quarta-feira, 13 de maio de 2015

[Resenha] Com Outros Olhos

Título Original : Com Outros Olhos
Autora : Thati Machado
Editora Garcia Edizioni
Número de págs: 90









Lendo " Com Outros Olhos" me deparei o quão fútil somos as vezes e não percebemos. Faz parte de nossa vida dar valor a coisas sem sentido e não perceber que coisas simples como ter todos os sentidos funcionando são uma dádiva.
Lana é uma garota que tem tudo que alguém poderia desejar. É linda, popular e seu namorado Lucas é o gato que as meninas desejariam namorar. Tudo vai bem em sua vida regada a festas, e bebida quando o casal sofre um acidente de carro. Lucas fica bem mas Lana perde a visão. Ao lembrar da autora sábado passado no evento do blog contando o que fez em casa para se colocar no lugar de uma deficiente visual  - ela vendava os olhos e tentava fazer as coisas - entendi o como Thati com isso captou toda a essência da personagem e a descreveu com uma sensibilidade que prendem o leitor até a última página e por ser um livro curto devo dizer que acho difícil você não terminá-lo em apenas um dia, porque é impossível não querer saber o desfecho de Lana.
Sem enxergar e com a ajuda de seu irmão Leo, a menina continua fazendo tudo que pode, são horas de treino com ele para se adequar a nova realidade, e como a vida não é perfeita e as pessoas são egoístas claro que as amiguinhas dos tempos áureos somem como o diabo da cruz.
Resta a Lana viver cada dia de uma vez e agora ir vencendo os obstáculos de sua nova condição. Mas não achem que ela fica se lamentando todos os dias por não poder ver mais, ela é forte e vai atrás do que quer, continua na companhia de teatro e é ali que se esforçando acredita que não há motivos que a façam desistir de seu sonho de atuar na peça de Romeu & Julieta. 
Quando Arthur entra na história ficamos ainda mais apreensivas para saber o que vai acontecer com esses dois. O jovem negro que sempre amou Lana mas que tem trauma do passado por ter gostado dela a vida toda e ela ter zombado com as amigas por causa dessa paixão está na mesmo grupo teatral, o encontro dos dois é de muitas emoções. Lana agora como a linda menina que tem uma deficiência, Arthur como alguém que não liga mais para cor de sua pele mas que ainda mexe com seus sentidos vê-la na sua frente.
O que vai acontecer com esses dois deixo para vocês descobrirem, posso dizer que me encantei, vibrei e senti tanta química entre os personagens que não vou cansar de recomendar esse livro.
Uma história curta , mas tão marcante que não tem como fechar o livro e não continuar pensando em como somos felizes por podermos ler o que escrevi agora. 

9 comentários:

  1. Ola! Tudo bem!
    Parece un livro bem interesante. Vouno ponher na pilha pra ler.
    Gostei muito da sua resenha!
    Beijinhos.
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  2. Quando a autora falou sobre o livro no evento, eu já fiquei com vontade de ler, agora estou com mais vontade ainda :)

    ResponderExcluir
  3. Puxa, onde estava este livro que não havia visto antes?
    Repito, vir no blog tem quebrado minhas pernas..rs difícil uma resenha que não leio e o livro vá para a lista de desejados!
    Perdi a visão quando estava com 30 anos de idade. Uma filha em idade escolar e por 6 meses, não via um palmo na frente do nariz.
    Nunca deixei ninguém me ajudar,então me queimei, caí, derrubei coisas..mas sobrevivi.
    Fiz dois transplantes e isso me devolveu a visão. Hoje, enxergo razoavelmente bem de óculos,mas é impossível olhar para trás e não dizer: eu venci.
    E agora lendo a resenha deste livro, me vi no lugar da menina...das dúvida, das tristezas e de tudo que a "cegueira" traz.
    Preciso e vou ler!!!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que história emocionante! Estou aqui cheia de lágrimas, esperando que você possa se identificar um pouco com a Lana... Crio meus personagens pensando em todas as pessoas incríveis com histórias ainda mais incríveis, mas que dificilmente têm vez na literatura. O seu depoimento me emocionou e espero que você se emocione com a história de amor e superação da Lana <3 Obrigada por tão belas palavras. E obrigada a Raffa, por me fazer, cada vez mais, conhecer pessoas tão especiais!

      Excluir
  4. Raffa, vc é má...rs. Já estava louca pelo livro, agora nem vou ter paz enquanto não ler...rs.
    Da Thati só vem coisa boa e essa menina vai longe!!!
    Linda resenha. Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Raffa,

    Primeiro comentário é que adorei a resenha...Segundo: Nossa! A autora encarnou totalmente a personagem por vendar os olhos e tentar fazer as coisas, achei muito interessante ela ter feito isso. Livro entra na lista de leitura depois dessa resenha ;)
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Sem sombra de dúvida, é uma escritora que escreve com o coração.. Parabéns ao Blog e a escritora Thati Machado . '' Com outros Olhos , me fez repensar em muitas coisas !!!!!

    ResponderExcluir
  7. Eu me encantei por esse livro no dia em que vi a sinopse pela primeira vez. Acho muito bonito quando o autor se entrega ao personagem de tal forma que mergulha no mundo dele para conseguir passar para o leitor a maior verdade possível. E foi isso que a Thati fez, o que me leva a crer que deve ser uma narrativa ainda mais envolvente. Só mostra a dedicação dela. A sua resenha está maravilhosa, me deixou curiosa para ver qual vai ser o desfecho da Lana.

    ResponderExcluir
  8. Chorei =/ realmente quem tem tudo nunca dá valor ao que tem, basta perder alguma coisa para se tornar uma pessoa melhor. Vejo tanta gente reclamando da vida e é perfeita no sentindo de ter mãos, pernas, olhos, etc e quem não tem ser muito mais pé no chão e correr atrás das coisas sem ao menos reclamar da sua situação. Esse livro nos passa uma lição de vida que é para todos nós repensarmos para quê continuar reclamando e ir a luta dos nossos objetivos e todos os dias agradecer a Deus pela benção de termos muita saúde para poder continuar.
    A Thati é uma linda mesmo, adoro ela, por enquanto não li nenhum dos livros dela mais irei em breve ler. Peço a Deus que ele sempre a ilumine e através dela possa nos trazer muito mais histórias com essas lições de vida que sempre precisamos ler para dar um up na nossa vida e parar de reclamar.
    Obrigada pela resenha Raffa. Excelente como sempre.
    Beijão

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)