quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

[Resenha] Operação Impensável @intrinseca

Título Original : Operação Impensável
Autora : Vanessa Barbara
Editora Intrínseca
Número de págs:224










O relacionamento entre um casal é único. Você pode ter 10 namorados ou casamentos e cada um deles terá características próprias, como se você vivesse com aquela pessoa uma vida diferente da que viveu com outras, ou até mesmo com seus familiares e amigos. O mote do livro é o casal Tito e Lia e seus 5 anos juntos e também o como um dos membros desse casal sempre muda tanto que o outro parece que se casou com outra pessoa.
De início o livro apesar de tiradas inteligentes fica um pouco cansativo. Para quem não curte muito fatos históricos ligados às guerras e a governos pode bocejar lá pela metade. No meu caso não funcionou com os filmes. Ok, nesse momento você está se perguntando que filmes, certo? Com uma linguagem própria o casal assiste filmes onde fazem um resumo - digamos assim - onde só eles se entendem, o espectador se não assistiu a nenhum daqueles filmes não vai achar muita graça, são piadas prontas de cenas marcantes e personagens do filme em questão e de outros, e há um certo exagero porque muitas páginas do relacionamento deles falam sobre os tais filmes, confesso que não achei muita graça.
O que me chamou atenção foi claro os pontos únicos, aqueles que sabemos que somente a gente e nosso par reconhece, seja uma voz mais fofinha, um apelido, ou até mesmo um jogo de tabuleiro que ambos são viciados misturado com Guerra Fria e personagens marcantes  da antiga União Soviética. Sim, se os dois amam o tema, o entendem a fundo, porque não brincar com eles? E como Tito e Lia conhecem e muito sobre acabam denominando seus passos e casamento inspirados em termos que a autora precisamos da uma aula de História para entendermos melhor. 
Para mim que amo livros sobre o gênero amei essas páginas explicativas...mas pode ser que não funcione para quem não saiba o que era uma gulag ou o que de fato foi a Guerra Fria e seus 45 anos de existência ( sem contar com seus personagens mais marcantes).
Boa parte do livro nos apresenta o relacionamento deles, comum mas cheio de cumplicidade e único até que vem a parte onde acredito que as mulheres vão mais se identificar , a da separação. E os motivos que levam Lia a descobrir que Tito não é mais o homem que prometeu à sua mãe lhe fazer feliz, nos fazem recordar de como já dizia Luis Fernando Veríssimo, das mentiras que os homens contam. Quem nunca pegou um ex ou o marido mentindo para encobrir outra mentira? E que mesmo lá no fundo sabendo que está sendo traída, ainda se auto sabota dizendo que pode ser mentira, que ele de repente pode estar falando a verdade. A parte que devorei foi aquela que me identifiquei...a da traição. E sofri com a Lia, toda a descoberta de que o homem que ela casou não era mais o mesmo, a raiva de saber que os amigos que ela achava que também era dela , sabiam de tudo e nunca avisaram nada...são exatos 43 dias onde intitulado de Operação Impensável - já adianto que é o nome do plano surpresa que o primeiro ministro Winston Churchill encomendou aos militares para atacar a antiga União Soviética , não é spoiler, está na orelha do livro! - ela age como muitas de nós no momento de despespero em descobrir a verdade : revira bolsos, entra no email do marido, fuxica o celular dele...a verdade sempre dói e com Lia sofremos e torcemos para que mais mulheres inteligentes como ela e menos babacas traidores como ele existam no mundo.
O saldo do livro é positivo, pode demorar um pouco para engrenar, mas o misto de fatos históricos, com filmes  e suas definições esquisitas e uma traição desmascarada fazem dele uma ótima opção de leitura. 

3 comentários:

  1. Parece interessante, de repente dou uma chance a este livro ^_^

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  2. Eu fico meio incomodada com o "demora pra engrenar", mas a resenha me deixou empolgada pra ler, e mesmo que me canse um pouco o início, vou ler, já to sofrendo com a Lia só de ler a resenha, imagino quando ler o livro, aff!

    ResponderExcluir
  3. Não é um livro que me agrade ou que me chame a atenção.
    Não sou ligada a histórias que ficam cansativas, mas amei sua resenha.
    Bjos.

    ResponderExcluir

Sua opinião é muito importante para mim! Me diga o que achou dessa postagem e se quiser que eu visite seu blog, informe o abaixo de sua assinatura ;)