segunda-feira, 4 de maio de 2015

[Resenha] @EditoraLeya O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares

Título Original : Miss Peregrines´ Home for Peculiar Children
Título no Brasil: O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares
Autor : Ransom Riggs
Editora Leya
Número de págs: 335








Jacob ama seu avô. Cresceu ouvindo as histórias de Abe , que veio fugido da Segunda Guerra e que passou boa parte da vida com o neto lhe contando histórias que beiram o surreal. Para que seu neto acreditasse em suas histórias ele sempre apresentou fotos, digamos assim, bizarras, das histórias que contava. Logo no início conhecemos um pouco de Jacob que agora tem 16 anos, não se pode dizer que seja um adolescente feliz já que passa os dias trabalhando em uma da farmácias que sua família é dona e somente por isso ainda não foi demitido . Seu trabalho não é dos mais animadores, como exemplo o autor nos mostra que a gerente briga com ele por empilhar tipos de  fraldas erradas em uma promoção. 
De saco cheio da vida, o que lhe resta é fazer companhia ao avô que está cada vez pior no que tem imaginado , seus pais acreditam que esteja senil e que ainda seja resquícios do que passou na guerra. Jacob acha que seu avô anda exagerando e deixando de tomar os remédios mas não admite que ele seja internado em um asilo. 
Seria um livro comum se o autor não resolvesse nos colocar literalmente dentro da história, a cada 10 páginas viradas - ou mais , ou menos - temos fotos estranhas de figuras mais bizarras ainda. É como se víssemos as fotos do filme "Os outros" com Nicole Kidman. 



















Se você é sensível a livros de terror, a indicação é : passe longe. Mas se assim como eu você ama uma boa história e dormir de luz acesa é diversão para noites pós livros ou filmes do gênero, você precisa ler esse livro! E sabe o que é mais incrível? É que não é  a história em si que dá medo, mas sim as fotos que o livro tem, que ficam na cabeça da gente por horas. O livro na verdade é um suspense misturado com um nem sei o que, esperava muito mais, mas tem sim qualidades na escrita do autor. 
Ao tentar fazer com que o pai não interne o avô ele resolve visitá-lo para tentar que se acalme já que cismou que apesar de ter matados muitos ainda há pessoas lhe perseguindo. Ao ir a casa do avô com mais um amigo os dois acabam vendo que Abe está pior do que imaginavam, a casa está revirada e ele não se encontra no quarto, o que faz com que se arrisquem na floresta próxima ao local.
O resultado é que a tal " coisa" consegue matar Abe e sobra para Jacob provar ao mundo que seu avô não estava blefando.
Claro que como toda história do gênero não vão acreditar no rapaz , o fazendo frequentar médicos e tomar muitos remédios para que todo o trauma de ter visto o avô morto passe e ele deixe  de sonhar com a criatura que ele jura existir. Ao leitor cabe o papel de testemunha de que não foi fruto da imaginação nem do avô e nem do neto e ao tentar provar que está certo Jacob vai até o País de Gales onde a história de seu avô com uma casa nada amigável se mistura e onde as verdades que tanto busca aparecerão.



















Se falta o terror esperado , sobram fotos e uma pitada de romantismo que não diz muito ao que veio, mas que serve para dar uma animada em um capítulo ou dois.
Jacob é um personagem interessante que tem pano para manga de continuações que estão por vir e até mesmo o filme que foi comprado os direitos pelo ótimo Tim Burton deve merecer uma atenção especial.



















Ah, sim, e a Srta Peregrine esconde segredos que eu não imaginava mesmo, mas que valeram a pena chegar até eles, só esperava que fossem muito mais sombrios, mas o autor não decepcionou. 

6 comentários:

  1. Se minha vaga memória não falha, você citou esse livro no vídeo de ontem..rs (minha memória é uma caos) E eu fiquei fascinada pela imagem que foi mostrada. Não conhecia o livro,mas me prendeu a atenção não a história em si, mas o querer saber das demais imagens.
    Talvez tenha sido essa a intenção do autor, criar um cenário que ficasse impresso na cabeça dos leitores.
    E pelo que li acima, ele conseguiu isso!rs
    Vai pra lista de desejados agora...
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Que sinistro.
    Mai bem interessante com a fotos, diferente gostei. Mais não sei se leria, sou muito medrosa. kkk
    E com certeza ia dormir com a luz acesa...e só leria de dia. kkk
    Mias fiquei curiosa pra saber os segredos da Srt Peregrine com tantos história do avó deve ter muito mais mistérios por aí. :S
    E é sério mesmo que o Tim Burton comprou os direitos autorais? Vou esperar pra ver. :*

    ResponderExcluir
  3. Já entrou na minha lista de desejados, e quero ver em filme, ainda mais com o Tim Burton no meio, eu que sou "pouco" fã, to surtando :)

    ResponderExcluir
  4. Saudades de ler um bom livro de terror, porque os últimos que li não provocaram nem arrepios. Acho que não vou sentir medo, mas se as outras fotos seguem o estilo dessas que você mostrou para a gente, já sei que vou me impressionar também. E como peco pela curiosidade, já quero saber quais são esses segredos. Tá na lista!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do livro mas tem um pouquinho de medo de ler livros assim e, com foto ainda para aguçar a nossa mente ai ai... vou deixar para ler num futuro bem distante por agora prefiro os romances, comédias e suspenses, terror não é muito minha praia rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Hahahahahaa que mórbido esse livro, eu me lembrei daquelas fotos do final do sec. XIX que colocavam os mortos com os familiares para tirar a foto...rs. Mas eu tô curiosa agora pra saber a verdade...rs. Bjos

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)