segunda-feira, 2 de novembro de 2015

[Resenha] 20 e Poucos Anos @EditoraGente

Título Original :Whose Life Is It Anyway
Título no Brasil : 20 e Poucos Anos
Autora : Linda Papadopoulos
Editora Gente
Número de págs : 254










Vendo o título em português você acha que o livro é impróprio para os que já chegaram aos 30 anos ou passaram há tempos dessa idade. Ledo engano, o nome em inglês faz jus a ele, o livro é na verdade um apanhado de críticas que recebemos diariamente como mulheres mas damos mais bola do que realmente deveríamos. 
A psicóloga britânica foca em muitos pontos pelos quais me identifiquei e que ela acredita que a partir dos 20 anos vem as cobranças  , ela está certa. Um exemplo próprio é de que quando cheguei aos 30 anos eu comecei a trabalhar em uma empresa ótima, no que sempre quis trabalhar, mas volta e meia me sentia velha porque algumas moças que tinham cargos parecidos tinham apenas 20 e poucos anos, isso me fazia achar que eu estava atrasada na vida, e me culpava disso ao invés de focar no positivo que não importando a idade eu tinha chegado onde queria na carreira.
Em certo capítulo - e  a cada um ela coloca a frase de uma moça na faixa dos 20 para dar entrada no tema - ela cita o fato de que somos cobradas o tempo inteiro : a ter uma carreira, a casar e obviamente quem casa tem que ter filhos.  Se você diz que não quer nenhuma dessas coisas na vida, você parece um ET.
O feminismo é citado e explicado e para os mais jovens vale muito conhecer ou relembrar tudo que as mulheres passaram para chegar aonde estamos e isso é uma vitória.
O excesso de vaidade também é citado, as selfies fizeram o mercado de cirurgias crescer absurdamente, porque o que importa é o como nos vemos no mercado e não o que somos de verdade.
Não acho que somente aos 20 anos somos inseguras, nós temos inseguranças diferentes ao redor de nossas vidas , muitas das citadas pela autora me identifiquei. 
O fator carreira que citei acima é um que faz perdemos noites de sono, como assim nossa amiga que se formou na mesma faculdade que você é mega bem sucedida e você ganha uma miséria? Onde foi mesmo que você  errou?
Livro para se ler em um dia e para dar de presente para as amigas , adorei o jeito " senta aqui e vamos refletir algumas coisas da vida" que a autora se propôs. Adorei o livro. 

5 comentários:

  1. Eu preciso muito desse livro,pois eu também estou um pouco atrasada.
    Espero tomar o ritmo certo.
    Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, a gente nunca para de se perguntar onde erramos aqui ou ali. Onde falhamos e os porquês dessa ou aquela pessoa terem conseguido mais ou menos que nós.
    Por vezes, por ter bem mais de 20 anos, me senti atrasada sim. Vendo essa molecada de 20 anos fazendo coisas absurdas..eu sempre me pego pensando, onde eu parei no tempo?
    Mas é a lei da natureza...rs
    Não há como pensar diferente, apenas, tentar conseguir driblar isso e correr atrás do prejuízo!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Estou precisando ler um livro assim...

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  4. Gostei da capa do livro e da cor da sua unha rs! Qual é o esmalte? rs
    Gostei do tema do livro. Só nós mulheres sabemos as cobranças que sofremos e como vai aumentando depois dos vinte. Deveríamos nos cobrar menos e acho que precisamos mais de livros assim!
    Curiosa para ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Preciso desse livro, amei mesmo. Já to me vendo no livro só de ler sua resenha, e a forma que a autora a forma que a autora aborda o assunto me chamou bastante atenção também.
    Bjocas

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)