terça-feira, 15 de dezembro de 2015

[Resenha] Auggie & eu @intrinseca

Título Original : Auggie & Me
Título no Brasil  : Auggie & Eu
Autora : R.J Palacio
Tradução de Rachel Agavino
Editora Intrínseca 
Número de págs : 317









O Capítulo de Julian
Quem leu Extraordinário certamente não gosta desse personagem, a própria autora informa que por causa do ódio criado por ele , ela optou por ao invés de dar uma continuação a história que tantas pessoas pediam, à explicar um pouco de porque Julian é tão insensível. 
Bom, eu particularmente continuei odiando o personagem, por mais que ele tente ser vítima na história dizendo o como era popular e depois as pessoas passaram a vê-lo como vilão por causa de Auggie, nada nele me convence. Desculpe , autora.
Traumas não nos fazem sermos piores do que pessoas que conhecemos já foram conosco. Ok, seus pais não são nada legais, são preconceituosos e tal...mas gente, isso não justifica ele ser assim. Mantive minha raiva dele, não funcionou para mim apresentar o ponto de vista e os motivos que o fizeram ser um ser humano ruim que debocha dos outros, a autora informa que não queria que fosse um livro só de bullying porque Auggie é muito mais do que isso. Concordo, ele é tão envolvente que me sinto amiga dele, e por isso mesmo não consigo perdoar Julian.
Nem mesmo a simpática vozinha que mora na França consegue fazer com que me simpatize com o menino malvado.

Plutão
Gostei que nesse conto conhecemos  como o melhor amigo dele , Christopher , se conheceram.  Auggie e ele eram  inseparáveis.  Os antes muito amigos e que depois foram se separando porque ele passou a andar com outras pessoas que ignoravam ou debochavam de Auggie e suas diferenças. É incrível ver como o ser humano é malvado .
O que mais amo nesse conto é que o amigo revê seus conceitos por causa de uma situação que viverão, não vou contar para não estragar a surpresa dos que ainda não leram.
A autora é de uma delicadeza com as palavras que me emociona, me coloquei no lugar de Auggie, da pressão do amigo pelos outros e do reencontro à pessoa boa que foi um dia, as vezes crescer nos faz perder a essência de quem realmente somos e damos as costas para os amigos de verdade porque pessoas que nem são tão importantes tem o prazer de implicar com  o que não lhes parece comum.

Shingaling
Quem lembra do primeiro livro, onde e Charlotte Cody, a menina que narra esse conto é uma das crianças escolhidas para o comitê de boas vindas de Auggie na escola nova?
Mais uma personagem que por mais que Auggie e suas diferenças não lhe incomodem. Não tem coragem de enfrentar tudo e todos por causa dele , assustador como crianças são covardes diante de outros covardes que só sabem infernizar a vida de um aluno.
O que faz com que ela acorde e sinta um pouco na pele  o que Auggie sente a vida dele toda é o fato de amigas dela do grupo de dança também mudarem sua atitude com ela, e então somente assim ela percebe o como dói ser deixada de lado.
Essa autora tem uma habilidade absurda em colocar assuntos de qualquer idade na vida das crianças...a escolha de com quem andamos, de quem somos e de como agimos é nossa. Não tem desculpas.   

6 comentários:

  1. Quero muito ler o livro.
    Realmente, certas coisas não justificam as atitudes.
    Amei a resenha. Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Acho que tudo que envolva Extraordinário valha a pena ser lido..rs Eu faço parte do time que amou o livro, mesmo com isso, de ficar de boca torcida para alguns personagens.
    Afinal, na nossa vida cotidiana, sempre tem alguém que não entra nos eixos e nos dá vontade dar na cara, literalmente!
    Lerei se possível!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não li "Extraordinário", pretendo ler no começo de 2016, já tá na minha estante um tempinho, mas acabei me prendendo numa série e desperdicei o ano lendo algo que não me cativou :(
    Ano que vem será diferente, e pretendo ler os livros que mais quero ler na vida!!! E "Extraordinário" é um deles ^_^
    E já estou com vontade de ler também :)

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  4. Eu amei Extraordinário e confesso que também acho que não tem desculpas pras maldades do Julian com o Auggie, com certeza esse novo livro nos leva a ter uma visão do porque ele fazia isso, mas pra mim, não tem justificativa mesmo! Preciso ler!

    ResponderExcluir
  5. Nunca tinha visto esse livro, e não me interessei muito nele.

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser muito fofo! Ainda nao li Extraordinário, mas adorei todas asresenhas que li, vou colocar esse também na minha lista!!

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)