dele, são em seus vídeos que vemos o como ela é pé no chão dizendo que não sabe até onde isso vai durar e que por isso poupa.
Como mesmo já tendo passado até do dobro dos quinze não me identificar com a Bruna do livro? Em Se ele não mudar ela ensina o que até outro dia me peguei fazendo com o noivo : controlando o. A frase que mais amei foi " Anota aí na última folha da agenda: sempre existirão outras coisas, outras pessoas, outros lugares neste mundo. O segredo é deixar ele descobrir tudo isso sozinho e ainda assim preferir você".
Não que todas as crônicas sejam ótimas, talvez para as meninas mais novas a identificação ocorra e o sentimento ao fechar o livro seja diferente do meu, posso afirmar que gostei de muitas crônicas, outras me deram sono por menor que fossem. Mas exatamente por ser um livro de fácil leitura acho válido lê-lo. 
Para mim foi ótimo recordar um pouco da Bruna que já fui. Conhecer uma nova geração é sempre uma leitura válida, e finalmente agora - depois de ler um livro dela, ter visto seus vídeos e segui-la nas redes sociais - posso dizer que estou por dentro do trabalho de Bruna, é, nunca é tarde para deixar de ser careta ;) 

13 comentários:

  1. Confesso que pela capa me chamou atenção!
    Mas fiquei em duvida se conseguiria ler até o final.
    Gostei da sua opinião sincera, quem for ler, vale o risco se for cronicas que a pessoa estiver procurando, pelo jeito.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Raffa!
    Eu te entendo... também gosto de ler esses livrinhos mesmo sabendo que não serão nada demais, só na busca de reencontrar a menina que já fui. Acho muito válido recordar como as coisas tomavam proporções gigantescas só por conta da nossa imaturidade. rs... Também me encaixo no lance da melhor amiga e do diário rs... até hoje faço diário... gosto de conversar só pra desabafar, sem esperar um direcionamento, sabe... rs
    Beeeeeeeeeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa ameeei a resenha e o livro haha nossa tbm me vejo na Bruna ainda mais que tbm sou de minas e estou em sp kkkkkkkkk acho que vou me inspirar nela hahah quem sabe neh, mais e mto lindoo o livro a capa super fofa se for tao bom quanto a resenha diz ser vale mto apena msm ler haha bjos.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Acho que não o leria, até mesmo porque estou em busca de leituras mais complexas e que me vire de cabeça para baixo. Sei que é bom ler algo que te lembre a esse tempo, quando estava na adolescência, mas acho que não seria o livro certo para mim, pelo menos não agora. Mas parece ser interessante.

    ResponderExcluir
  5. eu simplesmente amei o livro, me encantou mesmo. Uma menina linda e me lembra meus tempos de menina.
    v
    este com certeza vou compar para dar de presente para minha afilhada
    bjs e um excelente quinta feira a vc fofa

    ResponderExcluir
  6. Esse livro é gostoso de ler. Já dei de presente para duas primas, acho a Bruna uma fofa, e vejo que ela é uma boa inspiração pra essa garotada. #superindico

    ResponderExcluir
  7. Sempre fui fã dos livros despretensiosos, mas que trazem nas entrelinhas, ou escancaradamente, a proposta(as) de receitas para se ter uma vida melhor..ou porque não, nos fazer viajar no passado e nos depararmos com cenas, fatos..ocasiões em que nos vimos ali.
    Recordar é viver, já dizia algum poeta por aí.
    Meus 15 anos foi conturbado, mas tenho também algumas lembranças boas. E também foram as ruins, que me fizeram chegar aqui.
    Adorei a proposta e pretendo sim, ler!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Eu me lembro de quando eu lia o blog e me identificava muito !!!!!! Hoje me identifico um pouco menos kkkk, mas sempre que posso dou uma passada lá , quero muito ler esse livro, adoro crônicas!!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Não estou tão longe assim dos 15 anos ainda então é provável que minha experiência com esse livro fosse diferente da minha. Ganhar dinheiro com o blog a ponto de poder comprar um apartamento deve ser interessante, o sonho de toda blogueira hahaha

    ResponderExcluir
  10. Oi Raffa,
    Gosto muito da Bruna. Pena que ainda não li o livro. Mais sigo ela nas redes sociais também e o blog.
    Ela serve de inspiração pra muitas meninas hoje em dia. Faz a gente também acreditar que podemos realizar os nossos sonhos.
    Adorei a frase, Sempre vai existir outros lugares e outras pessoas mais o segredo e ele descobrir sozinho e ainda assim preferir você". É simplesmente perfeita e a mais pura verdade.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Já pela capa do livro a gente se apaixona por ele.
    Acho que essa leitura é bem válida para relembrar coisas que fizemos ou até hoje fazemos e, se for ruim mudar. Gosto de livros engraçados, de romance, hot, de suspense, de terror (nem tanto) e porque não ler livros teen não é mesmo.
    É um livro que com certeza, irei ler e também passarei para minhas primas.
    Eu não conhecia a Bruna mas agora estou doida para ver os vídeos dela.
    Valeu pela dica Raffa ;)
    Beijooos

    ResponderExcluir
  12. Oi Raffa, eu tenho esse livro, acho a capa uma gracinha, mas não li ainda, quando adquiri, foi pensando em minha filha, e acertei em cheio, ela leu e gostou muito das crônicas da Bruna, talvez por ser um livro escrito por alguém próximo da idade dela né, enfim, espero um dia ler, mesmo sabendo que é um livro escrito por e para adolescentes! Bjão!

    ResponderExcluir
  13. Adorei! Faz algum tempo que leio sobre o livro e até agora não tive a oportunidade de ler.. Depois da resenha fiquei bem curiosa! Tá que não faz taanto tempo assim que passei dos quinze mais ainda assim sinto falta dessa época! Tenho a impressão de que será um livro daquele tipo bem fofo, claro que vou comprar correndo! Ah, amo demais essa capa!! Beijos :*

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)