quarta-feira, 11 de março de 2015

[Resenha] Dias Perfeitos @CiaLetras

Título Original : Dias Perfeitos
Autor : Raphael Montes
Editora : Companhia das Letras
Número de págs: 274







Depois de ouvir somente elogios vindo da obra do autor, claro que a curiosidade aguçou e ao começar a leitura entendi o motivo - merecido - de seu sucesso.
Teo é um estudante de Medicina carioca, filho de um casal que já viveu dias de glória, ele agora vê  a dura realidade que é após um acidente ter perdido seu pai e sua mãe ter ficado presa a uma cadeira de rodas. 
Garoto de poucos amigos e fã das aulas com cadáveres da faculdade - tanto que apelida um dos corpos de Gertrudes - ele é tido como estranho pelos que os conhecem bem , ou alguém que não se faça chamar a atenção pelas meninas.
Até que um belo dia, após sua mãe muito insistir, o vegetariano aceita ir a churrasco com ela , a princípio o que parece estar sendo um saco vira um momento inesquecível, já que é ali que conhece Clarice, outra universitária como ele, mas que não tem nada de tímida. Como um detetive ele consegue descobrir tudo que quer sobre ela : telefone, faculdade, endereço, etc. Como ele descobre? Deixo para vocês lerem e descobrirem. Mas somente por esse momento já passamos a achar o protagonista estranho, há algo de não muito comum em suas atitudes , há algo de bizarro para quem só viu aquela menina uma única vez. 
O que virá pela frente, somente a mente privilegiada do autor poderia imaginar, confesso que não ousei acertar nada do que aconteceria. 
Teo se apaixona loucamente por Clarice, mesmo ela deixando claro que nada quer com ele, mas como toda pessoa não muito boa das ideias ouvir um " ele é meu namorado" mesmo que essa pessoa que disse estando completamente bêbada, é motivo suficiente para se sentir amado e achar que tem uma chance.
Dali para frente , não sei mais o que resenho, me vem uma impotência e um medo de estragar a história. Posso dizer sem estragar que ele age e fala coisas como os melhores loucos da sétima arte e dos livros, posso mencionar que ele deve ter algum parentesco com aquela personagem possessiva do Stephen King?
Até onde posso dizer algo sem que você que lê me diga que " ah, isso eu queria descobrir sozinho!". 
Me dou o direito então de dizer que para quem é doido, uma palavra ingênua pode significar muito, o tempo e a razão não andam juntos para quem é como Teo, e como explicar as as atitudes de Clarice? Estocolmo manda beijos...ou a menina deveria concorrer ao Oscar.
E o final? Ouso dizer que me lembrou Harlan Coben , mas também tinha pitadas do mestre Patterson e a loucura de muitos personagem de King. E como amei ler cada página, como deu gosto ver que a loucura dos personagens - uns mais, outros menos - foram deliciosamente apresentados a mim a cada página e eu entrei tanto na história que foi difícil dizer adeus a eles. Como gostar de alguém que tem tudo para ser o vilão? Como imaginar aquele final? E o mais importante....como sonhar que um autor do Brasil me empolgasse tanto? 
Queria poder falar muito mais, mas estragaria as surpresas, e isso , ah, esse sabor delicioso de não imaginar o que o autor reserva aos dois...ah, esse eu dou a vocês o mesmo prazer que tive : leiam e descubram. Impressionada com o talento desse rapaz.

9 comentários:

  1. Já faz um tempão que to querendo ler esse livro, mas confesso que estou receosa. As resenhas que li dele, falavam que o Teo é um psicopata tenebroso, que faz coisas horríveis com a Clarice, enfim, fiquei até com medo! kkkkkk
    Mas adorei sua resenha, pelo jeito que vc falou, é muito bem escrito e original, por isso, independente do que acontece é um grande e bom livro!
    Acho que ainda o lerei sim!
    bjooos

    ResponderExcluir
  2. Esse livro me pareceu ser muito bem elaborado , eu também li que Teo é um psicopata terrível e que vai aprontar muito ... Pelo que eu li achei esse livro muito bom !! Vou comprar com certeza !
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Aí é forçar a amizade..rs
    Acabo de me remoer por uma comprinha na Saraiva..e você vem me dizer que este livro é tudo isso? Por que não comprei???
    Já tinha visto a capa pelo mundo literário, mas não havia lido nenhuma resenha, nadinha sobre a história e agora uma página aberta aqui e outra no skoob, tentando saber mais sobre o autor e os livros dele.
    Uma mistura de tantos gênios num livro só?
    Preciso!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fiquei morta de curiosidade. Como assim ainda não tinha visto nada sobre esse livro? Assim é maldade. Preciso saber tudo o que acontece nessa narrativa. Parece ser fantástico!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Raffa!
    Nossa, preciso ler esse livro! Já vai para lista agora mesmo. Olha, eu sou estudante de medicina e também ADORO anatomia... Amo tanto que pretendo ser médica legista... Mas não sou nada como ele, viu?! kkkk Fiquei morta de curiosidade para saber o desfecho da história. Gostei bastante do enredo e do fato de ter pitadas de alguns dos meus autores favoritos.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. nossa o livro parece ser mto bom,fiquei bem curiosa pra saber um pouco mais sobre o Teo, pela a resenha achei ele estranho haha mais o livro tem uma linda capa. gostei bastate da historia.. bjoos

    ResponderExcluir
  7. Esse é um dos livros que tá no topo da minha whishlist, to loooouca por ele faz tempo e cada resenha me anima mais com a história. Acho que eu devo ser doida por gostar tanto de histórias de doidos rs

    ResponderExcluir
  8. Estou super, mega, ultra curiosa. Quero esse livro para ontem. Quando você elogia muito um livro é certo que é ótimo e vale a pena compra-lo e se aventurar com a estória. Mas um livro para a lista de compras.
    Não li nenhuma obra do autor, mas só ouço as pessoas falarem bem da escrira dele.
    Valeu por mais uma dica ótima de livro.
    Beijos Raffa

    ResponderExcluir
  9. Poxa, já tinha lido algumas resenhas desse livro, mas como tu mencionou o mestre King, obviamente acabou me instigando mais. A história do livro me chama muita atenção, fiquei muito entusiasmada com a trama e acho que o enredo foi incrivelmente bem trabalhado. Adorei a capa, e o título me deixou curiosa. Enfim, quero ler o livro!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)