terça-feira, 25 de agosto de 2015

[Resenha] O Garoto Quase Atropelado @FaroEditorial

Título Original : O Garoto Quase Atropelado
Autor : Vinícius Grossos
Editora Faro Editorial
Número de págs : 271( 270 se você tiver coragem de fazer o que o autor sugere na última!) 


















Para começar, Vinícius fez uma maldade para mim que sou extremamente curiosa : nosso protagonista não tem seu nome revelado. Ele é apenas o Garoto Quase Atropelado. Durante as mais de 200 páginas do livro o conhecemos a fundo, mas sua identidade e o local onde reside ficam omitidos, na expectativa que a gente crie o nosso lugar para ele morar, o nome seja dado por nós, tudo acertado em um livro que nos prende de uma forma deliciosa do início ao fim, porque todos nós, sejamos homem ou mulher, temos um pouco dele, ou já tivemos. 
Sabemos que ele sofreu uma perda grande, que mora com a mãe que trabalha demais e tem um caso com o chefe, e seu irmão mais velho Henrique , que por sinal trocou a namorada que todos gostavam por uma nova que já está até jantando com eles. O pai se afastou da família depois da separação com a mãe, outro trauma grande já que ele mantinha outra família com filho e tudo.Quem ou que ele perdeu, vamos entender lá na frente, o que nos é explicado por ele mesmo é que costuma ir a psicóloga e que ela lhe recomendou que iniciasse um diário onde colocasse tudo que sente.
Junto com outros 3 adolescentes que tinham tantos ou mais problemas como ele, o rapaz se encontra, se sente " em casa" com personagens que nos animam tanto quanto o animam. 
A primeira a entrar na vida dele é a Cabelo de Raposa ( Laís)  que o apelida com o título do livro, depois o James Dean não tão bonito ( Acácio)e a Cabelo Roxo ( Natália) .  O quarteto vai se formar e não de desgrudará durante todo o livro.
Devo informa-los  - assim como já informei ao autor - que meu personagem preferido foi o Acácio, gostei de jeito dele decidido, ele poderia ter milhares de problemas mas seguro de si sabia do que gostava e o que queria. O jeito protetor dele com o garoto sem nome também me ganhou , ele queria de verdade vê-lo feliz, e para isso não teve o menor problema em bater de frente com pessoas que achavam que sabiam tudo sobre ele mas não enxergavam a tristeza do menino bem na frente do nariz, como era o caso do irmão dele : Henrique.
Não sei até onde seria soltar spoilers, mas quando descobrimos os motivos pelos quais ele é depressivo e as dores e delícias de cada personagem, me envolveu de tal forma que queria entrar no livro a abraça-los, certa parte o autor cita que uma das personagens parece forte e ter todos nas mãos mas que na verdade pode ser a mais frágil de todos eles. 
São jovens, são intensos e se perdem entre o ser feliz e o se recusar a entender as tristezas da vida.
Como é o segundo livro de Vinícius que leio, posso afirmar que ele amadureceu muito como escritor, o que já apreciava em seu primeiro livro, a forma concisa de construir a história, dessa vez vem ainda melhor , não há partes em que não nos sintamos um pedaço da história, é como se escutássemos nosso irmão mais novo, um filho  ou um amigo adolescente relatando o que viveu com mais 3 amigos e o que o fez aceitar que a vida não são só sorrisos. 



9 comentários:

  1. Uma coisa me deixou intrigada bem no começo. 271 se você tiver coragem de fazer o que o autor sugere? Ui..rs *curiosidade mil*
    Adolescência e seus conflitos sempre dão histórias boas, que nos remetem as nossas próprias adolescências ou a de alguém que conhecemos.
    Mesmo sendo um pouco avessa a livros com personagens tão jovens, gostei de como essa história se desenvolve. Bem diferente do tradicional.
    Claro que vai pra lista de desejados!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Vini é um cara incrível!! Louca para ler ♥

    ResponderExcluir
  3. Desde de que ouvi falar desse livro no evento da Menina que Comprava Livros eu to querendo ler, já foi para a minha lista de desejados :)

    ResponderExcluir
  4. Curiosidade a mil, sonhado com esse livro!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro tem um toque misterioso! Muito bom quando o autor nos faz ficar curiosos do começo ao fim, ansiosa para ler!

    ResponderExcluir
  6. Agora fiquei super curiosa pra saber mais dessa estória..já quero ler esse livro pra ontem ^^ achei super fofa essa capa!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Só em ler a resenha, já me aguçou a vontade de lê-lo e desvendar seus mistérios.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)