sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

[Resenha] Pura Paixão @agireditora

Título Original : Pura Paixão
Autora : Ivete Sangalo / Jorge Velloso
Editora Agir
Número de págs:223
ISBN: 978-85-220-3035-4








Talvez você não saiba, mas sou fã de Ivete. Não curto Carnaval, odeio micaretas e a Bahia é um lugar que seu fosse fugiria de todos os trios elétricos. Mas amo Ivete. Não lembro como a conheci mas sempre ouvi suas músicas e tive a oportunidade de estar com ela, assim , cara a cara, umas três vezes. Em todas tirei fotos, e ela foi muito simpática, o que me fez gostar dela ainda mais. Acho que ela tem uma energia dessas que é difícil explicar e no único show que fui dela em um festival de verão aqui no Rio lamentei ter tanto tumulto porque queria vê-la ainda mais de perto e apreciar essa musa de nossa música.
Encontro com Ivete em 2004
Quando a Editora Agir lançou a biografia dela, autorizada , eu disse a mim mesma que precisava ler. Amo biografias, e se for de alguém que acompanho a carreira acho que faz mais sentido ainda eu ler. Amo música e fui criada no meio dela, culpa de meu pai, que por sinal foi o acompanhando no trabalho que " esbarrei" em Ivete essas vezes que citei acima. 
Com os livros em mãos embarquei na história dela. Por ser autorizada não espere que fofocas venham a todo instante, se por um lado senti falta por outro acho bacana o próprio artista se expor e querer contar para gente como foi que chegou lá , em cima do palco, e virou todo esse sucesso que conhecemos.
Ivete começa nos contando desde os tempos de criança mesmo, quando ainda morava em Juazeiro . Filha mais nova de 6 irmãos ela sempre teve com quem brincar . Seus pais eram gente boa, descendentes de espanhóis a musa baiana conta até como seu pai começou o negócio que trabalhou até falecer. Da mudança para Salvador até a morte do pai e como começou a vida de cantora - sua mãe que sempre amou cantar e fez a filha ouvir muitos sambas desde que nasceu pode ser considerada a culpada - tudo está no livro. Parece que ouvimos Ivete dando uma entrevista  e nos contando a história, é simples e ao mesmo tempo encantador.

Da jovem que já foi vendedora de loja até a cantora mais popular desse imenso Brasil , Ivete nos mostra que não perdeu a simplicidade e admite que é rodeada de luxos - como ter um avião particular por exemplo - mas que em sua maioria os faz para atender a agenda lotada de compromissos e também para ter mais tempo para seu único filho : Marcelo.
A maternidade também rende um capítulo no livro e quem não imagina a vida de mãe de Ivete ela conta que é como muitas de nós e faz questão de estar ao lado do filho e do marido Daniel sempre que pode.
Até mesmo o suposto romance com Xuxa é contado de forma simples, ela negando, informando que são amigas que o negócio dela é outro. Como citei acima, para quem quer saber da vida amorosa de Ivete - o que não era o meu caso -  o livro pode ser decepcionante já que ela não cita casamentos e relacionamentos passados. 
Fala sim, e muito, do como a morte de seu pai, sua mãe e de seu irmão lhe afetou, de maneira tão forte que ela precisa fazer terapia até hoje.

Para mim ficou somente sem razão de existir a parte onde ela dá receitas de sua alimentação diária e de coisas que curte cozinhar São páginas e páginas com isso, mas certamente os fãs devem pedir e ela tem aquela cara de " coloca aí minhas receitas que o povo está pedindo". 
Com muitas fotos no final, e a discografia completa desde quando era da Banda Eva, a biografia é um prato cheio para os fãs, livro para guardar com carinho. Como adoro essa mulher, vai estar sempre na estante, assim como guardo os cds e dvds da diva baiana. Vale muito a pena a leitura. 

8 comentários:

  1. Bem, nunca consegui gostar dela, do gênero que ela canta ou de nada que se assemelhe a ela. Nada contra, mas é uma pessoa que se estiver dando entrevista, eu mudo canal..ou passo batido na rádio.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Acabei apertando antes de concluir,desculpe..
    Para quem gosta, com certeza é um livro indispensável..e claro, os fãs vão adorar!!!!

    ResponderExcluir
  3. Veveta é lindaaa <3 Axé e derivados não são minha música preferida, (apesar de saber muuuuuuitas das músicas da Ivete) mas admiro a Ivete como pessoa, ela tem cara de ser um doce, pelo menos nos programas de televisão é sempre muito alegre e simpática. Essa biografia pode não ser das que chamem mais a atenção por não ter aqueles babados da carreira mas pra quem é fã é uma boa coisa.

    ResponderExcluir
  4. Bem, eu sou megahiperultrasuperfã, então... fiquei com a impressão que pra quem já assistiu trocentas entrevistas não vai achar nada novo na biografia e por isso confesso que brochei legal pra comprar. Amo biografias, mas gosto de ler novidades... ;)
    Beijo, beijooooo!
    She

    PS: Amei a fotinho! rsrsrs ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro a Ivete !!! Mas as musicas mais antigas porque eu não curto axé .... Quero ler porque eu acho ela uma pessoa muito bacana e simpática !! So achei desnecessário a parte das receitas rsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Muito legal o livro, tbm amoo ler biografias da vida de celebridades hahaha nossa que sortuda vc e encontrar com ela 3 vezes kk meu sonhoooo espero um dia ler o livro dela realmente mto legal.

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto da Ivete, ela parece ser tão simpática, pé no chão, espontânea que fica difícil não gostar dela. Eu não sou de ler biografias mas pode ser que um dia eu leia a dela.
    Tem um CD que eu gosto em particular que é o Pode Entrar, eu ouvia umas 10 vezes sem parar.
    Eu já fui em 2 shows dela mas infelizmente não consegui foto. Adorei a sua e, que bom que você também gosta dela.
    Ivete é DIVA <3

    ResponderExcluir
  8. Acho que sou a única que não gosta dela..como vc tb odeio carnaval e fujo de tudo que é micareta... e com certeza não leria o livro..

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)