terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Menina que ia ao teatro : Escenas de La Vida Conyugal [Crítica] + Meu encontro com Ricardo Darin e Penélope Cruz


























Título Original : Escenas de La Vida Conyugal
Autor : Ingmar Bergman
Elenco : Ricardo Darín e Erica Rivas
Direção : Norma Aleandro
Teatro Canal ( Madri) 
Duração : 1h 40m


Desde que havíamos decidido ir a Madri, eu já tinha colocado na cabeça que teríamos que ver Ricardo Darín atuando. Vocês me conhecem, sabem de todo meu amor pelo ator, não teria como não aproveitar que ele estava em curta temporada na cidade - depois de ter passado por Barcelona e sem seguida iria a Valencia - com a peça. 
O Teatro Canal ficava bem próximo ao metrô, nem precisávamos atravessa a rua, chegamos com 1 hora de antecedência , sabíamos que os ingressos estavam esgotados. Nossa fileira era a 1! Imagina ver Darín atuando na fila do gargarejo? Entramos e nos sentamos, nossos assentos eram os primeiros do lado direito. Antes da peça começar há avisos para desligar o celular como em qualquer teatro mas o que emocionou naquele dia foi a homenagem, na caixa de com uma voz pedia 1 minuto de silêncio pelas vítimas do atentado no dia anterior em Paris, no mesmo instante o teatro inteiro - cerca de 300 pessoas - se levanta. Todos baixam a cabeça e aguardam o minuto , uma pessoa grita no final " Viva Paris" e todos aplaudem. Me arrepio só de escrever isso, parece tão surreal que no dia anterior também estivesse com meu marido na mesma cidade e agora aquilo. Feliz por termos nos salvado, triste por existirem seres cruéis como os que causaram a morte de inocentes.
A peça começa. O cenário é simples, há apenas uma cama , um criado-mudo e uma poltrona, Darín entra com Rivas, agora eles são Juan e Mariana. Casados por 18 anos o casal enfrenta na frente da plateia todas as dores e delícias de um casamento . Há a cumplicidade, há brigas e traição. Tudo que os dois vivem é sentido pelo público, Darín não mede esforços para que seu personagem seja sentido pela gente, quando sofre, nós sofremos. Por mais que tenham momentos de risos nas brigas e implicâncias do casal, nas atitudes exageradas de Mariana ( Erica Rivas, sempre excelente) com os filhos , com a mãe e com o próprio marido, há ali um misto de admiração e culpa. 

 Vivemos a separação, mas eles mantem os encontros , do meu lado a raiva pela traição e a antipatia pelo personagem de Darín, na verdade Juan é o anti-herói. 
Como se eles se bastassem, não precisamos de mais atores para que entendamos que eles tem filhos, que ele tem amante, etc Dois grandes atores em cena duelando , um casal como tantos, mas na medida exata para que se faça uma peça que merece ser aplaudida de pé. Palmas para os dois.



Quando conheci Ricardo Darín
No dia que cheguei em Madri  - calma que ainda tem postagem completa para vocês, gente!! - eu pedi ao Gabriel para irmos na porta do teatro porque queria tentar vê-lo, eu só ficaria 3 dias e meio na cidade, então queria aproveitar todas as chances. Dito e feito, a peça nesse dia tinha 2 sessões, e terminava às 22h. Fomos para porta do teatro, mas fazia muito frio, não sei precisar quanto, mas achei que ficaria de cama 1 semana depois. 






Logo que chegamos o Teatro era imenso e tinham 2 salas, a dele era a Sala Roja ( Vermelha). Tinham 2 outras fãs do nosso lado e conversei muito com elas. Darin demorou muito para sair, a peça terminou as 22 h mas ele só deu as caras às 23 h. As fãs e agora minhas amigas falaram que ele sempre saía em seguida...e acharam estranho. Estava com meus dvds e com a máquina a postos quando na frente dele vinham Penélope Cruz e Javier Bardem de mãos dadas. Não acreditei! Ao lado a mãe de Bardem com  o irmão Carlos e logo atrás Darín.
Pessoal , eu não acreditava, algumas pessoas foram no Darín e eu vi Penélope fazendo a egípcia com as fãs, Bardem fingiu estar no celular nem olhou para gente enterrando o boné. Eu cheguei perto da Penélope e disse : " Oi, sou do Brasil , poderia tirar só uma foto comigo?" Ela sorriu, disse " Ok" e posou para foto. O marido dela nem parou e foi ficando ao lado da família dele.
Enquanto isso Darín atendia as selfies, autografou 2 dvds meus e tirou foto. Eu disse que estava de Lua de Mel e que convenci meu marido a ir a Madri só para vê-lo, ele riu e disse :" Oi marido!"
O carro chegou e eles foram embora...mas ainda teve a parte 2 do encontro!
Ah sim, a Erica saiu logo depois, foi uma fofa , tirou foto com todos e ainda autografou meu dvd de Relatos Selvagens.


Parte 2
No dia da peça, relatada acima, eu também aguardei a saída de Darín. Foi bem mais rápido mas tinham muito mais pessoas, cerca de 50  aguardavam ele na porta do teatro. Darín com pressa atendeu umas 10 pessoas e saiu correndo para o metrô. Quando desci não o vi mais , mas meu marido havia o visto, então fomos na direção dele e ele estava dando autógrafos na plataforma. O bacana é que o metrô de Madri mostra a hora que o próximo trem passará, então tínhamos 7 minutos para ele tirar a foto. Ele autografou mais um filme meu e tirou outra foto. Um lindo <3! até agora não acredito que o conheci!

6 comentários:

  1. Raffa, você tem uma sorte de encontrar gente famosa, mais sorte ainda de encontrar os que você admira!!!
    Que a sua sorte continue, adoro ler histórias de fãs encontrando com ídolos!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de ver a peça dele.
    Só de ler sua crítica, já me arrepiou e me conectou com a história.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Estar em lua de mel com o homem da sua vida e ainda conhecer um mestre do cinema e teatro assim? É para poucos!!!
    E você conseguiu isso num momento frágil destes atentados. Dessa comoção que assolava o país inteiro.
    Ficar cara a cara com Darin e ainda por cima, duas vezes? É pra acabar mesmo!!! Podia mostrar os autógrafos depois?rs
    Curiosidade sobre os "garranchos" dele!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. QUe rica você, migs. kkkkkk
    Nunca fui ao teatro SOS Sou louca para ir.

    ResponderExcluir
  5. Raffa e seu imã pra encontrar os seus ídolos hein! Nossa, fiquei boba de ver como o Darin parece ser simpático, pelo seu relato ele foi muito atencioso com voce! Adorei as fotos de voces, tudo muito legal...parabéns, acho que deve ter sido um presentação de casamento hein! Bjão!

    ResponderExcluir
  6. Que legal! Que dera me ter a chance de conhece-lo, acho que nao seria tão comportada assim não, chegaria berrando!! LOL.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)