segunda-feira, 29 de junho de 2015

[Resenha ] Vango : Entre o Céu e a Terra @E_Melhoramentos

Título Original : Vango - Entre Ciet Et Terre
Título no Brasil : Vango - entre o céu e a Terra
Autor : Timothée de Fombelle
Editora Melhoramentos
Número de págs : 350





Vango é um jovem que se vê no meio de duas guerras mundiais pronto para ser ordenado padre, na França ( na famosa Notre Dame). Quando isso está muito perto de acontecer ele começa a ser procurado – e o motivo não posso revelar, senão estragaria a graça de ler o livro!- pela polícia local e entre muitas escapadas dignas de filmes de ação Vango consegue escapar, para felicidade dele e nossa que podemos acompanhar as histórias dele.
Inteligente e articulado, o jovem que fala vários idiomas descobrimos que ele tem amigos por toda parte do planeta e que inclusive fala vários idiomas, o que certamente dá mais um ar de “ nossa , que bacana esse protagonista” para quem gosta de livros do gênero.
Por falar um bocado de guerras  - e esse ser um tema que sempre curto muito!- adorei as partes onde além da crise exeistencial dele também vemos o mundo prestes a virar d ecabeça para baixo por causa dos nazistas, de certa forma isso deixa  a história ainda mais emocionante, afinal, em que se pode confiar?
Há uma nuvem de dúvidas sobre o passado de Vango e me perguntei se ele não seria um judeu que seria aniquilado pelos nazistas, sabemos quase nada da vida do protagonista, ele próprio somente se recorda de quando chegou na Itália acompanhado de sua babá, nos sobram dúvidas que nem o próprio Vango parece saber as respostas , outro pnto bacana pois vamos descobrindo algumas coisas com ele.
Se vocês se perguntam  o como ele vai para o mundo todo? Ele dirige um Zepellin, ou um dirigível, e nele há em seu caminho o Brasil, que é citado no livro e faz a gente vibrar sabendo que Vango conhece nosso país.
O mistério contido em todos os capítulos e os flashbacks que vivemos com ele são a espinha dorsal da história que faz com que o leitor se interesse em saber o que mais vai acontecer com ele e como mesmo ele foi parar na França?

O final pode desanimar um pouco já que tem continuação, então fica algo aberto para quem espera respostas, pensando pelo lado bom, há respostas, mas não não nesse volume ;)

3 comentários:

  1. Quero este, estou participando da promoção e torcendo muito para ganhar, adoro livros que falem algo sobre nosso pais ...

    ResponderExcluir
  2. Já havia lido alguma coisa a respeito desse livro,mas não é um dos meus gêneros favoritos..Achei confuso demais pra minha cabecinha avoada!rs
    Não digo que não vá ler, tem uma parte da história de guerra que também aprecio muito.
    Qualquer hora dessas, eu me encontro e acabo lendo sim!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Participando do sorteio
    Não li ainda mais parece interessante.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)