segunda-feira, 7 de setembro de 2015

@bienaldolivro - 3º Dia - 05 de Setembro de 2015

O " Dia D", ou melhor, o primeiro dia de correr muito para pegar uma senha. Eu sei que se você não tem ídolos, se um autor nunca mudou sua vida ou pareceu lhe mandar uma mensagem divina através de um livro talvez você nunca tenha sentido essa necessidade que quem ama livros e quer muito chegar perto do autor favorito, sinta. Posso dizer que depois de anos de experiência, o momento continua único, mas mesmo assim sempre bate aquele frio na barriga quando são  divulgadas pela editora as famosas regras do evento. Imaginem você querer muito ter a sua foto e um autógrafo do autor que você ama e informarem que terão somente 300 senhas? O autor as vezes é internacional, muito dificilmente retornará ao Brasil e você terá aquela chance da vida de vê-lo de perto?
Foi essa sensação que sentiu quem madrugou no RioCentro atrás de uma senha sonhada. No dia 5 os autores internacionais eram muitos e em um dia só. Julia Quinn a rainha dos Romances de Época, Leigh Bardugo a diva da Fantasia , David Nicholls o ídolo de todas as idades dos romances tristes mas reais e Megan Maxwell a autora que escreve livros de romance erótico estariam na Bienal do Livro do Rio de Janeiro em um só dia! 
Aos leitores que gostavam de vários o desespero batia, aos que gostavam de somente um estavam focados ...mas com a mudança para a Central de Senhas muitas pessoas ficaram confusas. 
Aqui vai uma explicação para quem nunca veio à Bienal do Livro do Rio de Janairo. A Fagga é a organizadora do evento, antigamente era dividido assim :
- As senhas dos Bate-papos eram entregues pela Fagga na entrada dos locais onde haveriam as conversas com os autores;
- As senhas eram entregues pelas editoras dos autores, geralmente assim que a Bienal abria
A bem da verdade, a correria existe desde 2009, naquele ano eu lembro que com a vinda de Meg Cabot muitas pessoas ficaram desesperadas, nos anos anteriores as senhas esgotavam durante o dia.
Muita coisa mudou. Esse ano, para maior controle das senhas e para que não ocorresse o que houve com Nicholas Sparks em 2013, eles criaram a Central de Senhas e no primeiro dia, devo aqui dar meus parabéns porque foi extremamente organizado.




















Gostei da organização desse ano , onde os credenciados ficam em uma fila, depois há a fila dos que tem ingresso e a terceira é dos que ainda comprarão os ingressos. Para o primeiro dia de busca pelas senhas o pessoal deu um show, nos indicava os lugares certos, pedia para não corrermos. 
Muitas das pessoas que estavam na fila queriam ver o ator Rafael Vitti e a outra metade a Julia Quinn, quando a bilheteria foi liberada eu aguardei calmamente, nada de correr, muitas pessoas passaram por mim, acabou que tinham mais de 300 pessoas na minha frente, mas o importante para mim era estar entre as que seriam atendidas!
A Central de Senhas fica fora dos pavilhões, dando espaço para comportar os leitores longe dos estandes. O que foi uma jogada acertada da Bienal! Quando cheguei na Central já estavam dando as senhas e calmamente uma pessoa a colocou no meu pulso - é uma pulseira com o nome da autora e a data - depois fiquei na outra fila de frente à Praça Copacabana onde seriam os autógrafos. 
Explico : Julia Quinn primeiro autografaria, e depois faria o bate-papo, optei por somente autografar porque queria autografar com a Megan Maxwell.
Enquanto eu aguardava minha vez na outra parte da fila - separada por grades como podem ver nas fotos abaixo - o Gabriel ( meu noivo) ia no estande da Editora Planeta comprar o livro para autografar mais tarde com a Megan Maxwell, eram apenas 300 senhas, pedi para ele garantir a minha!
ANNA E EU COM NOSSAS SENHAS :) 






Julia tem um brilho no olhar, uma energia boa que me ganhou na hora! Adorei a conhecer mesmo que por poucos segundos. Meus agradecimentos à Fagga  pela organização e à Editora Arqueiro que lindamente e com muita simpatia nos ajudou a ter esse momento único. Julia " Queen" :) 



















Depois foi a vez de correr atrás de Mega Maxwell, mas antes vi algumas pessoas queridas pelos corredores.
LANY E EU, AMIGAS DE LONGA DATA DE BIENAIS

Eu e CAROLINA ESTRELLA , autora da EDITORA PLANETA



















Fiquei na fila para Megan Maxwell depois , se tinham 300 pessoas eu deveria ser a 250, porque MUITA gente estava na minha frente. 
Como sempre tem os autores convidados pela Bienal e o autores das editoras, há uma grande diferença na hora de saber aonde mesmo devemos pegar a senha deles. No caso da Megan a Editora Planeta foi a responsável pela vinda, então tudo ocorreu no estande deles.
Depois de mais de 3 horas de fila tinha chegado a minha vez, falei em espanhol mesmo - para quem não conhece a Megan, ela é alemã mas mora há muitos anos na Espanha!-  disse que estava sendo um imenso prazer conhecê-la  e que minha prima já tinha autografado dois livros meus em Buenos Aires mas que estava muito feliz por finalmente encontrá-la. Ela foi super fofa, elogiou meu espanhol e autografou meu livro. 










































Acharam que acabou? Nada...ficamos depois - eu e Gabriel - em uma fila de mais de uma hora para pegar a senha da Leigh Bardugo, demorou muito para entregarem as pulseiras, mas no final também deu tudo certo. 
Ela atendeu no estande da Gutenberg mesmo, a Lygia do Brincando com Livros já havia autografado meu primeiro livro, depois autografei o segundo. Como essa moça é bonita, ainda não li os livros mas lerei em breve e terá resenha para vocês!

























No estande Gutenberg encontrei a Barbara Morais, autora do Grupo que como sempre foi uma super fofa comigo!
BARBARA MORAIS E EU

Para fechar o dia, passei no estande do Grupo Novo Conceito, outro parceiro querido, falei com a amiga Janda Montenegro e curti um pouco o autor português Pedro Chagas Freitas em uma fila de mais de 300 pessoas aguardando seu autógrafo!
























Esse foi só o sábado, aguardem que à meia-noite entra a postagem de tudo que rolou no domingo para vocês, ok?

9 comentários:

  1. Eu fico supercontente que deu tudo certo para vocês em conhecer e pegar autógrafos com os autores que você queria. E que consiga os autógrafos dos que ainda virão à Bienal :)
    Beijos ^_^

    ResponderExcluir
  2. Não consigo fazer ideia de como estão estes dias de Bienal. Mesmo acompanhando freneticamente todos os posts sobre estes dias mágicos, ainda fica complicado saber na real como tem sido a vocês, que estão ali, correndo, conhecendo e encontrando pessoas especiais.
    Parece algo surreal!!!
    Adorei as fotos e a Julia é lindíssima e tem um sorriso que envolve!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Nossa esse foi o dia D mesmo ehn.. rsrsr Haja pernas pra ficar em tantas filas, mas deve ser perfeito poder conversar mesmo que por segundos com a autora que você adora. Pena que não sei falar nenhuma outra lingua, dai nem tentaria rsrsrs

    ResponderExcluir
  4. Depois de planejar tanto achei que não fosse no dia 5 pois o poste em frente de casa pegou fogo às 18:30 na sexta fiquei sem luz e só às 00:30 que os rapazes conseguiram consertar, fui dormir às 1hs, acordei às 4hs e cheguei às 5:50hs no portão porque o Fábio me levou de carro com uma amiga e pela contagem eramos 11º e 12º estava doida para conhecer o David Nicholls mas também tinha ido para pegar autografo da Megan <3 que eu amei os livros dela que li "Vai Sonhando" e "Os príncipes encantados também viram sapos" e da Julia Quinn que eu ainda não li os livros mas estava ouvindo falar também das obras dela que não podia perder a oportunidade. Quando abriram os portões foi super organizado o pessoal não deixou ninguém correr mas nos decepcionamos quando chegamos em frente ao pavilhão laranja devido ao tanto de gente do estacionamento que ficou na frente de quem estava na entrada de pedestres muito mais cedo. (burra não me liguei que deveria ter ficado com o Fábio para entrar pelo estacionamento) Mas apesar do ocorrido minhas pernas estavam bem calibradas kkk e corri como se não houvesse amanhã e consegui garantir a senha hahahaha
    E do David e da Megan fui deixando gente aqui e acolá nas filas para conseguir dos dois rs
    A única que não consegui foi a AC Meyer que eu estava na fila dela e o do David Nicholls começou a atender e tive que correr pra lá para não perder a vez depois eu até voltei mas como já estava tarde o Fábio estava "morto de cansado" fui embora e não autografei meu Fascinada que irei autografar em breve assim que souber onde essa linda estará.
    Meu primeiro dia de bienal foi cansativo mas mega proveitoso.
    Te vi nos dois dias <3 agora só falta foto mas domingo resolvemos isso ;)
    Beijos Raffa

    ResponderExcluir
  5. Ai que massa,deve ser um sentimento único...nunca tive esse tipo de sensação,mas deve ser maravilhoso! Eu amo os livros e os autores. Bjos.

    ResponderExcluir
  6. Muita gente linda em um dia só. E a organização da bienal não muda, sempre querendo nos enlouquecer. Julia, Carol e Janda muito amor envolvido <3 Ainda bem que vc já tinha visto o David Nicholls.

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não ficou com frio na barriga para conversar com os autores? Eu nunca tive essa experiência e com certeza eu gaguejaria ou ficaria muda.
    Que bom que a organização para retirada foi melhor, espero que em SP ano que vem seja assim, porque o ano passado foi triste!
    As filas podem cansativas, mas a recompensa vale!

    bjs
    Juliana
    rubymoon

    ResponderExcluir
  8. Nossa a Julia é lindaaaaaaa eu amo os livros dela nossa nao gosto de enfrentar fila
    nao tenho paciencia nao kkk e esqueci de comentar no outro post a parte dos livros da Jojo moyes ameeeei e lindoooo bem que ela poderia ter vindo tbm neh kkk tomara que no proximo tragam ela <3 ameei as fotos

    ResponderExcluir
  9. Que sonho!!! Julia Quinn!!!!!!!!!!!!! Um dia serei eu =P Tô louca pra ler esse livro novo da Megan *-*

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/09/resenha-segredos-de-uma-noite-de-verao.html#comment-form

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/09/resenha-feitico-da-sombra-livro-2-nora.html

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2015/08/resenha-o-samgue-do-cordeiro-sam-cabot.html

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)