domingo, 18 de outubro de 2015

[Resenha] Difamação @Suma_BR

Título Original : Disclaimer
Título no Brasil : Difamação
Autora : Renée Knight
Editora Suma de Letras
Número de págs : 234











Talvez um dos melhores livros lidos esse ano. A capacidade de um bom livro em nos surpreender e na construção dos personagens por pontos de vista distintos fez toda a diferença.
De um lado temos o casal Catherine e Robert, casados há muitos anos ela se surpreende ao ver que a história de uma parte de sua vida foi publicada por uma pessoa que ela não conhece. Misteriosamente arrumando as coisas em sua casa ela encontra o livro, não se lembra obviamente de ter comprado, muito menos seu marido. Pergunta a ele, que também não se lembra, mas não quer entrar em detalhes, o que tem ali página após página é uma história que ela quer esquecer, o que seria da mãe maravilhosa conhecida pelo bairro todo se soubesse o que se passou com ela quando seu único filho Nicholas era uma criança? Até onde o marido a entenderia , ele a perdoaria? Para piorar as coisas o próprio filho que hoje faz faculdade em outra cidade  - a história se passa na Inglaterra - recebe o livro de presente pelos Correios, está mais do que claro do que quem sabe daquela história quer se vingar, quer que não somente ela sofra as consequências dos seus atos anos mais tarde mas também quer que o marido e o filho de Catherine descubram o que de verdade aconteceu em um verão anos atrás.
Em outros capítulos temos a história de outra família, conhecemos um professor aposentado viúvo , Stephen , saudoso de sua esposa Nancy que morrera anos antes ele traz consigo uma dor e um sentimento de vingança, quer que a pessoa que fez sua amada esposa sofrer pague, afinal ela se foi e essa mesma pessoa não sofreu consequência alguma. Nancy , sua mulher, nunca se recuperou da perda do único filho do casal, Jonathan, ele morreu afogado na Espanha quando passava férias, mas o que de verdade terá acontecido? Que mulher é essa que fez tanto mal a Nancy e a Stephen? O que ele tem certeza é que chegou a hora de família dele parar de sofrer, como em uma homenagem póstuma ele publica a história idealizada por sua esposa, o livro que conta a verdade sobre aquele Verão, sobre quem é o mocinho e o vilão, os nomes foram trocados mas há provas, e ele as guarda para enviar no momento certo, quer que a pessoa sofra, quer que Nancy se sinta vingada e ele mesmo deseja que quem levou seu filho para longe deles pague por isso.
Duas família unidas por um verão, mentiras e verdades que só quem viveu aqueles momentos pode saber de verdade o que aconteceu, até onde amar um filho pode lhe deixar cego para o que há por trás de uma história imaginada? Até que ponto um marido pode de fato confiar em sua família? Uma criança é realmente tão inocente quanto parece ser?
São muitos pontos levantados para que com chave de ouro se chegue a um final inesperado, a verdade está lá adormecida , coberta por uma teia de mentiras que o leitor vai desvendando junto com os personagens.
Fala qualquer coisa a mais seria estragar o desfecho perfeito, seria fazer com que o leitor perca o primordial da história : o fator surpresa.
Leiam  , é maravilhoso!

3 comentários:

  1. Uma história maravilhosa, me encantei pelo enredo e pela sua resenha.
    Quero muito conhecer mais a fundo essa história.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Puxa, tudo isso em uma resenha apenas??
    Menina, sou super fã desse lance de segredos que envolvem famílias. De coisas guardadas a sete chaves, mas que mudam drasticamente a vida de muitas pessoas.
    E por tudo que li acima, esse livro é completo nesse quesito.
    Uma bagunça recheada de mistério e reviravoltas.
    Com certeza, lerei!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas fiquei morrendo de curiosidade em saber do desfecho, quero ler já!!!!

    Beijos :)

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)