sábado, 4 de julho de 2015

[Resenha ] O Teorema Katherine @intrinseca

Título Original : An Abundance of Katherines
Título no Brasil : O Teorema Katherine
Autor : John Green
Editora Intrínseca
Número de págs : 304









Não sei bem o que aconteceu na minha relação com esse livro, eu não estava gostando nada dele até a página 120, depois em algumas partes vi o brilhantismo da Green nas falas do protagonista mas foi só, esperava tanto de alguém que já tinha lido um dos livros mais emocionantes que já chegou a minhas mãos : A culpa é das estrelas.
Nesse livro o protagonista é Colin, um jovem prodígio como ele mesmo diz que é e que tem uma mania esquisita : só namora meninas com nome de Katherine. A grafia tem que ser exatamente essa. Ele já começa o livro contando que levou um fora da sua décima nona namorada com esse nome. 
O que por si já havia achado surreal é como ele conseguiu achar e namorar 19 pessoas com o mesmíssimo nome ( mas tudo bem porque Green explica no final!).
Extremamente infeliz por levar mais um fora, Colin tem a ajuda de seu amigo muçulmano Hassan. O amigo terminou a escola e até hoje não entrou na faculdade, vive da mesada dos pais e mesmo acima do peso parece conquistar as meninas.
Colin é o contrário dele, ama matemática e faz de sua vida teoremas, por exemplo para eles há os terminantes ( aqueles que terminam o namoro) e os terminados ( os que não queriam terminar mas não lhe resta outra opção). Na visão de Green a matemática de Colin explica porque os relacionamentos não dão certo.
Outro passatempo de Colin são os anagramas, ele pega uma palavra e transforma em várias outras.
Tentei gostar do protagonista mas diferente de Hazel, esse não me cativou em nada. As falas dos personagens são excelente mas o livro fica muito aquém do que esperava de um livro desse autor que pelo menos não dessa vez fez um livro maravilhoso.
Colin é um menino com manias, e sinceramente não consegui me simpatizar por alguém que não me disse a que veio.


Trecho do livro : 
- Acho que vou ligar para ela
-Essa é  a pior ideia que você já teve na vida. Hassan retrucou imediatamente. A. Pior. Ideia. Da. Sua. Vida
-Não é ,não. E se ela só estiver esperando que eu ligue? Da mesma forma que eu estou esperando que ela ligue?
- Tá , mas você é o terminado. Terminados não ligam nunca. Você sabe disso, kafir. Terminados não devem ligar nunca, em hipótese alguma. Não há exceção para essa regra. Nenhuma. Nunca. Você não pode ligar.
Colin colocou a mão no bolso.

- Não faça isso, cara! Você está tirando o pino de uma granada. Você está coberto de gasolina e o celular é um fósforo aceso.  

6 comentários:

  1. Sabe uma história que você fica totalmente perdida? Foi assim comigo ao ler essa obra. No começo tudo bem, eu acompanhei..naquela frieza, sem emoção alguma. E mesmo com a genialidade de Colin e Green, a história não me prendeu de forma alguma.
    Achei confusa,mesmo com diálogos muito inteligentes.
    Não que eu não recomende,mas acho que expectativa demais não é o caminho!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Esse livro não me interessou nem um pouco :(

    ResponderExcluir
  3. Como ele conseguiu namorar 19 meninas com um nome tão incomum? Pelo menos eu não conheço ninguém... Green exagerou nesse numero hein?! Hehehe
    Bom teria que ler tudo para entender ne?
    O livro já ouvi mta gente falando que é um dos piores dele, e achooo que vai ter filme viu?!
    O protagonista me pareceu esquisito e super metódico, do tipo que não mudaria nada na vida pra melhorar e que se vc não gostar, vc que precisa mudar.
    Bom, por enquanto não leria o livro, mas qdo o filme lançar quero ver se deram uma melhorada no enredo.

    ResponderExcluir
  4. Eu faço parte dos leitores que não gostou desse livro.
    Só li mesmo até o final porque não gosto de abandonar os livros que começo.
    Eu li ele depois que acabei Cidades de Papel e foi uma decepção pois achei que seria bom como o anterior.
    Faltam 3 para eu ver qual será o meu queridinho do Green.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Esse foi um dos primeiros e únicos livros que eu li do John até então, e eu confesso que gostei mais dele do que de ACEDE. Explico: eu adorei o protagonista! Achei ele inteligente (óbvio!), mas me identifiquei demais com a sua personalidade um tanto dramática, mas extremamente persistente. Adorei também o clima descontraído e divertido que o autor conseguiu colocar na sua narrativa, achei que foi um elemento indispensável ao bom andamento e fluidez do livro.

    ResponderExcluir
  6. eu AMEI esse!
    Ri muitoooooo!
    Apesar de achar o Colin chato e meio depre às vezes, mas amei, e nào entendi nada das partes matemáticas kkkkk o que me incomodou um pouco!
    bjs

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)