sábado, 31 de janeiro de 2015

[Resenha] Filme Noturno @intrinseca

Título Original : Night Film
Título no Brasil : Filme Noturno
Autora : Marisha Pessl
Editora Intrínseca
Número de págs : 619









Filme Noturno é tão intenso que recomendo que seja lido em casa. Optei por lê-lo a noite quando chegava do trabalho por dois motivos básicos : 1- As 619 páginas eram bem pesadas de carregar no vai e vem do metrô; 2- o livro possui uma extensa gama de informações que precisam de cuidado e atenção ao lê-las.
Como um gigante quebra cabeça o livro tem como narrador o jornalista Scott MacGrath. Entre o que ele nos conta temos centenas de dados jornalísticos - leia-se matérias "printadas" de jornais - e trocas de informações que nos ajudem a com ele desvendar o que deseja. Atormentado pela sombra do famoso cineasta Stanislas Cordova , uma espécie de J. D Salinger da sétima arte no que diz respeito a reclusão e mistérios envolvendo sua vida pessoal , o jornalista perdeu tudo que tinha porque falou mal dele em um programa de tv. Para ser mais clara, o tal cineasta é conhecido por filmes fúnebres, que chocam o público e que são proibidos em inúmeros países, fazendo com que existam clubes de fãs que trocam suas fitas pirateadas para poder ter todos os 15 filmes do cara. Incomodado com os filmes dele e principalmente com as histórias que sabe sobre ele envolvendo crianças. o jornalista solta o verbo na entrevista e caba sendo processado , tendo que pagar uma grana preta ao cineasta e ainda de quebra perde seu trabalho!
Mas o que faz com o Scott vá atrás de mais verdades sobre o mundo do sinistro Cordova é a morte da filha dele, Ashley, de apenas 24 anos. Com um currículo de internações em clínicas psiquiátricas e relatos no mínimo esquisito de amigos próximos , o jornalista vai atrás do real motivo da moça ter se matado ou ter sido morta. Com isso ele conhece - e nós também - mais ainda do estranho mundo de Cordova, da relação bizarra que tem com as pessoas ao seu redor e de tudo que envolve quem ele realmente é. Muitos nem sabem descrevê-lo, já que ele sai pouquíssimo do lugar onde vive.
Com a ajuda de um rapaz que conhecia Ashley - e pelo jeito era paixonite aguda - e de uma moça um tanto quanto doidinha ele entra no mundo da família e quanto mais pistas aparecem mais o que tínhamos certeza de ser real parece mudar de uma hora para outra. A autora nos dá muitos detalhes , em certos momentos eu achei exagerado a quantidade de informação que tem no livro e muita coisa poderia ser menor, como por exemplo os depoimentos , trocas de informações e matérias de jornal que ela coloca no meio da história, são matérias grandes, entrevistas com muitos detalhes e sinceramente lá pela página 300 eu já estava cansada de tanta informação , mesmo assim fui firme e forte para saber o final, afinal, me interessava muito.
Filme Noturno tem muito do lado sombrio mas não chega a ser um livro de terror, por mais que envolva em certas partes até mesmo magia negra e que alguns personagens beirem  a bizarrice.
Por tê-lo lido a noite , bem tarde mesmo, algumas fotos nele são tão reais, parece que os personagens nos olham quando estamos lendo que as vezes deixava a luz acesa após  leitura, coisas que somente King e Rice conseguem comigo. 
Conforme as peças se encaixam a gente pensa que saberemos de tudo...ledo engano... o final é daqueles " em aberto", e eu sinceramente só espero uma coisa  : vire filme, na tela vai ser ainda mais sinistro! 
Palmas para autora. 

6 comentários:

  1. Sempre fui fã demais de detalhes em filmes, livros e posts..acho que muitos detalhes, acabam nos fazendo criar os cenários perfeitos.ou imperfeitos!rs
    Não conhecia o livro, mas confesso que terror é um gênero que eu aprecio muito e me interessei demais em saber das loucuras do cineasta,mas também o lado do jornalista. Que não só vasculha o mundo do cara, mas que também, não sei porque, acaba se envolvendo em tudo.
    Pretendo ler se tiver oportunidade!!!!
    Mas de dia..rs(não é medo, só receio)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Nossa amei a resenha, já o livro não gostei mto por causa da parte da magia negra armaria gosto nao rsrsr tbm nao gosto de livros nem filmes de terror sou mto medrosa kkkk mais para quem gosta parece ser bom kkk ..

    ResponderExcluir
  3. Tinha visto esse livro por aí mas nem sabia do que se tratava até agora e achei bem interessante. Detalhes demais cansam né, ainda mais quando a gente quer descobrir logo o final. Aliás, finais em aberto acabam comigo, fico louca quando o autor faz isso rsrs mas enfim, o livro parece ser muito bom, fiquei com muita vontade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o enredo tinha tudo pra ser O livro mas pelo que vc comentou foram detalhes até demais que tornaram o livro cansativo,não me interessei muito por isso,talvez um dia beeeem distante eu mude de ideia e resolva ler esse livro =P

    ResponderExcluir
  5. Não sou de ler livros de terror ou suspense mas pretendo mudar isso. Sou louca para ter livros do Stephen King e entrar nesse mundo que é cheio de mistérios rs
    O livro citado parece ser bem escrito e me chamou a atenção pelo enredo. Porém, por ele ter muitas páginas preciso comprar um kindle ou alguma coisa similar para poder ler em outros lugares.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Estava com muita vontade de ler esse livro por conta dele ter esse formato q inclui matérias de jornais e coisas do tipo. Acho q isso deixa o livro bem mais dinâmico e interessante. Me lembrou bastante o livro: "os três", q segue o mesmo formato com fotos, emails e matérias de jornais no meio da historia.
    Acabei de encomendar ele pelo site das americanas, agora é só esperar chegar e correr pro abraço.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)