sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Menina que via Filmes : Cinquenta Tons de Cinza [Crítica]

Título Original : Fifty Shades Of Grey
Título no Brasil: Cinquenta Tons de Cinza
Baseado na obra de EL James
Dirigido por Sam Taylor-Johnson
Com Jamie Dornan, Dakota Johnson, Jennifer Ehle mais
Gênero Erótico , Drama , Romance

Nacionalidade EUA
Censura : 16 anos
Duração : 2h 5 min





Anastasia Steele (Dakota Johnson) é uma estudante de literatura de 21 anos, recatada e virgem. Uma dia ela deve entrevistar para o jornal da faculdade o poderoso magnata Christian Grey (Jamie Dornan). Nasce uma complexa relação entre ambos: com a descoberta amorosa e sexual, Anastasia conhece os prazeres do sadomasoquismo, tornando-se o objeto de submissão do sádico Grey.




Eu gostei muito do primeiro livro, por esse motivo apesar de ter torcido o nariz para o ator escolhido - eu torcia para ser Ian Somerhalder - comprei entradas para estreia do filme. Quando a censura baixou de 18 para 16 anos dei uma desanimada, o bacana do livro é exatamente o monte de sexo que tem, a cafonice das coisas insanas e sem vergonha que dizemos na hora " H" e que de repente qualquer tiazona estava lendo no metrô. 
Com o filme basta dizer que levei minha mãe e ela saiu do cinema reclamando que achou as cenas bobinhas! E minha mãe definitivamente não é uma mulher muito moderna com esse tema.
Anastasia ( Dakota Johnson, filha de ninguém menos que Melanie Griffith e Don Johnson) é uma estudante de Literatura que vai entrevistar um bilionário no lugar da melhor amiga que está doente. Sem muito jeito, tropeçando pelo caminho e com uma roupa meio nada com nada ela adentra o imenso escritório e ele lhe avisa que tem 10 minutos para entrevista. A famosa frase sonhada por mulheres do mundo inteiro no livro e agora no filme causa um suspiro na plateia " O Senhor Grey irá atendê-la!". Quem nunca passou por entrevistas de emprego onde pessoas tenebrosas por dentro e por fora nos deixaram achando que Chucky era o Mickey? No caso de Anastasia ela não procura emprego, mas seu jeito tímido e confuso logo encanta Grey. Ah sim, o nome do rapaz é Christian, o sobrenome é Grey, cinza em inglês que dá o nome ao livro ( os tais 50 tons...).

O que teremos dali para frente é fácil de imaginar. Ele fica doido por ela, ela não entende muito o que está acontecendo, e a plateia espera atenta pelo momento em que vão se beijar... e quando isso finalmente acontece o que se ouve na sala de exibição é quase um grito de gol na final do campeonato brasileiro.
Comparado com o livro faltou muita coisa...mas filmes são assim, quase sempre incompletos...mas mesmo dessa forma vi qualidades.
A primeira que devo citar é que Dornan me ganhou, literalmente . O charme do rapaz me fez esquecer que queria outro ator e por mais que a crítica tenha achado ele um robô no papel, eu o achei perfeito... e como disse realmente não esperava por isso. Ele estava no tempo certo do personagem...distante, traumatizado...por vezes romântico. Sim, por mais que negue e fuja...o nosso anti herói taradão anda de mãos dadas e lança cada olhar que a gente até esquece que ele acabou de dizer que não quer namorar, que não faz amor, que só quer sexo...

Dakota também se sai bem no papel da sem sal que morde o lábio - como Bella Swan - e que é desastrada. Para quem leu o livro vai ficar sentindo falta da " deusa interior" que foi esquecida pelos roteiristas...também não verá as cenas mais intensas do casal e a fobia a comida da protagonista, pontos que são facilmente lembrados por todos que leram os livros da trilogia.
O que certamente se vê e se falará é das cenas de sexo serem lights, pouco mostrarem do corpo dele, mostrarem os seios dela boa parte do tempo e da falta de depilação da mocinha nas partes baixas ( Claudia Ohana manda beijos!).
Outro ponto esquisito : Grey quase não tira a calça nas cenas de sexo, nas do quarto vermelho então é ela nua e ele de calça!!! O diretor deve ser do Vaticano. 
De resto temos a história ali, o rico que ama a mocinha mas que não aceita que está apaixonado, quer que ela seja submissa, que ela assine um contrato onde ela se deixe machucar até onde ele quiser( com direito a algemas, plug anal, etc), o mocinho que precisa de terapia intensa desconta seus traumas ali...no quarto vermelho.
Quanto a química do casal, achei bacana, os dois convencem juntos e não é filme para se ficar olhando o relógio pedindo para ir embora, pode sim irritar no final os que não conhecem o livro, e quiserem um final com respostas.

Entre contratos, brinquedos , e sexo, salvam-se todos. E o filme compensa a ida no cinema. Só não espere que ele marque gerações com suas cenas de sexo como clássicos já fizeram. Cinquenta Tons de Cinza está mais para Disney do que para Azul é a cor mais quente mas isso não quer dizer que seja uma furada. Os fãs vão amar , e Jamie Dornan vai povoar a cabeça das mocinhas mais animadas por um bom tempo. Uma gracinha esse moço. 

12 comentários:

  1. Amei o filme !Achei bem fiel,e adorei terem cortado essa parte da deusa interior,porque ia tomar uma boa parte do filme.Achei que a Dakota arrasou já poderia trocar a Anastasia do livro por ela.E achei que aquela trilha sonora divina.

    P.s : Arrasou na resenha Rafa,esse detalhe da deusa eu até havia me esquecido.

    ResponderExcluir
  2. Ontem fui falar com uma amiga que acabou indo ver o filme..e o sorriso dela ia de orelha a orelha..e ela foi me contando, contando..e eu acabei concluindo que preciso é reler os livros de novo.
    Assim que foram lançados, acabei sorvendo eles de uma vez..e? Odiei os 3 juntos! Achei super fracos, tediosos...e peguei uma birra da mocinha que só por Deus pra eu ter vontade de ver o filme.
    Mas acabei ficando sim..e vou ver se releio a trilogia primeiro, pra poder encarar o cinema com os olhos mais abertos.
    A diferença na tela e nas letras, deve ter sido gritante demais..Por conta da faixa etária..será que isso não tirou o "hot" do livro/filme?
    Verei com certeza..não antes de reler o livro..rs
    Beijo e parabéns pela resenha impecável!!!

    ResponderExcluir
  3. OI Raffa!!!
    Sua resenha tá show...mas quanto ao filme,depois da febre que foram os livros e todo aquele "vuvo,vuco" em torno do filme esperava mais....enfim.mas valeu.

    ResponderExcluir
  4. Ai ai. Acho que vou ver o filme hoje, se der tudo certo. Me apaixonei pelo Jamie logo de cara, então já vou entrar no cinema babando por ele. Quero logo saber se vou gostar mesmo do filme ou se mostraram as melhores cenas nos trocentos trailers que foram exibidos. Saberei em breve.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu li os três livros e amei a história. Estou louca para ir assistir o filme, não sei quanto as minhas expectativas com ele, assim como você disse, o livro é bem melhor né. Mas irei ver em breve!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. Raffa acabei de ver o filme e concordo com tudo o que falou RSrs O Ian nunca imaginei para o filme e sim o Mat Bomer RSRrs Mas o ator ficou ótimo no papel. Agora que atriz é aquela que faz a Mia? RSRSR Adorei a resenha ;)
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Ainda não vi o filme e nem li o livro, apesar de não ter muita vontade de ler o livro, fiquei interessada no filme, vi que muita gente estava cheia de expectativas e com tanta divulgação fiquei curiosa, espero que eu goste.

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu também adorei o filme. Foi bem mais light do que eu imaginava e a Dakota fez milagre, porque a Anastasia ficou uma fofa, dava dó dela. Será que vão fazer a sequência? O pessoal que não leu deve estar se mordendo com aquele final. Hehe Beijão!

    ResponderExcluir
  9. Desde quando o filme foi lançado, há dois dias, o Facebook, Twitter, Blogs, Tumblrs e afins, estavam bombardeados por críticas ao filme. Algumas boas e muitas ruins, mais de decepção mesmo pelo filme. Digo e repito: Livros são em 99% dos casos, melhores que os filmes. Mais completos. O filme sempre deixa muuitas coisas do livro passarem despercebidas, causando a sensação nas pessoas que leram o livro, de uma certa decepção, um imaginário da história que não corresponde ao que eles veem no filme. Do livro mesmo, só li umas 40 páginas. Quando começou a sair os trailers e pequenos trechos do filme , eu gostei de cada um deles.Para o papel do Sr. Grey eu sempre fiquei na expectativa de que anunciassem o Matt Bomer como o Grey, mas não me decepcionei com a escolha do Dornan. Já a Dakota, fiquei super decepcionada, eles poderiam ter escolhido uma atriz que pudesse dar um pouquinho mais de vida ao papel da Anastasia. Mas tudo bem. Sobre as cenas de sexo, eu acho que todos poderiam esperar que Hollywood não fosse fazer cenas de sexo selvagem ou sadomasoquismo exagerado e extremamente violento, nem nada disso, acho que quem foi ao cinema esperando isso, deve ter se decepcionado muito mesmo. Hollywood estragando histórias de livros desde 1900 batatinhas (pra variar). Ainda não fui ver o filme, mas creio que não vou me decepcionar, acho que vou adorar, pois amei e suspirei a cada trailer e trecho que vazava. Quando eu assistir, poderei dizer mais claramente o que achei do filme.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Raffa!!!

    Adorei sua crítica! Eu ainda não li os livros... acho que já falei aqui então não vou me repetir...rs... De qualquer forma, vou conferir o filme... Eu gostei do ator escolhido porque o conhecia da série The Fall na qual ele faz um serial killer divo e contracena com a Agente Scully da antiga série Arquivo X... Fico feliz que vc tenha gostado do filme apesar das cenas terem sido "aliviadas" hahahaha
    Beeeeeeeeeijos

    ResponderExcluir
  11. Raffa não vou me enrolar muito no comentário porque sinceramente eu odiei o livro e não quero ver o filme. Eu vi algumas cenas deletadas só e achei o cara um robô mesmo e ela totalmente sem sal (e despeitada, o que ele vê nela?). Por mais que todo mundo goste eu continuo achando que ele é um cara com sérios problemas psicológicos e ela é uma menina extremamente chata e desnecessária.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Excelente resenha está de parabéns Raffa ;)
    Eu também imaginei o Matt Bomer no papel do Sr. Grey, mas indo ao cinema acabei gostando da interpretação do Jamie. A Dakota também não achei ruim a interpretação dela só achei que fizeram a Ana um pouco menos inibida que foi ótimo, até gostei.
    As cenas de sexo até que foram bem reais. Só fiquei chateada que só mostra os peitos e pepeca dela rs... pow mostra o pepeu dele também qual o problema rs... adorei o corpo dele que corpo hein, alias que bunda né?! hahaha
    Eu senti falta de várias cenas que ao meu ver fez falta mas como é filme e filme nunca será 100% igual ao livro até que foi razoável o filme.
    Agora que venha cinquenta tons mais escuros.
    Beijão

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)