quarta-feira, 4 de março de 2015

[Resenha] Caixa de Pássaros @intrinseca

Título Original: Bird Box
Título no Brasil : Caixa de Pássaros
Autor : Josh Malerman
Editora Intrínseca
Tradução de Carolina Selvatici
Número de págs: 268







Se tem algo que posso recomendar na leitura de Caixa de Pássaros é : leia o sem intervalos. O livro é sensacional, e não tem como parar de lê-lo sem chegar ao final. Comecei a leitura pela manhã, a noite fui dormir tarde até conseguir chegar a última página. O motivo? A mistura na medida certa do terror e do medo que sentimos junto com a protagonista Malorie.
Ninguém sabe exatamente quando começou, nem Malorie se recorda, e ela quem lembra no presente e no passado o como tem vivido com um novo mundo, onde algo muito bizarro tem feito as pessoas se matarem. O que ela sabe? Que não pode ver  a tal coisa, que os que a viram se mataram em seguida , em um surto inexplicável. 
Ao começarmos a leitura sabemos que ela tem dois filhos, que os treinou para andarem com vendas nos olhos e que ao ela nos relatar tudo que passou só queremos entrar no livro e dizer " valeu guerreira!". Não é fácil passar por tudo que ela viveu. Mãe solteira ela morava com a irmã quando  fatos isolados começaram a acontecer e foram sendo relatados pela tv . Pareciam coisas distantes, elas falavam com os pais que estavam em outra cidade pelo telefone, por email...até que como se fosse de uma hora para outra as pessoas foram sumindo, ou se escondendo, a comunicação foi virando algo do passado e elas perderam o contato com a família. 
Malorie ainda tenta sobreviver com a irmã, colocando edredons nas janelas, se desligando do mundo lá fora, mas nem ela sabe como Shannon viu algo e se matou.
A ela resta procurar ajuda com um filho no ventre, e encontra, pessoas que perderam entes queridos tanto quanto ela e que estão com medo do futuro incerto. Cada um tem sua história para contar, todos presenciaram pessoas que jamais cometeriam o suicídio o fazendo ou acharam seus corpos após o ato.
Na casa onde ela vai viver o carinho maior é com Tom, um professor que obviamente foi obrigado a parar de lecionar e que perdeu sua única filha. Ao leitor fica o espanto com as cenas narradas e a curiosidade em saber o que de fato vem mesmo acontecendo?
A cada saída de Tom com Jules fica a incerteza se ela os verá novamente, com sete pessoas na casa e duas grávidas - fora Malorie temos Olympia que  o marido nunca mais voltou - artigos de necessidade como comida e água viram luxo e cada um luta pelo seu, causando algumas briguinhas como é comum em momentos de desespero nos seres humanos.
E aí você deve se perguntar, e o que é a tal caixa de pássaros do título? Imunes a tal coisa misteriosa - ou não? - os cães e pássaros são usados como farejadores e como alarmes para os humanos.
O final é tenso, não é algo que nos deixe aliviados, mas porque seria? Como um ótimo terror o livro se porta bem do início ao fim e merece todas as estrelas que tem direito, maravilhoso!

10 comentários:

  1. Ando namorando este livro desde que foi lançado e agora entendo os motivos!
    Não abro mão de um bom suspense e esta história é recheada de suspense e mistério.
    E creio que haja um pouco a mais, talvez a luta pela sobrevivência, as amizades que se formam..e o medo(artigo que move as letras)
    Lerei com certeza!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Me interessei por esse livro logo quando eu vi a capa .. E agora lendo a resenha eu acho que eu vou ler em um dia rs adoro livros que tenham suspense e ate terror também !!! Adorei a resenha Raffa !!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Estou louca pra ler esse livro! Adoro suspenses e acho que esse realmente será um dos bons.Só de ler a resenha estou com muita pena da Malorie e dos filhos e acho que mesmo o final não sendo tranquilo vai valer a pena lê-lo.

    ResponderExcluir
  4. Li o primeiro capítulo desse livro no site da editora e fui correndo comprar. É simplesmente maravilhoso. Com certeza é um dos melhores livros que li nos últimos meses. A edição está fantástica, a capa é maravilhosa e o modo como o autor escreve deixa todo mundo meio maluco. Amei demais e recomendo a quem posso.

    ResponderExcluir
  5. Oi Raffa!
    Eu to doida pra ler esse livro, não vi ninguém até agora reclamar dele. Parece ser o livro perfeito pro gênero!
    beijo

    ResponderExcluir
  6. Fiquei com "água na boca" com esse livro.
    Eu gosto de livros assim que me façam virar a noite, e não querer larga-lo até enfim, eu termina-lo rs e esse me parece que é bem nesse estilo. Com certeza, vou adicionar a minha lista de compras. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi, Raffa!
    Aiaiai, eu estou tão louca por esse livro! Minha amiga comprou, leu e ficou esfregando na minha cara o quanto era bom, kkk. Livro de terror do jeitinho que eu gosto... E o enrendo! Interessante! Alguém faça um filme de terror decente com um enredo original assim, por favor?! Inclusive achei muito legal aquela "corrente" de que, quem lê o livro, tira foto com os olhos vendados. Enfim... Sua resenha me deu mais vontade ainda de ler -estou super curiosa.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Estou interessada nesse livro desde que o vi entre os lançamentos da editora. Eu adoro o gênero, e quanto mais mistérios a serem desvendados, melhor a trama fica, a meu ver. Esse livro me parece definitivamente uma caixinha de surpresas, que tu tem que abrir para saber o que te reserva. Com certeza está na lista dos meus desejados.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro parece ser mtooo boom, acho que se eu fosse um personagem eu morreia pq sou mto curiosa e queria saber o que estava acontecendo, e com certeza eu seria a proxima hahaha mais deve ser bem legal apesar de aterrorizantee kk mais eu enfrentaria o medo e leria sim, deve ser magnifico..
    bjoa ameei a resenhaaa

    ResponderExcluir
  10. Aiiii estou louquinha para ler esse livro!!!
    A capa é incrível, e as resenhas que li sobre ele, são no mínimo, sensacionais!!!!
    Quero muitooo!!!
    Embora esse final incerto me assuste kkkkkkkkkkkkkkk
    bjoooos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)