quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

[Resenha] A Teoria de Tudo @UnicaEditora

Título Original: Travelling to Infinity
Título no Brasil: A Teoria de Tudo
Autora : Jane Hawking
Editora Única
Número de págs: 447







Já havia lido Minha Breve História ( biografia de Stephen Hawking lançado no Brasil pela Editora Intrínseca, confiram a resenha aqui) e nem de longe o livro é tão completo como A Teoria de Tudo . O motivo possa ser exatamente porque dessa vez a história não é contada pelo próprio , mas sim pela mulher que foi sua esposa por 25 anos!
Jane Hawking jamais imaginou que ao se apaixonar por Stephen na faculdade fosse passar por tudo que passou. Primeiro porque após a doença dele ser diagnosticada os médicos lhe deram 2 anos de vida e ele está vivo até hoje. Depois porque seu marido virou um Isaac Newton de nossos tempos, respeitado por todos ao descobrir as quatro leis do buraco negro. 
A vida de Stephen também não foi fácil, aos 21 anos descobriu que tinha ELA ( Esclerose Lateral Miotrófica) , desse dia para frente sua vida regrediu e ele lutou até onde pôde para que tivesse acesso a tudo menos se tornando cada dia mais deficiente e dependente de tudo e todos. Jane foi a mulher que estava ao seu lado, ao contrário de muitas que o abandonariam, ela esteve ali presente, sendo mãe e esposa, e muitas vezes enfermeira de seu marido . Foi mãe por três vezes mesmo sabendo que a cada saída de casa cuidaria das crianças e de Stephen que demorou muito para aceitar que enfermeiros cuidassem dele. 
Seus 3 filhos foram criados ajudando o pai , e a vida da família sempre foi pular de galho em galho , seja para testes por causa da doença de Stephen, seja para palestras, estudos e recebimento de medalhas que o físico recebeu a vida toda. Passaram por diversos países europeus e também moraram nos Estados Unidos. 
A cada avanço da doença a família inteira se unia para que Stephen tivesse uma vida normal, isso também incluía os pais dele e os pais dela. 
Jane abdicou de seus sonhos, de sua carreira e de muitas outras coisas para o sucesso do marido, foi fiel até onde pôde, e ao conhecer outro homem fez questão de continuar cuidando do marido e tendo o amante por perto, este - surrealmente - também ajudava a carregar Stephen para onde eles iam. Na frente dos filhos e do marido ela não demonstrava afeto por Jonathan, eram raros os momentos a sós, e me perguntei como alguém pode conseguir fazer algo assim? Mas ao ler mais do livro o julgamento ficou de lado ao ver que o próprio Stephen aceitava a situação - e o livro não conta o que fez eles se separarem ! 
Jane é minuciosa ao nos contar sua vida com Stephen e detalhes da época, o livro merece atenção ao ser lido, apesar de que continuo sem entender nada sobre buracos negros e sua importância, Física nunca foi minha matéria preferida. Mas ali, naquelas quase 500 páginas o que a autora deseja é desabafar com o mundo, mostrar que tem certeza do amor que sempre demonstrou pelo ex marido, que sempre fez tudo que estava ao seu alcance e que mesmo sendo julgada por muitos ela tem orgulho da vida que levou ao lado do homem que mais amou na vida.
A Teoria de Tudo é uma lição , em muitas páginas , mas que passam voando quando nos pegamos admirando essa mulher e deixando de julgar o que ela fez ou deixou de fazer. Que venha o filme. 

9 comentários:

  1. Uau!!! Andei espiando a premissa do filme estes dias e me peguei viajando nos detalhes. Não imaginava que a história fosse assim, tão complexa e ao mesmo tempo, tão bonita.
    O amor é capaz de coisas que nem em nossos maiores, melhores ou piores sonhos, podemos imaginar.
    Abdicar, renegar, estar.
    Quero demais ler e também ver o filme, que tem grande chance de emplacar algum Oscar.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Angela

      Estou LOUCA para ver o filme, meu irmão conseguiu na net mas PRECISO ver no cinema. Espero que seja tudo que esperamos.
      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Raffa!!!
    Que resenha diva! Como é bom quando livro tem de fato um conteúdo né? A gente escreve, escreve e escreve ... todo mundo lê e não há cansaço. Eu imagino que ela sofreu as penas... sinceramente, ele não deve ser uma pessoa de gênio muito fácil não... e ainda mais aceitar uma doença assim não deve ser algo tranquilo para um gênio... nossa, nem posso imaginar tudo que ela passou. Jamais a julgaria porque a situação é bem complicada mesma.
    Amei!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lilly

      Sim, foi um livro triste de ler sabe, a doença dele avançando...me deu muita tristeza, mas ao mesmo tempo foi bonito ver quando a pessoa tem garra para viver e amar a vida fica mais fácil.
      Merece ser lido.

      Beijos

      Excluir
  3. Deve ser uma barra ter que largar tudo pra cuidar de uma pessoa com essa doença, admiro ela por ter feito isso, um gesto de puro amor com certeza. Aposto que no começo o Stephen não deve ter se sentido muito bem com o amante da esposa ali do lado o tempo todo né, curiosa essa situação.

    ResponderExcluir
  4. Nossa que doido hahah que amor estranho hsuahusa msm assim nao cabe a nós julgar neh kk ainda mais sem ter lido, mais parece ótimo o livro bem sincero, gostei nao é qualquer uma que expoe os erros diante dos olhos de todos nao, mto interessante.

    ResponderExcluir
  5. Morro de vontade de ler esse livro e de ver o filme..está nas minhas metas ainda pra esse ano!!!

    ResponderExcluir
  6. Amo biografias mas confesso que existe em mim um preconceito ignorante em relação ao Stephen. Porém, depois de assistir ao trailer e de ler seu texto, PRECISO ler o livro!

    ResponderExcluir
  7. Amo biografias mas confesso que tenho um preconceito ignorante em relação ao Stephen. Porém, depois de assistir ao trailer e de ler seu texto, PRECISO ler o livro.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)