segunda-feira, 13 de julho de 2015

[Resenha] Turismo para Cegos @cialetras

Título Original : Turismo para Cegos
Autora : Tércia Montenegro
Editora Companhia das Letras
Número de págs : 220







Esse é um caso de não julgue o livro pela capa! Não entendi porque o exemplar tem essa arte horrenda, lembrando algo dos Correios, um catálogo do governo, qualquer coisa , menos a história sensacional que tem dentro dele.
Fugindo dos clichês, dos amores certos e dos finais felizes, Tércia me impressionou positivamente. Primeiro porque o protagonista Pierre é um funcionário público de 28 anos desprovido do que mais vemos em livros do gênero : beleza. O rapaz também não é rico, não anda de carrões , nem é dono de nenhuma super empresa que conduza a mocinha mesmo sem interesse em um primeiro momento a gostar dele. E  por sua vez seu par na história foge dos padrões de  perfeição. Laila é um pouco mais velha, linda, sua professora de pintura mas acabou de descobrir que irá perder a visão, ao se despedir de seus alunos, Pierre vê agora a sua chance de que sem que ela veja sua feiura, ela se encante com outras qualidades dele.
Encanta pela diferença e pelo modo como nos é contado. Se engana quem pensa que os protagonistas a contam, na verdade, apesar de alguns capítulos narrados por Pierre, há a grande contadora da história deles : uma moça que atende no Pet Shop que eles foram comprar o labrador para Laila, um dia ele resolve se abrir com a narradora e depois disso temos uma visão completa da realidade de um amor que nasceu traçado a não ter final feliz.
Pierre se empenha com o que não tem para fazer com que Laila o ame, a leva para conhecer locais que ela nunca foi, a ajuda com as dificuldades de sua nova condição, mas talvez só ele se iluda achando que ela está se apaixonando, na visão do leitor, ou pelo menos da minha, ela aceita de bom grado um relacionamento naquela hora por saber que dali em diante precisaria de uma muleta, de alguém que lhe ajudasse a enfrentar os problemas de quem não enxerga. Há beijos, há sexo, mas nada que nos faça torcer pelo casal que passa mais depressão de seus atos e coitadismos do que o que sentimos ao ler histórias de amor que estamos acostumados. Não há beleza na história, há uma dor ao redor, há mentiras - ele não conta a ela que tira inúmeras fotos dela e nem que aceita ajuda do pai dela para sustentá-la - e um desconforto causado por um amor que não é sincero e muito menos reconhecido como tal pelo próprio casal. Sim, moram juntos, sim, eles se envolvem, mas não de uma forma suspirante, e talvez seja exatamente isso que a autora quis nos passar, a vida com seus empecilhos, com suas dores e com seus finais nem sempre felizes.
E porque a narradora se faz importante? Estaria eu soltando um baita spoiler ao dizer que ela não só faz parte da história como decide o futuro do casal?
Leiam e descubram, porque me encantei tanto com esse livro. 

6 comentários:

  1. Noosssa muitoooo diferente!!
    Mas me deu curiosidade, vou marcar aqui, e se der, lerei sim!!
    bjs

    ResponderExcluir
  2. ", lembrando algo dos Correios, um catálogo do governo, qualquer coisa , menos a história sensacional que tem dentro dele." HAHAHAHA. Adoro esses comentários seus XD
    E vc tem razão, nem dei bola pra ele por causa disso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a capa do livro não chama muito a atenção, passa batido numa livraria.

    As vezes é bom ler uma história que não tem final feliz, algo que se assemelha mais a realidade.
    Abraços :)

    ResponderExcluir
  4. Bom sou eu que vivo num mundinho a parte e nem sabia da existência do livro!rsrsrs Esse não julgar história pela capa, já é algo que aprendi demais e mesmo a capa sendo horrenda, gostei bastante do que o livro vem a oferecer!!!
    Um amor real, sem aquele mocinho desenhado e nem a mocinha copiada!!!
    Lerei sim, com certeza!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Nunca que eu iria querer ler esse livro por causa dessa capa feiosa.
    Fiquei sabendo da existência dele por aqui e já estou bastante curiosa para saber como eles irão ficar diante desse relacionamento de "mentira" . Torcendo para que a Laila veja os valores do Pierre ou que ele acorde para a vida e vá encontrar alguém que dê o seu devido valor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Vc é sem graça....rs. Agora quero saber o final, e vou ter q ler esse livro. Apesar de que não o compraria mesmo pela capa. Rsrsrsrsrs Bju

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)