segunda-feira, 3 de agosto de 2015

[Resenha] John Lennon em Nova York @EdValentina

Título Original : The Walrus and the Elephants: John Lennon´s Years of Revolution
Título no Brasil : John Lennon em Nova York - Os Anos de Revolução
Autor : James A. Mitchell
Editora Valentina
Número de págs: 248





Todos conhecemos John Lennon, mas detalhes de sua vida fora dos Beatles, talvez só sejam conhecidos por fãs mais aflitos pela vida do ex integrante. Em John Lennon em Nova York detalhes de sua vida pós banda mais famosa do mundo vem à tona de uma forma deliciosa de ser lido, ponto para o jornalista James A. Mitchell que consegue atrair atenção no livro dos super fãs, dos fãs e dos que ainda serão fãs. Ali, nas 248 páginas ficamos sabendo porque John trocou Londres por Nova York, até onde suas ações tiveram influência de Yoko Ono, sua esposa, e vista como muitos como a causadora do fim dos Beatles ( e obviamente odiada por boa parte dos fãs). 
O autor opta por nos contar a partir de 1971, da chegada dele definitiva em NY , disposto a fincar sua raízes por ali, como já li outros livros sobre Lennon, sabia de muita coisa que aqui foi esmiuçada, mas alguns detalhes para leigos podem ser essenciais. O primeiro deles, Yoko e Lennon entram nos Estados Unidos com visto de turistas. Porque? Atualmente britânicos não precisam de visto para entradas inferiores a 90 dias no país, Yoko que é japonesa também não. Naquela época esse acordo não tinha sido assinado, ambos tinham vistos de turista de curta duração, mas ela tinha um ex marido americano no qual a filha deles morava em Houston, o que de acordo com a imigração lhe daria um Green card para que a família não ficasse separada. O maior motivo talvez fosse esse : Yoko ficar próxima da filha e Lennon tê-la a acompanhado. Outro apresentado foi ele querer fugir do burburinho de sua terra natal após a dissolução dos Beatles. 
Mas nada com Lennon era simples, ele se tornou persona non grata nos Estados Unidos que entrou com um processo de deportação contra ele. Motivos? O primeiro deles é que Lennon, apoiador da cannabis sativa , achava um absurdo John Sinclair - um poeta americano, envolvido com o meio  musical - estar preso há mais de 2 anos por porte da droga. O próprio John já havia sido pego em flagrante com a mesma droga em outro país, mas liberado sob fiança e assumindo sua culpa. O fator de " legalização da maconha" com certeza foi importante para que a as autoridades americanas não o quisessem morando em terreno nacional.
Outro ponto eram seus shows contra o governo de Nixon, Yoko e John eram atuantes na política , em um desses shows Lennon se encantou ao ver Steve Wonder e chegou a dizer que para ele Wonder era seu Beatle.
Com os músicos a seu lado e até mesmo o prefeito nova-iorquino da época, Lennon tinha muita gente apoiando que ele ficasse no país , e na verdade ele mesmo teria direito por já ter se separado no final da década de 60 e ter casado legalmente com Yoko que tinha direito por causa da filha. Mas nada foi fácil,como eram pedidos de exceção e não de direito previstos na lei, muitas foram as tentativas e o casal até mesmo se separou por meses uma das vezes que teve o visto negado.
Na verdade somente em 76 com o nascimento de seu filho com Yoko nos Estados Unidos ele conseguiu a sonhada estadia. Parece surreal entender porque um país não ia querer ter Lennon morando com eles , certo? Sean ( filho do casal) veio como a salvação ajudando o processo a ser aprovado.
Mas nesse tempo de NY não somente guerras com a imigração e o governo foram travadas, Lennon compôs e lançou 2 discos com sua banda nova : The Elephants ( que aparece no título original do livro) . A linda e marcante Imagine foi escrita e gravada nessa época. Yoko passou a cantar com Lennon ( ela era artista plástica antes) e  a ganhar alguns fãs locais que se encantavam com o amor dos dois.
Os anos em NY o marcariam para sempre, e para nós também, infelizmente foi na cidade que lutou tanto para ter direito de morar que um insano pseudo fã lhe tirou a vida. 
Lennon foi inesquecível e com certeza esse é mais um livro sobre sua história super necessário para se ter em casa , adorei.

8 comentários:

  1. Eu amo Beatles! Sempre amei as canções, mas procurei fiquei bem a parte de toda a história por trás dos mitos!
    Lennon nunca foi meu favorito..Sempre adorei Paul..e sua rigidez e o se achar melhor que todos. Posso estar enganada, mas sempre o vi assim!
    Para os fãs de Lennon, é um presentão!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Não sou tão fã dos Beatles, porém gosto de ler biografias de pessoas que mudaram o mundo de alguma forma, seja na arte ou na música entre outras formas. A capa tem um aspecto bem jovem, Gostaria de ter a oportunidade de ler.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Confesso que nunca fui fã dos Beatles mas é impossível não saber quem é John Lennon, não conhecer imagine e etc. Das poucas coisas que sei, acho-o muito interessante até. Ganhei esse livro numa cortesia do skoob, não estava muito animada com isso mas agora acho que mudei de ideia, vou torcer pra chegar em casa mesmo e eu poder ler.

    beijos
    http://pobreleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Não me considero fã dos Beatles, mas gosto muito das músicas, e minha mãe adorava eles quando mais nova ^_^
    Fiquei com vontade em saber mais sobre o John Lennon, e também sobre a banda inteira.
    :)

    ResponderExcluir
  5. Parece ser uma leitura maravilhosa para quem é fã mas não sou fã somente gosto de ouvir algumas músicas. Passo por agora. Beijos

    ResponderExcluir
  6. Mesmo não sendo uma superfã, a vida de John desperta curiosidades

    ResponderExcluir
  7. Gosto bastante dos Beatles, apesar de não ser tão fã.
    Já li trechos, mas nunca uma biografia completa e essa parece ser bem escrita e verídica.
    A capa é linda, me lembrou Imagine mesmo,rsrsrs
    preciso ler ainda!
    bjss

    ResponderExcluir
  8. Não sou super fã dos Beatles mas curto bastante as musicas,já conhecia esse livro mais ainda não tive oportunidade de ler e de saber um pc mais sobre a estória, com certeza já está na minha lista \o/

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)