terça-feira, 13 de janeiro de 2015

[Resenha] Por Lugares Incríveis @editoraseguinte

Título Original: All The Bright Places
Título no Brasil : Por Lugares Incríveis
Autora : Jennifer Niven
Editora Seguinte
Número de págs : 335






Sabem aquele livro que você vê, se apaixona pela capa e fica doida para ler mas nem se lembra da sinopse? Foi o caso de Por Lugares Incríveis. Nem de longe poderia imaginar que a história se tratava de um casal de amigos improváveis e de suicídios. E quem diria ao me ver hoje que esse tema já fez parte da minha vida?
Por esse motivo ler a história de Theodore Finch e Violet Markey teve um significado diferente para mim, quem já teve depressão ou sofre desse mal entende o que estou dizendo, e são tantos famosos que já vimos optarem por esse final : Kurt Cobain, Robin Williams e Philip Seymour Hoffman são alguns deles. 
Os dois se conhecem quando ambos estão no alto de um prédio da escola que estudam prestes a se matarem, ou melhor, ela está prestes a se jogar, Theodore que é conhecido como Aberração a salva e faz mudar de ideia, o motivo aparente de Violet não querer mais viver é porque sua irmã Eleanor morreu recentemente . Já Theodore que parece obcecado pelo tema suicídio e que acaba fazendo com que Violet mude de ideia, é um adolescente problemático e sem limites que sempre deu trabalho para seus pais e não faz questão de ter muitos amigos. 
O oposto de Violet que namora o cara mais gato da escola, é da torcida e é rodeada de amigas que dariam tudo para ser como ela. Mas uma pessoa não está nada feliz com a vida de Violet: ela mesma. 
Com capítulos narrados por ele e por ela, o leitor toma a dimensão de como problemas do cotidiano podem tomar dimensões maiores para cada indivíduo e em como é difícil cicatrizar uma dor, ainda mais a da perda, o ser humano não veio de fábrica disposto a aceitar que um ente querido se foi e é o que acontece com a nossa protagonista, ela vive a morte da irmã o livro todo, chegando a usar um óculos que nem precisa mas que era de Eleanor para quem sabe assim ainda sentir sua irmã por perto.
E afinal o que une os dois , fora o desgosto pela vida? Um trabalho do colégio os torna uma dupla e por mais surreal que pareça ele se tornam grandes amigos, por mais que haja resistência da parte dela no início, e ele force tanto a barra que até faz um Facebook com somente ela de amiga para poder usar o messenger e falar com ela a todo instante.
 O livro tem dados interessantes - todos saídos dos pensamentos e falas de Theodore  - sobre o suicídio, além de contar casos que poucos sabem como o de Ray Ramon fundador da famosa loja Victoria´s secret que se matou se atirando de uma ponte em 1993. O que a  autora quer mostrar? Que a depressão é uma doença e merece atenção, quem tenta se matar não tem noção do que está fazendo e não adianta que as pessoas lhe digam que não há motivo , que ele tem grana e saúde...quem tem tendências suicidas não está ligando para nada disso. 
Nas conversas dos amigos que se unem por uma tentativa, depois por um trabalho e que depois não conseguem se desgrudar mais mostra que Theodore apesar dos pesares tinha muito a ensinar a Violet, que acaba vendo nele não mais um amigo mas um namorado companheiro para lhe acompanhar e conhecer mais onde vivem, explorando muitos locais e vendo que a vida tem sim sua graça .
Com um tema pesado e complicado não pense você que o livro é fácil de ser lido, ele é exatamente o contrário, ele é tenso, a gente está sempre aguardando que um dos dois tenha uma recaída e que lá se foi um protagonista...mas o que a autora nos mostra é que mesmo com a pessoa mais para baixo que conhecemos ainda conseguimos encontrar o amor que buscamos, não pelo outro, mas por nós mesmos. 
O final pode não ser o que a gente espera ou quis...mas a vida é assim, como esse livro, cheio de altos e baixos, e a certeza que temos é de que nada é bom para vida toda....e nem nada é ruim. 
Sensacional define essa leitura.

14 comentários:

  1. Puxa, não conheço muitos livros que abordem esse tema..Suicídio..E confesso que sempre achei um tema super difícil de ser abordado e tratado assim, com simplicidade e poesia.
    Por mais denso, forte e nublado que seja, li a resenha acima, com um ponta de doçura nas palavras. Não entendi até agora o porque, mas como não busco muito explicações, prefiro acreditar que é pra eu ler o livro e simplesmente, isso.
    Com certeza, lerei. Sabe quando você sente que um livro é pra você?
    Bem isso!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Oi Raffa,
    Já li algumas resenhas falando desse livro e todas são só elogios tô pensando em comprar um pra mim.
    A capa e realmente linda.
    Apesar do tema não ser fácil tô curiosa pra saber como a Violet vai passar por tudo isso.
    Realmente não é fácil aceitar que um dia alguém que a gente gosta não vai mais estar lá.
    Quero mto ler.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, essa capa parece uma coisa tão leve, bem que a gente não deve julgar pela capa.
    Parece ser um livro excelente, acho muito bom a autora tratar desse assunto que é tão sério e as pessoas não conseguem entender.

    ResponderExcluir
  4. Esse é um tema que devia ser bastante abordado, pois quem tem depressão precisa de ajuda para passar pelas suas dificuldades e, que às vezes, pessoas acham que isso é bobeira e talz, mas não é infelizmente, essa doença tem que ser levada a sério.
    Gostei muito do tema abordado pela autora. Adorei a capa. E sem dúvidas eu vou ler esse livro.
    Beijos Raffa

    ResponderExcluir
  5. Raffa, eu não imaginava que esse livro, com essa capa tão inocente, tratasse de um tema tão forte como é a depressão...é a primeira resenha que leio e confesso que gostei muito do que li, eu como adoradora de dramas assim, já me empolguei com o livro e quero muito conhecer um pouco mais dessa história...parabéns pela resenha tão bem escrita! Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Realmente a capa é linda. Fique interessada e ao mesmo tempo com "medo", não leio pra fugir da realidade, porém o final de uma historia como essa sendo realista como a vida, me deixou receosa. Contudo a sua frase "Sensacional define essa leitura" despertou minha curiosidade. Então, vamos de comprar online rs.

    ResponderExcluir
  7. Essa é a segunda resenha que leio desse livro, Raffa.
    E me parece que ambas se sentiram arrebatadas pela história.
    Eu realmente fiquei com muita vontade de ler. E amei essa capa, nunca iria imaginar que com essa capa
    o livro abordasse um tema tão delicado.

    Beijoss!

    ResponderExcluir
  8. esse livro parece que esta sendo o queridinho de todos hahaha ouço mtos falarem dele, e realm ente a capa e lindaaaa e a historia tbm parece ser incriveeel quero mto ele <3

    ResponderExcluir
  9. Quando eu vi a capa no inicio da resenha não imaginei que o tema era denso... Falar sobre depressão, suicídio, é complicado, porque muitas pessoas não compreendem , e me pareceu que a autora abordou o tema de um modo em que possamos compreender bem ... Raffa, a resenha ficou incrível !!!
    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi! Vi esse livro algumas vezes, mas pela leveza da capa nunca me passaria pela cabeça que tratava de um assunto tão delicado, suicídio. Li alguns livros que os personagens ficaram tentados a se suicidar, mas nenhum abordou dessa forma, eu gostaria de ler esse livro, mas percebo que é uma leitura difícil e que é bom o leitor se preparar antes.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Raffa!!!
    Esse daí já passou na frente de todos os outros... é um tema que me agrada e vc bem sabe o porquê. Enfrentar a depressão não é nada fácil... tenho alguns livros sobre mas nenhum assim de ficção.
    Beeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  12. Também estou sentindo o chamado Kkk
    Parece uma história ótima. O tema de suicídio me lembra "Os 13 porquês" do Jay Asher, um dos melhores livros que já li. Estou ansiosa para ler *-*
    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. ja li alguns livros, mas ate hj nenhum que fale sobre suicidio. Mas o interessante mesmo é ter o livro e ver o que acontece com todos os protagonistas com certeza bjs

    ResponderExcluir
  14. Também não sabia o que esperar do livro o vi pela primeira vez, mas me apaixonei pela capa, aí acabei lendo uma resenha que me encantou. . A autora fala de um tema que pra mim e bem complicado, já tive pessoas em minha volta que tiveram depressão e sei bem o quanto isso é desgastante! Não estou em uma fase boa pra ler o livro, mas acredito que a história dos dois seja linda e quando puder darei uma chance pra leitura!
    Bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)